Comunicação interna é indispensável, entenda porquê!

A comunicação interna é uma estratégia de comunicação que deve ser usada por qualquer empresa que deseja melhorar o relacionamento com os colaboradores. Alguns gestores acreditam que estratégias desse tipo se baseiam apenas em fazer pequenos agrados em troca da dedicação e tempo investido pelos colaboradores para conseguir cumprir os objetivos e metas da empresa.

Não é que isso esteja errado, mas a comunicação dentro da empresa vai mais além do que somente garantir que os colaboradores estejam felizes, e por mais que você se esforce para mostrar para eles o quanto sua empresa os valoriza, é necessário mais.

Fazer pequenas gentilezas não é garantia de que as pessoas que trabalham com você vão se sentir à vontade no trabalho e contribuir para a manutenção de um clima organizacional agradável. Para entender como elevar o nível de satisfação dos seus colaboradores, leia este texto!

Entenda porque as empresas investem em comunicação interna, e a sua não pode ficar para trás!

A comunicação dentro das empresas costuma ser pensada para o público externo; os clientes que são segmentados e separados dependendo da estratégia usada para atraí-los. Por outro lado, você já olhou para o público interno?

O seu colaborador pode ser um cliente em potencial. Poucas pessoas conhecem o negócio tão bem quanto eles, pois estão envolvidos com a empresa diariamente, conhecem os processos, funcionamentos dos departamentos, entre outros detalhes. 

Claro que o interesse, o conhecimento do negócio e o engajamento dele com sua empresa vai depender do nível de informação que ele tem sobre a empresa.

Um funcionário desatualizado sobre a situação da empresa fica desmotivado por não conseguir enxergar propósito em seu trabalho, sentindo-se distante da equipe com que trabalha; esse comportamento compromete os resultados de entrega.

Quando falamos sobre isso, nos referimos sobre os dois tipos de entrega, aquela relacionada à qualidade do trabalho e a vontade de se doar para a empresa e superar os objetivos propostos, buscando ser realmente útil para o negócio.

A ideia das estratégias de comunicação interna é manter os colaboradores engajados e alinhados com os objetivos, causas e cultura da empresa.

Por isso, muitas empresas concentram parte do investimento em estratégias de comunicação dentro da empresa para que os funcionários estejam alinhados e enxerguem propósito no trabalho que realizam.

Com os métodos de estratégia de comunicação interna nas organizações, é possível compartilhar conhecimentos e informações relevantes de forma estratégica no ambiente corporativo. Logo mais falaremos disso, antes é importante fazer um aviso.

Ao contrário do que alguns CEOs e tomadores de decisão empresarial acreditam, endomarketing  e comunicação interna são diferentes: o primeiro foca em promover a marca da empresa internamente entre os colaboradores. 

Já a comunicação interna tem características mais “sérias”, buscando promover o os valores da empresa e manter todos os setores sabendo do que acontece internamente. Acreditamos que lendo esse texto até aqui, essa informação deve ter ficado clara.

Empresas investem nessa estratégia para que todas as pessoas envolvidas com o negócio percebam que são importantes para a empresa, promovendo diversos benefícios, que falaremos disso em breve, mas um deles, é a melhora do clima organizacional. 

Se você leu esse texto até aqui, então, além de entender porque a sua empresa deve investir em estratégia de comunicação interna, descobriu que isso não é sinônimo de endomarketing. Continue a leitura para saber porque isso é importante.

Entenda por que estratégias de comunicação interna são importantes para empresas de sucesso!

Toda empresa quer ser percebida como um bom lugar para se trabalhar; muitos gestores que se interessam por estratégias para manter os principais talentos na empresa já sabem que oferecer qualidade de vida é fundamental.

Por outro lado, algumas dessas pessoas importantes não sabem como conseguir demonstrar isso para seus funcionários. No mercado de trabalho competitivo de hoje, manter um colaborador vale mais do que contratar um novo.

Abrir um novo processo seletivo, filtrar currículos, fazer entrevistas, e até achar a pessoa certa para trabalhar para você, isso leva tempo, que implica em projetos parados por algum tempo, travando o crescimento e caixa do seu negócio.

Como dissemos antes, não basta oferecer “pequenas gentilezas” para manter o seu funcionário engajado e disposto a oferecer um rendimento cada vez maior, é necessário mais. Sim, estamos falando de estratégias de comunicação dentro da empresa.

