O Google SEO é fundamental para qualquer empresa que deseja ser encontrada por potenciais consumidores, o motivo que faz com que técnicas de SEO sejam de extrema relevância para qualquer empresa que se julgue competitiva no mercado em que atua é simples: o Google é a maior fonte de informações em que as pessoas pesquisam e confiam.
A necessidade dos internautas de encontrar respostas imediatas para qualquer pergunta que possa estar relacionado aos produtos e serviços da sua marca, coloca a sua empresa em uma disputa acirrada pelas primeiras posições do Google, pois uma pesquisa realizada pela HubSpot, mostrou que 75% dos usuários não passam da primeira página do Google ao buscar por um resultado. “Quem não é visto, não é lembrado” pode ser um clichê, mas se encaixa perfeitamente ao tema. Para saber a importância do trabalho do Google SEO para a sua empresa e descobrir outros números relevantes, continue lendo esse texto.
Entenda o que é Google SEO e porque a sua empresa deve se importar com a ferramenta
Entender o significado da sigla SEO é o primeiro passo para ajudar a sua empresa. Neste texto, sempre que você ler as letras SEO, estaremos nos referindo a Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre.
A ideia principal é deixar o site atraente para mecanismos de busca para que o Google escolha o seu, ao invés da concorrência, na hora de apresentar resultados de busca aos internautas.
Uma forma de ganhar posições e visibilidade é produzindo conteúdo e se beneficiar da autoridade que essa prática cria para seu site. Você já se perguntou como o Google funciona?
Saber isso é importante para entender como os resultados são entregues, principalmente se você deseja que o seu produto ou serviço sejam encontrados.
Uma pesquisa realizada pelo Thinking With Google, mostrou que 63% dos processos de compra online começam em um site, por isso o Google SEO é muito importante.
Entenda como o Google consegue te encontrar e quem são os robôs do mecanismo de busca
Para definir o rankeamento de cada página, o Google usa mais de 100 fatores, claro que é muito complexo listar todos, mas o trabalho de otimização SEO parte da ideia de tentar controlar alguns aspectos que influenciam no entendimento e no padrão do Google.
Criar textos otimizados para SEO é induzir o Googlebot a preferir uma página na primeira posição em detrimento de outra.
O rastreamento do crawler do Google é chamado de Googlebot, e existem dois tipos, um apenas para dispositivos móveis e outro para desktop.
Diariamente, o Googlebot simula a ação de um usuário que acessa o endereço e faz uma busca, a partir disso, a ferramenta faz a “leitura de imagens, texto, vídeo e outras informações do conteúdo, e o que determina a posição de cada site é um processo feito por algoritmos.
Para aprofundar o conhecimento, os robôs do Google fazem três processos para definir onde colocar cada página. Veja a seguir!
Rastreamento
Esse processo é onde o Google busca por páginas novas e faz varredura de links, imagem e outros formatos de conteúdo simulando a ação do usuário, como foi citado anteriormente no texto, por isso é muito importante deixar o seu site rastreável para o Google.
Indexação
Após a fase de rastreamento das páginas, os robôs do mecanismo de busca precisam registrar o endereço no banco de dados, ou seja, o Google precisa adicionar a página no índice de busca e para fazer isso, o buscador faz a leitura e interpretação do conteúdo otimizado para SEO.
Nesse processo de leitura é onde acontece o reconhecimento do texto, das imagens, vídeos, compreensão da estrutura do conteúdo e do site e links.
Basicamente, essa etapa serve para organizar todas as páginas que são publicadas diariamente, facilitando que o buscador entregue o melhor resultado para o usuário.
Rankeamento
Após encontrar e ler todas as páginas, o buscador organiza cada uma em uma posição dentro do índice, a ordem, claro, é feita de acordo com as regras do Google SEO, para que sempre que você faça uma busca no site possa ter os resultados mais relevantes.
Criar parceria com agência de SEO Marketing Digital para deixar o conteúdo produzido em seu site bem posicionado nos olhos do Google é crucial para o alcance da sua empresa. Já citamos no texto a importância de chegar à primeira página.
Quando fazemos um recorte mais preciso, considerando as três primeiras posições, os dados mostram o quanto você pode ganhar tráfego com isso, o verdadeiro ouro do SEO.
