Agência full service é exatamente o que sua empresa precisa

Agência full service não é um conceito novo; apesar disso, muitas pessoas ainda não entendem realmente o que isso significa e o que podem fazer pelo seu negócio, pois confundem esses serviços com as agências de marketing e publicidade, agência digital e agência 306°. Você deve se perguntar “mas isso tudo não é a mesma coisa?” Nesse texto vamos explicar o que de fato é uma uma empresa full service e porque esse modelo de negócio é o que a sua empresa precisa, então leia até o final!

O que é agência full service, por que é popular e qual a diferença dos outros modelos? 

Uma empresa que é full service tem a capacidade para agregar diversos serviços de comunicação na mesma agência digital, ou seja, essa é uma forma de dizer para o mercado que a empresa é apta a oferecer soluções completas para diversas frentes, como um hub.

Os profissionais que fazem parte do time de uma empresa que presta serviço de comunicação full service costumam ser multidisciplinares, pois desenvolvem estratégias que sejam de interesse do público.

O conceito de agência full service surge da necessidade de os clientes terem resultados integrados nas estratégias de comunicação que as empresas demandam.

Por outro lado, muitas empresas buscam esse conceito de full service como forma de diversificar seu modelo de negócio.

É justamente isso faz com que elas sejam populares, pois facilitam a criação de vários serviços de comunicação que podem entregar ao cliente, fazendo com que ele seja fidelizado.

Algumas agências digitais que nascem prestando um tipo de serviço focado em marketing digital, por exemplo, podem se tornar agências 360°, devido a oportunidade de mercado ou estratégia de crescimento.

Segundo dados da pesquisa Panorama das Agências Digitais 2021, apenas 14,71% das agências digitais se definem como full service. Esse número talvez pareça baixo, se considerar o tamanho do mercado de comunicação.

Conseguir se definir dessa forma não é algo simples; na prática, não basta oferecer diversos serviços, mas fazer isso com uma equipe competente para lidar com as demandas do cliente em todos os serviços acordados.

Por outro lado, ser uma agência full service não é uma necessidade de toda empresa, algumas se definem de outra maneira por questões de estratégia, ou pelo serviço que prestam ou pelos trabalhos que buscam realizar.

As outras definições de agências são publicidade e propaganda e marketing digital. Se você leu esse texto até aqui já sabe o que é uma agência full service, portanto, continue para entender a diferença com relação aos outros conceitos!

Por que agência de publicidade e propaganda é diferente de full service?

A agência de publicidade e propaganda é responsável por produzir campanhas publicitárias de forma mais tradicional, voltadas expor a empresa no off-line, em mídias como jornais, tvs, rádios, ou seja, basicamente conteúdos que aparecem nos intervalos da programação.

O tipo de propaganda feito por essas empresas é focado em criar uma comunicação que seja atrativa para o público, apresentando não apenas os produtos, mas os valores da marca na peça publicitária.

Esse tipo de conteúdo é focado em veículos de massa, voltado para lembrar o público-alvo a consumir o produto da empresa, de forma a se tornar um top of mind. Esse processo de educação é voltado para o público externo.

Pela robustez dos projetos que são realizados em empresas de publicidade e propaganda, investimento financeiro e de tempo para criação da campanha, os clientes costumam ser grandes empresas que têm verba necessária para bancar os custos desse serviço.

Por que agência de marketing digital é diferente de full service?

O tipo de projeto que é realizado pela agência de marketing digital costuma ser não apenas o público externo, mas a organização em geral.

Praticamente é possível dizer que no marketing digital, a ideia é promover a empresa e engajar a audiência, apresentando os produtos, e não o contrário, como no outro caso. 

Esse tipo de agência busca gerar oportunidades de negócios, leads, e para conseguir isso, esse tipo de agência busca definir estratégias, análise de mercado e executar ações de acordo com o que foi traçado.

Com as estratégias de uma agência digital, as empresas de marketing se encaixam nessa definição, ainda mais considerando que a comunicação é possível para aumentar o conhecimento da marca, para se relacionar com o cliente, e ser inserido organicamente em conversas importantes.

Dentre os muitos serviços que agências digitais promovem, como o uso de redes sociais como ferramenta de relacionamento e conhecimento, o foco é o ambiente digital. 

Se você leu o texto até aqui, então entendeu as diferenças entre uma empresa que se considera full service, uma agência de publicidade e propaganda e uma agência de marketing digital, que pode ser chamada de agência digital.

Mas ainda falta resolver outra grande dúvida de muitas pessoas: uma empresa que se diz full service também é agência 360°?

A resposta é sim, pois o termo comunicação 360° full service são sinônimos. As duas entregam a maior quantidade de serviços de uma agência de comunicação estratégica.