Para entender como isso pode beneficiar o clima da sua organização, e saber o que empresas que já investem nisso já estão ganhando, continue lendo e saiba as vantagens que tornam a comunicação interna procurada por muitas empresas!

Aumento de produtividade

Considerando que estratégias de comunicação interna criam ambientes onde colaboradores podem ter espaço para expor suas ideias, independente do cargo que ocupam, faz com que eles sintam com mais vontade de contribuir com ideias inovadoras para a empresa.

Com cada um entendendo o seu papel dentro da empresa, e porque é importante realizar sua função, ele consegue medir o impacto que suas ações têm nos resultados da empresa.

Isso faz com que percebam o propósito de participarem do projetos.

Apenas através desse entendimento e percepção do impacto do individual no coletivo que é possível obter 100% de rendimento de todos colaboradores, isso faz com que os objetivos e metas sejam perseguidos por todos.

Diminui a taxa rotatividade

Esse benefício é o que toda empresa sonha em conseguir, mas poucas sabem como fazer: investir em estratégias de comunicação interna, que por consequência melhoram o ambiente organizacional e a percepção dos funcionários sobre os gestores melhora.

Parando para analisar um conceito básico, colaboradores felizes e mais visão de sentido no trabalho resultam em baixa rotatividade nos cargos. Empresas com mudança constante de pessoal acabam sendo vistas como “problemáticas”, afastando grandes talentos.

Empresas com estabilidade na formação das equipes faz com que funcionários sintam mais segurança ao estar no time, pois sentem que a empresa confia no trabalho desenvolvido, e isso influencia o que foi discutido no tópico anterior.

Reduz boatos internos

Para manter um ambiente de trabalho que seja realmente agradável, é importante acabar com boatos internos que geram informações desencontradas entre os setores, fazendo com que ninguém saiba qual caminho o negócio está tomando.

Colaboradores desinformados têm mais dificuldade em acreditar nas pessoas que estão em cargos altos, pois podem se sentir desconfiados sobre alguma questão do negócio, ou colocar em dúvida se o trabalho que realizam não é mais útil para o concorrente.

O trabalho de comunicação interna é feito para evitar gargalos de comunicação, centralizando e distribuindo a mensagem para todas as pessoas, impedindo que aconteça qualquer tipo de problema de comunicação.

Reduz efeitos de crise

Quando uma empresa está passando por uma situação difícil, é comum que os gestores queiram evitar que isso afete a imagem da empresa, e evitar que o público interno saiba disso exige estratégia, com os seus colaboradores não é diferente.

Seja em momentos bons ou ruins, o importante é ser transparente para não abalar a confiança que as pessoas têm na marca e causar mais danos ao negócio.

A comunicação interna consegue projetar melhor a mensagem aos olhos do público, tanto externo quanto interno, para reforçar a postura da empresa e comprometimento em buscar uma solução.

Nesse momento, a comunicação dentro da empresa deve passar segurança para os funcionários, reforçando a união entre as partes e a participarem ativamente para a solução do problema.

Se você leu o texto até aqui, então entendeu como empresas que investem em comunicação dentro da empresa já estão se beneficiando de vários pontos positivos, que inclusive vão para além do que focamos nesse texto, dependendo do contexto da empresa.

Implantar métodos de comunicação interna nas organizações é uma tarefa que deve focar em primeiro lugar nas pessoas e depois na estratégia; não basta padronizar uma forma de fazer e esperar que tudo simplesmente aconteça.

A subjetividade de cada pessoa deve ser levada em consideração, como cada um interage com o espaço de trabalho e as pessoas presentes nele.

Para que você entenda onde queremos chegar, continue lendo o texto para saber as 3 principais barreiras na comunicação empresarial.

Conheça as 3 barreiras que impedem o sucesso de estratégias de comunicação interna!

A comunicação dentro de uma empresa deve ser padronizada, de forma a garantir que todos colaboradores recebam a mesma mensagem, porém em um lugar formado por pessoas que vêm de lugares diferentes a forma de ver o mundo, claro, não é a mesma.

Por isso é importante entender o perfil dos seus colaboradores para fazer com que a estratégia seja efetiva, mas para isso, é fundamental saber o que pode atrapalhar o bom desempenho da comunicação com os colaboradores.

Barreira psicológica

Isso está relacionado com a forma que o indivíduo percebe a si e aos outros dentro da empresa, mas não é referente ao que dissemos antes, sobre o cargo que ocupa, mas como interage com outras pessoas dentro e fora de seu setor.