Com o SEO é possível analisar as métricas de qualidade do tráfego, através da taxa de rejeição, duração média da sessão ou taxa de conversão de cada uma destas páginas de destino.
Se você leu o texto até aqui, então ficou claro o que faz das técnicas de otimização SEO práticas muito importantes para a visibilidade do seu negócio, inclusive entende um pouco melhor de como os resultados chegam até você quando precisar fazer uma busca.
Mesmo com todo esse conhecimento adquirido, algumas pessoas não se convencem de que investir em Google SEO é uma boa estratégia. Por isso, é ideal entender a relevância de Google SEO e Mídia paga. Confira:
Google SEO x Mídia paga, qual a diferença de algo que pode parecer igual?
Algumas pessoas ao conhecerem conceitos de SEO e de mídia paga podem criar a ideia de que essas duas formas de presença digital são concorrentes, mas na verdade podem se complementar. Veja as diferenças entre os dois tipos.
Como o foco desse texto é falar sobre SEO, e já explicamos como isso funciona, vamos abordar aqui um pouco sobre o outro método.
Entenda um pouco sobre mídia paga
A mídia paga é basicamente o impulsionamento de links, nesse caso você paga um valor determinado por leilão, que caso saia vitorioso terá o seu site exibido nos resultados do Google para uma palavra-chave específica, mas com um aviso de anúncio embaixo do link.
A diferença fundamental entre esses dois tipos é que enquanto no SEO a disputa é por posições no rankeamento de acordo com as regras do Google SEO, na mídia paga, o limite é o bolso do investidor, fazendo com que o alcance do anúncio seja tão grande quanto o valor investido.
Apenas para deixar claro, esses dois métodos não são concorrentes, e não existe regra fixa para definir qual você deve usar, tudo depende da sua estratégia digital. Algumas agências de SEO podem oferecer os dois tipos de serviço, inclusive é possível que trabalhem juntos.
Agora que a diferença entre os dois métodos está esclarecida, vamos voltar à questão que estava sendo tratada: o que faz do Google SEO uma boa estratégia? Conheça alguns motivos que farão você entender como isso beneficia o seu negócio.
4 motivos que fazem do Google SEO uma boa estratégia
1) Sustentação de resultados
A primeira vantagem está relacionada ao tema que foi tratado anteriormente, sobre Google SEO e mídias pagas. Quando o investimento em impulsionamento é cortado, ou reduzido, isso pode prejudicar a presença digital da empresa.
Por outro lado, se tratando de SEO, os resultados obtidos ao longo do tempo são mais fáceis de serem mantidos, precisando apenas serem ajustados com o tempo.
2) Criação de autoridade e credibilidade
Toda empresa quer ser reconhecida pelos clientes como autoridade no ramo em que atua, gerando maior confiança e credibilidade, uma forma de fazer isso é publicando textos otimizados para SEO sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
Essa prática permite que a marca crie uma relação com clientes que têm uma dúvida ou está em busca de uma solução e que apresente produto ou serviço como forma de resolver uma dor, um desejo ou uma demanda.
3) Aumenta oportunidades de negócio
Textos com otimização de SEO tem maior chance de ficarem bem ranqueados e fazem com que você seja capaz de gerar oportunidades de negócio. Pense em um blog post, por exemplo, como um disseminador da sua marca que trabalha o tempo todo ajudando usuários a conhecerem mais sobre o seu negócio.
Os assuntos tratados são relacionados ao seu nicho, permitindo que o seu blog se torne uma fonte de informação confiável.
4) Geração de tráfego qualificado
Segundo o site BrightEdge, 53% de todo o tráfego rastreável na internet vem de fonte de busca orgânica, mas você não quer qualquer tipo de visitante no seu site, certo?!
Gerar visitas qualificadas é algo muito importante para as chances de conversão de um site, pois se uma pessoa encontrou o seu endereço e intencionalmente clicou no link é porque tem interesse real em conhecer mais sobre o que você pode fazer por ela, por isso, o Google SEO é fundamental.Se você leu o texto com atenção e chegou até aqui, parabéns, agora você entende a importância do trabalho do Google SEO, sabe quais são as vantagens que conteúdo otimizado pode trazer para sua empresa como o relacionamento com seu cliente, além de abrir portas de novos negócios. Entre em contato agora com a Queissada Comunicação e conheça os nossos serviços de SEO!