Franchising 4.0: Como assessoria pode ajudar o seu negócio?

O franchising 4.0 é a quarta etapa que está sendo recém-conceituada na evolução do mercado de franquias. É o tipo de oportunidade que faz os olhos de muitos empresários brilharem, mas só obterá sucesso quem souber como aproveitar.

Por isso, nesse texto, vamos ajudar você a entender o que é exatamente essa transformação do mercado de franquias. 

Antes de chegar nesse ponto, vamos revisitar as duas revoluções passadas, e como escalar o seu negócio rapidamente, em momento no mercado positivo para isso.

Durante esse texto, falaremos como uma assessoria de imprensa pode ajudar as franquias em momentos chave de crescimento, então, leia até o final.

Entenda o que é franchising 4.0 e o que esse momento traz para o mercado de franquias

Em outro momento do texto, falaremos sobre as mudanças passadas no mercado de franquia para entender o momento atual, mas por enquanto, podemos resumir em uma palavra: tecnologia.

Os processos otimizados pela tecnologia permitem que cheguemos a um momento de expansão rápida e com chances de crescimento exponencial por causa da digitalização de processos.

Isso criou uma nova fase no mercado de franquias, que agora possui uma estrutura tecnológica capaz de lidar com diversas demandas do mercado, podendo aumentar o alcance de uma marca para além do local físico. 

A expansão que surge neste momento é feita de forma agressiva, mas preocupada em ser sustentável a longo prazo, para não se igualar a empresas que desaparecem na mesma velocidade em que surgem.

Outras preocupações do franchising 4.0 são a responsabilidade e sustentabilidade, baseado em formas de manter a empresa crescendo no mercado o mais rápido possível, mas sem abrir mão dos valores da marca, o que para o setor de franquias é fundamental.

Quando se escuta sobre crescimento acelerado no franchising 4.0, não se trata apenas de abrir o maior número de negócios no menor tempo possível, mas sobre como a empresa opera. O foco é a otimização de processos nas áreas:

  • Administrativa;
  • Mentoria;
  • Rede de relacionamentos;
  • Treinamentos.

A presença de sistemas de gestão, como CRM, também são muito representativas como ferramentas para digitalizar processos de gerenciamento.

O franchising 4.0 faz uso em massa de recursos digitais como estratégias de marketing digital e estratégias de comunicação mediada por interfaces, além da obtenção de dados para análises diversas.

Nesse contexto, é necessária uma estratégia de comunicação assertiva que use meios digitais para fazer com que o público e investidores ganhem conhecimento sobre a sua empresa. 

Nessa tarefa, a assessoria de imprensa pode ajudar a colocar sua empresa nos principais veículos, dando maior visibilidade à sua franquia, de forma orgânica.

O franchising 4.0 ressalta a realidade que estamos adaptados, em um mundo de interações intermediadas por telas e conectados por redes que transmitem informações para várias pessoas.

Essa nova fase do mercado de franquias promete mudar a relação entre franqueador e franqueado, que poderá ter acesso a diversas ferramentas digitais de gestão, treinamento EAD e materiais de apoio.

Se você leu o texto até aqui, então entende o que é o franchising 4.0, e o momento voltado para soluções digitais nesse mercado, assim como a assessoria de imprensa pode ajudar a sua empresa a crescer, agora. 

O mercado de franquia sempre passou por mudanças que trouxeram transformações significativas, mas, já que os impactos do franchising 4.0 ainda são um pouco recentes, vamos relembrar o que houve nas outras 2 vezes.

Como o mercado de franquia chegou até aqui? O que houve no passado?

Falar sobre todo o mercado de franquias deixaria esse texto muito longo, então optamos por fazer um resumo, já que a ideia aqui é apenas explicar o caminho que o mercado tomou para chegar ao franchising 4.0.

Franchising 2.0: Quando franquias ficaram menores

O marco que representa a evolução do 1.0 para o 2.0 no mercado de franquias é o surgimento das microfranquias

Esse modelo surge como opção para quem deseja ter um negócio próprio, mas não possui muitos recursos para investir em uma grande empresa. 

Por ser um modelo de franquia menos robusto, o escalonamento é mais fácil, fazendo com que o negócio evolua de maneira mais fácil, sem usar o próprio dinheiro do franqueado.