Para que a barreira psicológica seja reduzida, crie uma etiqueta para responder e-mail, dessa forma evita que funcionários sejam impactados de formas distintas pela mensagem.

Barreiras pessoais

Pessoas têm humores diferentes, sendo assim, não é sempre que todos colaboradores estão na mesma sintonia e isso influencia na forma que a mensagem é interpretada; por isso, é importante promover um clima organizacional agradável.

Com a melhora do ambiente, é possível que os colaboradores sintam-se mais calmos e atentos a mensagem que é transmitida.

Barreiras semânticas

A barreira semântica é uma barreira mais difícil de quebrar quando se trata de comunicação interna, pois isso está relacionado a forma com que as pessoas entendem o significado das palavras, parece um pouco mais complicado de entender, mas vamos com calma.

Em uma conversa, a mesma palavra pode ser entendida de forma diferente pelas pessoas.  Isso não significa que a mensagem transmitida pela empresa deve ser produzida de forma muito literal, basta ser o mais claro possível.

Conhecer as pessoas que recebem a mensagem é importante para a eficácia do discurso, então caso seja necessário, considere adaptar um pouco o que é dito.

Agora que você sabe quais são as barreiras para implementar estratégias de comunicação interna, vamos falar sobre as principais formas de tornar uma estratégia de comunicação empresarial efetiva de verdade.

Se quando a sua empresa fala com o público externo, o esperado é ver bons resultados, com estratégias focadas em comunicação dentro da empresa não poderia ser diferente, o importante sempre é colher resultados.

Técnicas simples para tornar a estratégia de comunicação interna da sua empresa mais efetiva!

Entenda o perfil do público interno

Sim, ao longo do texto, falamos sobre o perfil do público para sua estratégia de comunicação interna, mas não tem como não tocar nesses pontos todas as vezes, pois é sempre necessário e ajuda você a não cometer o erro de alguns gestores que não usam essa estratégia.

Algumas empresas que buscam por formas de se comunicar com seus colaboradores cometem o erro de misturar conceitos de comunicação interna com propaganda, como falamos antes, isso não é endomarketing.

A ideia não é propagar a sua marca, mas o que está por trás dela, as pessoas e o caminho que a empresa toma. 

Para conseguir se comunicar com os seus colaboradores, é necessário falar com eles de forma que se sintam confortáveis, por isso, reúna informações para criar o perfil de comunicação da empresa separado do endomarketing. 

Seja claro e acessível

Na comunicação interna, é muito difícil não associar isso a um certo nível de hierarquia, mas em se tratando de um canal de comunicação que se propõe a ser aberto, é importante deixar os cargos e a pirâmide organizacional de lado. 

Se mostrar acessível é fundamental para melhorar a recepção da mensagem e deixá-los confortáveis para contribuir, caso sintam vontade.  

Seja transparente

As pessoas só prestam atenção ao emissor da mensagem quando acreditam que ele está dizendo a verdade, e apenas isso; portanto, é fundamental ser transparente, caso contrário, a confiança é quebrada. 

Ouça o que o público tem a dizer

Não faz sentido focar uma estratégia de comunicação no seu público interno e não dar espaço onde eles podem falar o que pensam. 

Fazendo isso, é possível obter todo tipo de sugestão para melhoria, novas ideias e, mais importantes, medir a eficácia da estratégia de comunicação interna; o feedback dos colaboradores é fundamental para colher resultados.

Utilize os canais de comunicação que precisar

Não existe número certo de quantos canais devem ser usados para uma estratégia de comunicação interna efetiva, por isso, use todos que julgar necessário para entregar a mensagem para seus colaboradores. 

Entenda a forma que eles mais consomem informação. Pode ser redes sociais, e-mail, como newsletters, grupo de WhatsApp, ou número privado.

Se você leu o texto até aqui, então entendeu porque muitas empresas investem em comunicação interna. O bom desempenho do colaborador está atrelado aos resultados da sua empresa, e você pode estar perdendo espaço para seu concorrente. 

Lendo esse texto, ficou claro que aplicar recursos para conversar com quem está todos os dias na sua empresa é tão vantajoso quanto falar com seu potencial cliente. Com esse conhecimento, você só precisa conhecer a Queissada Comunicação para ajudar na sua estratégia de comunicação interna.

Somos uma agência de RP & Digital Full Service que entrega várias frentes de comunicação em mais de um país, estamos no Brasil e na Espanha, atendendo clientes também em Portugal. Para saber mais sobre nós acesse nosso blog e redes sociais, ou faça contato!

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