Franquias devem contratar assessoria? Entenda por que sim!

Franquias precisam estar na mídia, independente do objetivo, seja para o desejo de expandir, para a divulgação dos serviços, ser percebida como uma líder no mercado ou aumentar a exposição da marca, e com uma estratégia de comunicação elaborada em conjunto com uma agência de comunicação permite que isso aconteça.

Os objetivos citados acima são conquistados a partir de três pilares: 

  • Construção de autoridade; 
  • Aumento do conhecimento da marca;
  • Divulgação dos serviços e valores da empresa. 

Para entender por que sua franquia precisa de uma assessoria de imprensa e como começar a construir esses pilares, neste texto vamos mostrar 5 caminhos que negócios podem percorrer para se tornarem mais influentes e como a assessoria ajuda a tornar isso mais fácil.

Entenda os 5 motivos pelos quais sua empresa precisa de assessoria de imprensa

1) Otimização de relacionamento com veículos de comunicação

O assessor de imprensa é o representante da sua empresa perante os veículos de comunicação. Esse profissional consegue construir relacionamento com diversos meios, como: televisão, rádio ou portais, facilitando a conquista do franqueado em entrevistas.

Conseguir espaço na mídia, seja pela citação de uma marca ou de algum representante do negócio é extremamente importante para construir autoridade e fazer com que a franquia seja mais conhecida.

Gerir uma empresa que está desmembrada em diversas unidades, lidar com as necessidades de cada franqueado e bater as metas para que os objetivos sejam alcançados não são tarefas fáceis, sendo muitos desafios para enfrentar.

Por esse motivo, as franquias contam com assessoria de imprensa, para fazer o trabalho de comunicação e facilitar a conquista de espaço em veículos midiáticos importantes.

Buscando economizar tempo entre as tarefas, muitas franquias optam por contar com uma equipe de assessores para cuidar da imagem da marca na mídia.

A vantagem de contar com esses profissionais no seu time de comunicação é a expertise de adequar os resultados a estratégia da franquia.

Negócios  que desejam expandir devem comunicar a necessidade de direcionar esforços para pautas de negócios e buscar espaço em portais especializados no mesmo assunto ou voltados para o mercado.

O assessor de imprensa sabe quais são as pessoas certas que deve falar para obter espaço para conversar com o público alvo. 

2) Tornar sua franquia influente

Franquias que são percebidas têm mais chance de conseguir franqueados e clientes, pelo fato de serem muito conhecidas, esse é o poder da influência. 

Você deve se perguntar: “Como conseguir isso?” Com o trabalho de assessoria de imprensa, que ao colocar a sua marca em evidência, traz autoridade de portais conhecidos para a sua marca. 

Através dessa conquista de autoridade de grandes veículos, o nome da franquia é colocado em circulação, aumentando a visibilidade da marca, com o tempo e a conquista de espaços midiáticos maiores, a marca passa a ser prestigiada pelas pessoas. 

Esse reconhecimento desperta o interesse de potenciais franqueados em conhecer mais sobre os produtos da franquia.

Hoje em dia, o poder da influência é inestimável, seja para empresas ou pessoas públicas, estar presente no mundo digital é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

Se posicionar como uma empresa influente cria o sentimento de autoridade nas outras pessoas, fazendo com que não apenas o modelo de negócio da franquia seja desejado, mas a marca também.

O poder da influência transforma as pessoas, fazendo com que sejam leais as propostas da empresa.

3) Colocar franquias nos principais assuntos do mercado

Existem várias formas de expor a marca de franquias, uma delas é através da publicidade, mas não é a única. 

Colocar não apenas a marca de franquias nos veículos de comunicação, como também a citação de um especialista, é uma forma de aumentar a relevância da empresa, além de obter mais um espaço para divulgação da marca, de forma orgânica que vai além do publicitário. 

Colocar a empresa presente nas principais conversas do público é tão eficaz quanto publicidade, mas neste caso o processo de conhecimento e autoridade acontece de forma natural, ou seja, orgânica. 

4) Ajudar na divulgação de material

O mundo das franquias é repleto de premiações e eventos importantes que acontecem anualmente para reconhecer o mérito de diversas marcas franqueadas.

Quando uma empresa tem presença nesse tipo de evento, principalmente se é premiada, essa é uma ótima pauta que interessa o mercado corporativo, especialmente investidores, sendo um tipo de oportunidade para franquias que buscam crescer e não podem perder.

A divulgação sobre o sucesso da franquia não deve ficar restrita ao post de somente uma rede social. Além de divulgar no Instagram e Facebook, o Linkedin é uma ótima oportunidade de gerar mais reconhecimento pela marca. O trabalho da agência de assessoria de imprensa é ampliar o alcance dessa notícia.

O profissional de assessoria fará com que a notícia que evidencia o mérito de premiação da franquia chegue a portais relevantes para que pessoas interessadas no assunto tenham conhecimento do destaque que o negócio conquistou. 

O mesmo vale para franquias que  participam de feiras, divulgar o conteúdo sobre esse assunto mostra que a empresa está envolvida no mercado.

5) Comunicação coerente

Um dos desafios em estratégias de comunicação é criar um discurso que seja coerente com os valores da marca e as expectativas do público. A mesma regra vale para as mídias, sendo necessário entender o tom de voz de cada veículo para conquistar espaço, não apenas para releases, mas para entrevistas.

Cada site, podcast, portal, espaço para palestrante, entre outros, tem uma linguagem específica que precisa ser compreendida e adaptada ao porta-voz franqueado, ou dono do negócio, como o franqueador. 

Essa análise, que considera tanto o tipo de veículo de comunicação quanto o perfil do cliente, é realizada pelo assessor, que é capacitado para adaptar a linguagem e fazer ofertas de pauta de forma coerente.

Se você leu o texto até aqui, então conheceu os 5 motivos pelos quais as franquias devem ter assessoria de imprensa. Para sua empresa/franquia conseguir notoriedade e conquistar os objetivos traçados no planejamento, entre em contato com a Queissada Comunicação, agência de assessoria de imprensa digital que coloca a sua franquia na mídia.Entre em contato e conheça nossos serviços!

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.