Apesar dos três tipos de agências citadas anteriormente serem da mesma área, elas trabalham de formas diferentes, mas no mercado de comunicação, algumas vantagens são encontradas apenas nas empresas full service; continue lendo para entender quais são!

Por que a sua empresa deve investir em uma agência full service na criação de estratégia de comunicação?

Todas estratégias serão trabalhadas em conjunto

Em uma empresa que oferece soluções full services, as estratégias são trabalhadas juntas; no caso de empresas que contam com mais de um serviço da empresa, isso faz com que todos os aspectos fiquem alinhados.

Quando isso não acontece, a empresa precisa contar com diversos fornecedores, que por não estarem trabalhando juntos, correm o risco de deixar o projeto fora de sintonia.

Facilidade de gerenciamento

Em uma estratégia full service fica mais fácil gerenciar o projeto. Não acontece o problema clássico, de empresas que dependem de vários fornecedores, onde um depende do outro o tempo todo. 

Com uma equipe que trabalha na mesma agência, esse processo é muito mais rápido, já que tudo é resolvido de imediato.

Estrutura da estratégia de comunicação

Por contar com profissionais que trabalham juntos, é mais fácil ter uma visão estratégica, inclusive facilitando a integração de serviços e podendo fornecer novos insights para o trabalho realizado. 

Um dos maiores benefícios da agência 360° é não depender de várias pessoas para realizar um serviço, mas poder decidir tudo no mesmo lugar.

Esses três tópicos citados acima são algumas das vantagens de contar com uma agência full service; existem outros, mas a integração e capacidade de realizar grandes projetos são os principais motivos. 

Entrega de resultados completos

Os resultados são entregues baseados na percepção geral do seu negócio, pois um dos principais requisitos é entender as particularidades do negócio, como nicho, comportamento do público, assuntos de interesse, linguagem, tom de voz, entre outros.

Através desse entendimento é onde surgem novas ideias que são trabalhadas com estratégias integradas, favorecendo a estrutura do projeto, como falamos no tópico anterior.

Devido a capacidade de empresas full service em agregar valor a empresa junto ao cliente, alguns negócios de médio e pequeno porte que desejam crescer podem buscar por agência 360°, não só negócios grandes com muita capacidade de investimento.

Nesse caso, elas querem ser as empresas grandes e buscam a resposta para a pergunta, qual agência full service devo contratar? 

Na verdade não é bem assim. Vamos te explicar como saber qual agência é ideal para a sua empresa; continue lendo o texto para saber como identificar a hora certa de buscar esse serviço.

Quando saber que chegou a hora de buscar uma agência full service?

Sendo direto, o que define o momento para buscar uma empresa full service não é o tamanho do seu negócio, mas sim a maturidade da sua estratégia de comunicação; basicamente é isso que precisa ser analisado.

Dessa forma, a pergunta que todo empreendedor deve se fazer ao olhar para o próprio negócio não é qual agência buscar, mas quando. 

O que faz empresas conhecidas buscarem por soluções full service é a necessidade de realizar diversas estratégias de comunicação, por isso querem profissionais que saibam dar conta de tudo, como um hub de serviços.

Se você está lendo esse texto, já sabe qual tipo de agência é capaz de oferecer isso, ou seja, o salto de uma agência tradicional para a full service deve ser feito analisando o seu orçamento, o que precisa melhorar na sua estratégia de comunicação, qual o seu orçamento e objetivo.

A maioria das empresas começaram pequenas e com o tempo agregaram estratégias de comunicação para se tornarem conhecidas no mercado e conquistarem clientes.

Através da estratégia certa é possível crescer a imagem da empresa, tornando os produtos mais conhecidos ao usar uma linguagem assertiva para levar a mensagem para as pessoas certas. 

Se você leu esse texto até aqui, então aprendeu bastante sobre o tipo de agência de comunicação que você pode buscar para a sua empresa. 

Agora você sabe a diferença entre agência de publicidade e propaganda, que trabalham com público externo, agência marketing, que podem ser chamadas de agência digital e que trabalham com a empresa de forma global, e full service, que são agências que entregam o maior número de soluções.

Você conheceu algumas das vantagens de contar com empresas que entregam vários serviços e que a maturidade da sua estratégia de comunicação é o que deve ditar o momento de buscar uma empresa desse tipo. 

Se você gostou desse conteúdo e quer conhecer uma empresa que oferece diversas soluções em comunicação, entre em contato com a Queissada Comunicação, a agência de RP Digital Full Service, que está presente no Brasil e Espanha. Entregamos diversos serviços de comunicação, além de conteúdo útil no nosso blog, em português e espanhol, e redes sociais. Esperamos o seu contato para falar sobre o sucesso do seu negócio! 

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Gustavo Souza – seo@queissada.com.br – (11) 96975 3294

Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674 5960

Juliana Queissada – contato@queissada.com.br – (11) 99813 6291

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