Como fazer um artigo de sucesso profissional no LinkedIn ?

O sucesso profissional pode demonstrado de diversas formas. Embora o conceito de sucesso possa ser diferente para cada pessoa, a depender dos objetivos de vida de cada um, a forma de demonstrá-lo é, quase sempre a mesma, por postagem em redes sociais. Não por acaso, nos dias de hoje, se algo não estiver no ar em alguma plataforma social é quase como se não tivesse acontecido; e no âmbito profissional, a melhor rede social para compartilhar o sucesso na carreira é no LinkedIn

Assim como Instagram, Twitter, Facebook, essa rede oferece meios para a criação e divulgação de conteúdo. Apesar disso, muitas pessoas têm dificuldade em saber como criar um artigo de sucesso nessa plataforma.

É plausível pensar que as outras redes sociais oferecem mais liberdade, em relação ao tipo de conteúdo aceito pelos usuários. Por ser segmentado, o LinkedIn  passa a impressão que é lugar para apenas um tipo de assunto. 

Na verdade, apesar de o foco ser o mercado de trabalho, é possível fugir da repetição e criar artigos de sucesso, basta saber como explorar a sua presença profissional. Para saber mais, leia esse artigo, em que vamos falar como ter sucesso nessa rede tão importante!

Por que se dedicar para mostrar sucesso profissional no LinkedIn por meio de artigos?

Já faz bastante tempo que o LinkedIn deixou de ser uma mera plataforma de busca de emprego. Ele é um substituto do currículo de papel e serve como currículo digital.

Essa rede social focada em criar conexões e fortalecer o network percebeu que os usuários estavam cada vez mais interessados em compartilhar o sucesso profissional, e com o tempo, começou a trabalhar para fornecer recursos para tal. 

Inclusive, recentemente, o LinkedIn liberou recursos de SEO para os artigos que são postados na plataforma.  É importante ficar atento a isso, caso você queira atingir mais pessoas com os textos que produz, você pode até ser achado pelo Google. 

Apesar do esforço da plataforma em se parecer cada vez mais com as outras, em aspecto de produção de conteúdo, alguns gestores e pessoas que ocupam cargos de liderança ainda não entenderam que devem prestar atenção a esse site. É sobre isso que falaremos a seguir.

Todo empreendedor sabe que é importante cuidar da própria imagem, pois suas ações e escolhas refletem nos resultados da empresa. Basta rever os casos de companhias que são mal gerenciadas ou se envolvem em polêmicas e acabam perdendo capital financeiro e humano.

A grande questão aqui é, como passar uma boa imagem sua e, por consequência, da sua empresa, para o mercado em que você atua? Bem, se você está prestando atenção no texto, já sabe a resposta: compartilhando o seu sucesso profissional no LinkedIn .

Claro, existem diversos tipos de conteúdo, e quando falamos em escrever, pode ser desde frases de sucesso profissional, que inspiram outras pessoas, até artigos longos. Mas antes de começar a escrever, é importante entender o propósito de dedicar-se a isso.

7 motivos para se dedicar a produção de conteúdo de sucesso profissional no LinkedIn 

1 Criar relacionamento

As conexões entre profissionais de sucesso ainda é o foco dessa plataforma, mas não significa que isso seja igual a relacionamento, é justamente para criar conexões que o conteúdo é importante. 

Se você não está aparecendo no feed de outras pessoas é porque você não está produzindo conteúdo para se fazer presente, isto é, seu perfil torna-se praticamente um fantasma. Talvez você tenha, em alguma rede social, uma pessoa adicionada que aparece muito pouco no seu feed. Veja a produção de conteúdo dela e você entenderá porque. 

A produção de conteúdo como ferramenta de manutenção de relacionamento é muito útil para ter visibilidade. Pensando profissionalmente, o relacionamento expande o seu networking, podendo levar a novas possibilidades profissionais.

2.Reforço da marca pessoal

Uma das primeiras coisas que qualquer empreendedor faz, sabendo da importância de estar nas redes sociais, é criar contas profissionais nessas plataformas para a empresa, para que a marca possa ser encontrada e conhecida.

Mas, você já pensou em tratar o seu perfil pessoal da mesma forma? Se tornar conhecido pelas competências no mercado e reconhecido como uma pessoa de sucesso profissional? Imagina o que a expansão de sua marca pessoal pode trazer para sua empresa.

Empresários de sucesso conseguem acessar lugares e obter contatos que outros não conseguem, motivado pela credibilidade e confiança que gera nos outros, algo inestimável e de muita valia para os negócios.

3.Visibilidade

A visibilidade da figura pública do empreendedor expande a marca e o produto, levando o grande público a se interessar pelo profissional de sucesso e consequentemente pela sua empresa. 

