Você realmente sabe como engajar no Instagram?

Fazer o usuário engajar em postagens de redes sociais é o sonho de qualquer empresa que investe em estratégia de rede social, Seja motivando a fazer uma ação, seja fazer um comentário, compartilhamento, dar um “like”, ou clicando em um link para acessar a loja ou conhecer um produto, enfim, independente do objetivo, conseguir engajamento é fundamental.

O motivo é simples: 8 em cada 10 empresas que investiram em engajar digital atingiram suas metas financeiras em 2022, segundo o relatório do Engajamento do Cliente, feito pela Twilio, plataforma que verifica o que engaja os usuários.
Considerando os dados da pesquisa acima, fica claro o que uma estratégia de mídia social, que convida a engajar, pode fazer pela sua empresa. Então, leia esse texto até o final, pois vamos nos aprofundar nesse conceito e dar dicas de como publicar o que engaja.

O que realmente é engajar nas redes sociais? Entenda de vez esse conceito

A tradicional dinâmica de compra e venda de produtos ou serviços empregada pela sociedade durante anos mudou. Com as revoluções digitais que temos passado nos últimos anos, o surgimento dos diversos canais de comunicação alterou o comportamento do consumidor. 

Antes a relação entre empresa e cliente se dava quando havia uma transação de compra e venda e para que houvesse recorrência na venda, era necessário garantir qualidade na entrega. Atualmente isso ainda acontece, mas o uso de redes sociais mudaram um pouco o cenário.

Com as redes sociais, o seu cliente tem mais informação do que antes, fazendo com que ele possa encontrar todos seus concorrentes na mesma velocidade em que entrou em contato com você.

Isso faz com que o consumidor ideal tenha mais informação e se torne mais exigente, baseando suas escolhas com comparações, opiniões de reviews, vídeos, comentários, entre outros. Nesse cenário surge a necessidade de engajar essa pessoa para afastar a concorrência.

Para você entender o que significa engajar um cliente e não nunca mais esquecer: o engajamento acontece quando um usuário interage com um conteúdo postado pela rede social da sua empresa.

Nesses tipos de site, as pessoas tendem a dedicar um tempo para interagir com o que é realmente importante para elas, portanto, postagens de pessoas próximas geram engajamento Instagram, pois são feitas por amigos e parentes.

Quando um perfil faz alguma ação com o conteúdo da sua empresa, mostra que ela enxerga valor no que está sendo dito.

Conseguir engajar as pessoas com a sua marca é importante não apenas para aumentar as vendas, mas para construir a identidade da sua empresa nas redes sociais. 

Quando um usuário começa a engajar com a sua empresa nas redes sociais, os aspectos que formam a identidade da marca passam a ser reconhecidos por ele, e para aumentar o alcance da mensagem é importante que esse posicionamento seja reconhecido. 

Quando a mensagem não reverbera, o objetivo da marca acaba não sendo atingido e a sua empresa fica falando sozinha; mas ao conseguir engajar, é garantido que o recado influenciou os usuários, isso tem muito valor. 

Quanto maior o engajamento, mais forte é o relacionamento da marca com o cliente e a influência da empresa na decisão de compra daquela pessoa, aumentando a chance de tornar um consumidor casual em fã. 

No estágio de fã, a pessoa passa a promover os seus produtos ou serviços para todos que conhece, buscando engajar mais pessoas com a sua empresa 

Quando um cliente é engajado, ele começa a criar um relacionamento com sua empresa, tornando-se fã dos produtos oferecidos e voltando a comprá-los. Isso gera fidelização, garantindo recorrência de receita para o seu negócio.

Clientes engajados fazem com que a sua empresa aumente os lucros, segundo o Relatório do Cliente, citado anteriormente. Empresas que se preocupam em engajar digitalmente seus consumidores obtêm aumento de lucro.

Os dados mostram que a partir de 2022, engajar consumidores representa um crescimento de receita de 70% em média, em âmbito global; mas ao fazer o recorte apenas para o Brasil, o crescimento é ainda maior, de 95%.

Agora que você acompanhou o conteúdo até aqui, não vai mais esquecer o que significa o conceito de engajar clientes, e já entende como isso pode trazer retorno financeiro para seu negócio e vencer a concorrência. 

Agora, continue a leitura para saber o que faz do engajamento algo  importante. Já falamos da parte teórica; chegou o momento de falar da parte prática. Qual a real importância e como fazer para aumentar seu engajamento em redes sociais? Vamos lá!

Engajar nas redes sociais é mais importante do que você imagina para seu negócio!

Engajar é a palavra de ouro em nossa sociedade, ela é sempre usada quando queremos dizer que uma ação realizada foi motivada por um acontecimento anterior, resultando em algo positivo para sua empresa. 

Quando a sua empresa consegue engajar, o consumidor passa a ficar mais perto de você, pois você conseguiu criar um relacionamento. 

