Postagem no LinkedIn para ganhar reputação, saiba como

A postagem no LinkedIn é uma das principais ferramentas para qualquer empresa ou gestor que deseja ganhar autoridade no mundo dos negócios. Mas ainda muitas pessoas se deparam com a dúvida sobre o que devem colocar no ar para atrair audiência e se tornarem relevantes.

Antes de pensar sobre a parte criativa do conteúdo, é muito importante pensar sobre o formato, pois é o que atrairá ou não o internauta. 

Existem muitos estilos de conteúdo no LinkedIn, inclusive fotos e vídeos, e para ajudar você a adaptar a sua estratégia de estilo de publicação nessa rede social, vamos falar sobre os principais tipos de postagem e como construir reputação, então, leia até o final.

Conheça os tipos de postagem do LinkedIn

Saber o que postar não é o suficiente para conseguir engajamento no LinkedIn. Um texto bem escrito pode não render muita visibilidade se postado de forma errada.

O tipo de postagem que você escolhe define a vida útil do conteúdo, de acordo com a expectativa que as pessoas têm ao encontrar o seu perfil na timeline e do alcance que o algoritmo dá para a publicação.

Imagine você ter trabalho para produzir conteúdo com profundidade, embasado e pensado para gerar engajamento, mas, ao ver os dados, percebe que poucas pessoas foram atingidas com a peça, que esperava ser um grande acerto.

Para que você não perca tempo e energia produzindo conteúdo errado, vamos falar sobre os principais formatos de boas práticas.

Artigo para LinkedIn

O artigo para LinkedIn é o formato perfeito para quem busca falar sobre um assunto de forma aprofundada, como um tema que você domina e acredita que pode inspirar pessoas ou passar conhecimento para outros profissionais.

Então, o artigo é o formato ideal para produzir conteúdo, pois não existe limite de caracteres. Ou seja, você pode falar pelo tempo que quiser sobre sua área de atuação ou experiências e compartilhar esse artigo em outras redes sociais.

A maior vantagem de criar esse tipo de artigo é poder fazer uso de recursos multimídia, adicionando imagens, vídeos e infográficos para ajustar a ilustrar a postagem.

O artigo no LinkedIn é um tipo de conteúdo que tem vida longa na rede, pois não some com o tempo e fica salvo no seu perfil, inclusive visível para outras pessoas verem que você costuma compartilhar conhecimento. 

Para gestores que querem se posicionar na rede como autoridade em seus mercados, falar para uma quantidade ampla de pessoas, com o apoio de uma plataforma que estende o tempo de durabilidade de um artigo é muito importante.

Segundo dados da própria plataforma, 40% dos profissionais de marketing B2B disseram que a plataforma é o canal de geração de leads B2B mais eficaz.

Postagem

As postagens são criadas ao preencher a caixa que aparece no alto do feed com algum conteúdo.

Esse tipo de postagem tende a aparecer na linha do tempo de usuários que fazem parte de sua rede e podem ser levados para outros lugares quando compartilhados.

Considerando que, segundo a plataforma, existem 58 milhões de empresas no LinkedIn, ser capaz de fazer uma postagem boa pode abrir as portas da visibilidade para sua marca.

Esse tipo de conteúdo costuma ter mais alcance na plataforma, por ser mais curto do que o artigo, mas, por outro lado, tem vida curta, já que logo é substituído por outros que são criados, de forma instantânea, por outros usuários.

Você pode escrever postagens com profundidade, desde que respeite o limite de 3000 caracteres. Geralmente elas são mais curtas, já que os usuários esperam que esse espaço seja usado para opinar, compartilhar notícias, novidades e insights.

O post na linha do tempo é um tipo de texto que serve para falar sobre tudo que é curto demais para um artigo e, ao mesmo tempo, importante ao ponto de não poder ser ignorado. Serve também para colocá-lo em espera, para virar um artigo longo.

Pelo fato do alcance de uma postagem ser maior do que de artigo, é possível alcançar mais pessoas de sua rede, já que o post aparece na timeline dos outros usuários, e não depende do clique ativo.

Newsletter

As newsletter são conteúdos que devem ser feitos com atenção especial a estratégia, pois é importante manter a recorrência de leitores engajados, e isso é feito definindo formato, linguagem, conteúdo, periodicidade e assuntos.

A possibilidade de escrever newsletter no LinkedIn é uma estratégia interessante, já que derruba a barreira da necessidade de precisar usar plataformas de disparo desse conteúdo e quem recebe usa a própria rede social para consumir o conteúdo.