Por causa disso, na franquia 2.0, esse mercado se tornou capaz de desenvolver planos de expansão atraentes e cada vez mais ousados.

Franchising 3.0: Quando as indústrias descobrem o negócio de franquias

A terceira evolução é marcada por indústrias tradicionais começando a se interessar pelo modelo de franquias.

As empresas tradicionais começam a entender como podem se beneficiar ao criarem um modelo de negócios de franquias como caminho para expansão do negócio.

Como falado anteriormente, com o  mercado de franquia entrando na fase 4.0, a digitalização de processo é um dos pontos mais importantes que permitem o crescimento acelerado de otimizações. Continue lendo para saber as vantagens desse modelo.

As vantagens do franchising 4.0 que você precisa conhecer

Engajamento interno

Qualquer franquia dificilmente conseguirá oferecer um bom produto se internamente tudo não estiver alinhado. 

Franqueadores, franqueados e colaboradores precisam estar em sintonia para que o negócio consiga operar. 

Com as ferramentas online e documentos digitais, o negócio ganha mais agilidade na distribuição de informações, reduzindo o tempo gasto com processos manuais.

Falando em estratégia de comunicação interna, uma assessoria de imprensa pode ajudar a criar estratégias eficazes para a sua franquia.

Aumento de produtividade

Com processos digitalizados, fica mais fácil obter informações, evitando que algo se perca, causando atraso na realização de processos.

Esse benefício diz muito sobre o momento atual de modernização das comunicações que temos vivido como sociedade.

Facilidade de expansão

Se você está lendo esse texto com atenção, sabe que a facilidade de expansão é um dos pontos fortes do franchising 4.0, justamente por causa da tecnologia.

O motivo são as ferramentas de otimização de processos dentro da sua empresa que aceleram atividades, fazendo com que o tempo possa ser aproveitado em outras tarefas mais importantes. 

Empresas com processos bem estruturados podem atrair investidores que querem entrar nesse mercado, principalmente por aqueles conhecidos como aceleradores de franquias. 

Esses têm como principal objetivo criar estratégias para transformar marcas desse mercado em líderes de seus setores. 

Para chamar atenção deles, é importante saber como comunicar a sua empresa, entrando no mercado do franchising 4.0. 

Entenda como a assessoria de imprensa ajuda a levar a sua empresa para os investidores

Nesse texto, já falamos muito sobre as mudanças trazidas por essa nova fase do mercado de franquias, como chegamos até aqui e as suas vantagens, mas sabemos que todas as empresas desse tipo são investidores. 

Sabendo que você acompanhou esse conteúdo até aqui, vamos contar como a assessoria pode ajudar sua rede de franquias crescer em um mercado de alto faturamento.

Para se ter uma ideia, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o Brasil registrou um crescimento nominal de 12,9% no segundo trimestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022.

Falando em faturamento, segundo a mesma fonte, o aumento foi de R$ 48.1 bilhões para R$ 54.3 bilhões de reais.

A boa notícia é que ainda existe espaço para crescer, basta dominar uma das armas de conexão mais poderosas, o storytelling.

Entenda como assessoria de imprensa pode ajudar a sua franquia a crescer

A assessoria de imprensa tem a função de comunicar à sociedade tudo o que é mais importante, sempre colocando os clientes em destaque. Dessa forma, as empresas conseguem participar de conversas importantes.

Uma forma de fazer isso é conseguindo espaço na mídia, em ambientes de muita exposição, para que maior número possível de pessoas tenham contato com os valores da empresa. 

Uma maneira de atrair o público é contando uma boa história, ou seja, esse é o cenário onde entra o que é conhecido por storytelling. Basicamente, é a capacidade de contar histórias envolventes que passem o posicionamento e valores da marca para os potenciais consumidores. 

Dessa forma, é possível que as pessoas se identifiquem e criem desejo por conhecer mais sobre o personagem da história.

Se você leu o texto até aqui, então entendeu o que é o franchising 4.0 e como a assessoria de imprensa pode ajudar a sua franquia a crescer em um momento ideal para esse mercado. Entre em contato com a Queissada Comunicação!Para conhecer nosso trabalho, acesse nossas redes sociais e descubra mais conteúdos interessantes no blog. Estamos esperando o seu contato.

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.