As pessoas que estão na internet estão buscando por várias coisas diferentes, por isso, não são todas pessoas que podem ficar engajadas com a sua marca; por outro lado, existem 2 comportamentos comuns que revelam as intenções que podem levar ele a engajar:

  • Busca por aprendizado;
  • Busca por entretenimento.

Por isso, não adianta criar postagens apenas com propaganda da sua empresa, é necessário criar uma relação primeiro. Dessa necessidade de criar uma relação vem a importância de engajar com seu cliente.

Incentive que as pessoas interajam com as suas postagens, pois a fidelização de cliente acontece quando elas sentem que estão tendo uma conversa autêntica com a marca; de certa forma, a sua marca fica personificada.

Incentivar conversas é a melhor forma de engajar o seu público, dessa forma, a postagem ganha relevância e o algoritmo das redes sociais sabe identificar o engajamento. 

O engajamento é importante para que o produto ou serviço da sua empresa chegue de forma orgânica para as pessoas que ainda não conhecem a marca, como aparecer na aba Discovery do Instagram.

Para você  entender o que engaja com o público da sua empresa, vamos ajudar de duas formas. Primeiro, apresentando as métricas que fazem parte do conceito de engajar.

Conheça as métricas que mostram sucesso ao engajar o seu cliente

  • Comentário;
  • Salvar postagem (Instagram);
  • Visitar perfil;
  • Curtida;
  • Interação com stories, o famosos “arrasta para cima”;
  • Clique de links na bio.

As interações não estão em ordem de relevância; isso depende da sua estratégia de conteúdo nas redes sociais. E é exatamente sobre isso que vamos falar a seguir, continue lendo com atenção.

Dicas indispensáveis para engajar mais o seu consumidor com a sua marca

Um estudo da Bain & Company mostra que investir na relação cliente-empresa é muito importante. Os resultados mostram que o aumento de 5% na taxa de retenção de clientes pode aumentar os lucros em até 95%.

Para conseguir manter o seu clientes, é necessário que ele esteja engajado com a sua empresa, e as redes sociais são perfeitas para isso. Então, para que ele não vá para o concorrente, acompanhe as dicas sobre como engajar mais.

Poste conteúdo relevante

O que é conteúdo relevante pode ser subjetivo se você não conhece o seu público, por isso, antes de começar a decidir o que vai colocar nas redes sociais, busque entender o tipo de público que quer atingir. 

A partir desse entendimento, comece a elaborar conteúdos que agregam valor para quem consome, lembrando de não focar apenas em vendas, mas em criar relacionamento.

Estimule conversas verdadeiras

Como foi dito antes, as pessoas estão interessadas em conversas autênticas, ou seja, tudo que a sua marca colocar deve instigar a audiência a interagir. Terminar as postagens com uma pergunta, por exemplo, é um bom jeito de convidar à interação.

O importante é sempre mostrar que a empresa está aberta a ouvir e valorizar as pessoas que dispuseram de tempo para interagir com a mensagem.

Faça posts criativos

A internet está cheia de conteúdo, portanto, é importante se destacar e atrair a atenção da audiência para a conversa que você quer ter, mesmo que seu concorrente diga a mesma coisa. O que queremos dizer com isso?

Bem, se destaca nas redes sociais quem consegue entregar a mesma mensagem que os outros, mas de forma diferente. Quando o seu cliente parar de rolar o feed, precisa ser na sua postagem; só assim você terá a atenção dele.

Posts feitos com criatividade têm maior chance criar engajamento, pois tiram o consumidor de conteúdo do lugar-comum, podendo até mesmo atrair novos seguidores, e surpreender aqueles que já conhecem a marca.

Capriche na parte visual

O conteúdo visual consegue passar tantas mensagens quanto uma legenda bem escrita.  Aliás, essa é a última parte que seu usuário vê do conteúdo, então foque em uma produção gráfica bem trabalhada. 

A pesquisa realizada pela Twilio, citada anteriormente no texto, mostra um dado muito interessante: globalmente, o aumento médio na receita das marcas que usam o engajamento digital do cliente foi de 90% em 2022, um aumento de 20% em comparação ao ano anterior. 

Se você chegou até aqui, então entendeu o que significa engajar nas redes sociais e como isso é importante na prática, além de ter recebido dicas de como elevar o nível de engajamento das redes sociais da sua empresa.

Melhor do que tudo isso, só se esse trabalho for feito por um especialista. Para que a sua estratégia de comunicação na rede social consiga engajar clientes, conquistando corações e almas, entre em contato com a Queissada Comunicação, agência de RP Full Service, que entrega serviço de assessoria de imprensa, redes sociais, SEO, entre outros. Estamos presente no Brasil e na Espanha. Não deixe de visitar nosso blog, para mais conteúdos como esse, e nossas redes sociais. Se você chegou ao final, agora só falta entrar em contato.

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Gustavo Souza – seo@queissada.com.br – (11) 96975 3294

Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674 5960

Juliana Queissada – contato@queissada.com.br – (11) 99813 6291

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.