Ao invés de precisar se cadastrar por e-mail e verificar se caiu no spam, ou até mesmo pela falta de tempo, ler esse tipo de conteúdo com calma e em um lugar que centraliza tudo é mais prático e fácil de ser encontrado, como no LinkedIn.  

Imagens e vídeos

Começo esse tópico falando sobre um dado revelado pelo próprio LinkedIn. Conteúdos com imagem tem o dobro de engajamento, ou seja, se você quer que as pessoas interajam com seu conteúdo, se esforce na parte visual tanto quanto no texto.

Com imagens e também com vídeos, é possível criar carrosséis com sequências de conteúdos.

Agora que você leu esse post até aqui, sabe quais são os principais tipos de postagem no LinkedIn e entendeu como aproveitar cada um para se posicionar na rede social profissional mais importante. 

Falando em posicionamento na rede social, como você já entendeu, só pode ser obtido com postagem de conteúdo de qualidade nas redes sociais, e com a estratégia certa, é possível obter reputação no LinkedIn, algo considerado muito valioso.

Você já deve ter percebido em sua rede que algumas pessoas se destacam mais do que as outras, seja por produzirem conteúdo com frequência ou por obterem muitas reações e comentários. Isso é o reflexo do que a boa reputação pode fazer por você.

Para entender como criar reputação no LinkedIn, basta continuar lendo o texto.

Saiba como criar reputação com postagem no LinkedIn

Existem práticas que os perfis mais influentes no LinkedIn fazem que os tornam mais importantes na rede, e isso acontece através da visibilidade e de como o conteúdo que você produz reverbera nas outras pessoas.

Para entender como construir a sua reputação com postagens no LinkedIn a partir de agora, acompanhe as dicas a seguir.

Seja autêntico

As pessoas que fazem parte da sua rede estão buscando conteúdo autêntico, e isso tem dois significados na internet. Você precisa entendê-los para saber como se posicionar.

O primeiro ponto é saber que, em qualquer rede social, as pessoas buscam por conteúdo que agregue valor. Sabe quando você rola a tela para baixo e após um tempo não se lembra do que viu? Isso é conteúdo de pouco valor.

Claro, é importante levar em consideração a economia da atenção que faz com que o foco não esteja apenas em uma atividade, que deve ser considerada quanto a capacidade de lembrar de acontecimentos recentes.

Por outro lado, o conteúdo de valor não pode ser ignorado, por isso, esforços devem ser colocados na produção de algo que seja relevante para criar a sua marca pessoal.

A segunda coisa que deve ficar clara é que a sua persona na internet não deve destoar de quem você é no mundo real.

Pessoas querem se conectar realmente com os outros usuários e sentir que o conteúdo foi produzido para gerar conversas com elas, e não apenas conseguir engajamento para mostrar relevância para o algoritmo.

Compartilhe opiniões

Compartilhar opiniões sobre um assunto é uma forma de se conectar com a comunidade que se interessa pelo mesmo que você e ainda aparecer para a rede social.

Muitos gestores acreditam que para criar boa reputação basta criar uma conta e fazer conexões com pessoas influentes, mas esquecem de manter o perfil ativo.

Com a publicação de uma opinião sobre algo, estará aberto o caminho para a conversa com outras pessoas e, a partir disso, quem sabe uma nova conexão.

Mantenha-se atualizado

Sobre o que falar no LinkedIn? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao produzir conteúdo.

Se posicionar como uma pessoa influente no mercado é importante para criar reputação. Muitas pessoas que acessam diariamente o LinkedIn buscam por inovação e novidades para a própria empresa, então seja autoridade para elas.

Saber sobre os assuntos mais importantes do mercado é útil não apenas para melhorar o seu negócio, mas também para participar das conversas mais importantes.

Qualidade ou Quantidade

Anteriormente, falamos sobre a importância de manter o perfil ativo, mas para construir reputação no LinkedIn, é importante saber filtrar o que vai para o ar e o que não precisa ser publicado. 

O medo de se manter inativo por muito tempo faz com que muitas pessoas coloquem conteúdo de baixa qualidade no ar, apenas para não ficarem sem nenhum post, quando, na verdade, a qualidade deve ser priorizada.

O motivo é simples, perfis que publicam conteúdo de forma rasa tendem a não atrair engajamento ou não serem lembrados pelos outros usuários.

O oposto deste caso é a produção de conteúdo com inteligência e estratégia para atrair as pessoas. O maior benefício que a reputação no LinkedIn pode criar é fazer com que você seja ouvido pelos outros.

Na Queissada Comunicação produzimos conteúdos para posicionar gestores nas redes sociais profissionais mais importantes. Para saber como você pode ganhar autoridade através desta estratégia, entre em contato, ou conheça nossas redes sociais!

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