Quanto mais pessoas você alcançar com a sua imagem, mais fácil será a obtenção de novos negócios, contatos, e outros benefícios. A visibilidade traz confiança, uma vez que artigos em uma rede segmentada como o LinkedIn ajuda a construir a autoridade no mercado.

4 Autoconhecimento

Escrever é um grande exercício de autoconhecimento. Ao se propor a colocar palavras na tela e expor suas ideias para o mundo, o ajuda a encontrar sua voz como produtor de conteúdo e entender mais sobre sua forma de pensar.

Ao escrever artigos sobre o seu sucesso profissional, você pode inspirar outras pessoas, pode gerar troca e iniciar conversas tendo contato com outros pontos de vista, além de mostrar seu lado mais humanizado.

Quando se trata de mercado de trabalho, é comum pensar que tudo é sempre do mesmo jeito e as regras são rígidas, mas na verdade não precisa ser assim. Use a sua lente pessoal para mostrar as outras pessoas como é a sua vida e carreira.

5.Expor sua visão em artigos elaborados

Através de artigos postados no LinkedIn, é possível mostrar mais do que o profissional de sucesso que você é, expondo suas ideias sobre o seu mercado, estratégias, cases, entre outros assuntos. 

Criar conteúdo instigante e que gera conversa é uma forma de atrair engajamento e se colocar como participante ativo das conversas mais importantes dentro dessa rede. 

A internet está cheia de conteúdo, e no LinkedIn não seria diferente; então aproveite o espaço online para falar o que pensa.

6. Se tornar um “influencer”

Qual o poder da influência? Pessoas que têm voz para moldar a opinião de outras se tornam referência nos assuntos que falam, ganhando um lugar cativo em um grupo seleto de formadores de opinião sobre os assuntos mais relevantes do momento. 

Ser relevante nas redes sociais reflete a relevância na vida real, já que esses dois mundos não estão conectados. Por isso, escreve artigos no LinkedIn, seja mostrando o sucesso profissional ou falando sobre outros assuntos relevantes. É muito valioso para a visão que terão da sua empresa.

Se você leu o texto até aqui, entendeu porque deve começar a escrever no Linkedin. Após reconhecer isso, algumas pessoas se perguntam sobre o que devem escrever. 

Apesar de a resposta parecer fácil, não é tão simples planejar pautas para artigos no LinkedIn. Falar sobre sucesso profissional é um caminho, mas a diversificação de assuntos ajuda a abranger um público maior e não deixa o perfil monotemático. 

Para ajudar você, vamos falar agora sobre o que escrever e o que não pode faltar em um bom artigo para o LinkedIn .

Dicas para saber o que profissionais de sucesso podem escrever no LinkedIn 

Escreva sobre o que você sabe

Essa dica é muito importante. Não adianta escrever qualquer coisa, ninguém está na internet para perder tempo. Quando um usuário clica em seu conteúdo, ele quer terminar o texto com a sensação de que algo de valor lhe foi agregado. 

Claro, é possível escrever sobre vários temas de forma aprofundada e com autoridade, mas no começo concentre-se nos assuntos que mais domina e nos quais quer se tornar referência.

Ouça a sua audiência

Às vezes pode ser difícil pensar em pautas para escrever. Para facilitar o trabalho, você pode recorrer à sua audiência e perguntar sobre o que eles gostariam de ler. Com certeza alguém irá sugerir um tema que se transformará em um bom artigo.

Fazer isso é uma maneira de manter os usuários engajados e mostrar que você está a par do que querem, criando um relacionamento.

Escreva um título impossível de ser ignorado

Essa dica não serve apenas para a escrever o seu artigo, mas também para conseguir que ele seja lido. Escreva um título atrativo, mas sem exagerar ou fazer promessas que não consegue cumprir no conteúdo. 

Tenha em mente que o título deve ser instigante e despertar a curiosidade de quem passa pelo seu conteúdo no feed. Você precisa fazer com que ele queira parar de rolar a tela e dedique atenção à você.

Escreve de forma constante

Ser constante na publicação é importante para criar hábitos, tanto em seus leitores, que saberão o dia em que poderão consumidor um conteúdo novo, quanto para o algoritmo, que entenderá a movimentação em seu perfil.

Se você leu o texto até aqui, então entendeu a importância de publicar artigos no LinkedIn  e sobre o que pode começar escrevendo. Entretanto, se você está sem tempo para se dedicar a essa escrita, entre em contato com a Queissada Comunicação.

A Queissada Comunicação é uma agência digital full service que entrega diversos serviços de comunicação. Estamos presente no Brasil e na Espanha, e você pode acompanhar nosso conteúdo no blog e nas redes sociais

Para conhecer mais sobre o que já conquistamos fale conosco!

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