Gerenciamento de conteúdo LinkedIn. Sua empresa deve fazer!

O gerenciamento de conteúdo no LinkedIn é algo que muitas empresas sabem que precisam fazer, mas não conseguem dar conta disso. Já pensou em quantas empresas com contas ativas nessa rede social, mas estão há meses sem atividade? 

Parece muito irrealista uma conta ativa sem qualquer atividade, e o que poucas pessoas sabem é como o conteúdo pode desbloquear várias portas, considerando principalmente o impacto que atividades online têm no mundo real.

Se a sua empresa ainda não sabe como criar conteúdos para o LinkedIn, então está perdendo tempo, pois o momento atual é ideal para fazer isso, segundo um relatório da própria plataforma divulgado no começo deste ano.

Os dados apontam aumento de 22% nas visualizações de atualizações no feed principal, ou seja, houve aumento da possibilidade de seu conteúdo ser visto por potenciais clientes, prospects e parceiros de sua rede. 

Se você quer saber como aproveitar o bom alcance dessa plataforma, basta continuar lendo esse texto. Falaremos sobre o que postar, incluindo dicas úteis para aqueles dias em que falta inspiração, sabe? 

Gerenciamento de conteúdo para LinkedIn; por que a sua empresa deveria fazer agora?

A parte mais complicada do gerenciamento de conteúdo é saber o que postar. Apesar do consumo de várias postagens por dia, muitas pessoas não sabem como fazer isso no perfil do próprio negócio. 

Se você continua em dúvida se deve produzir conteúdo no LinkedIn para sua empresa, saiba que, segundo dados da própria rede social, entre junho de 2020 a 2022, membros do LinkedIn compartilharam 25% mais publicações, sendo que a sua empresa poderia ser uma delas.

Infelizmente, é comum empresas criarem páginas no LinkedIn e acreditarem que tudo que precisam para serem encontradas é existir nesta rede social, mas já parou para pensar o quanto você se faz presente na vida de seus consumidores?

Esse é o potencial do conteúdo. É muito difícil alguém pensar em seu serviço ou negócio sem que antes tenha entrado em contato com a sua marca.

A presença online coloca o negócio em evidência para que a solução oferecida por você possa fazer parte do processo de decisão de compra do consumidor, e isso é feito por meio de conteúdo de qualidade.

Resumindo até aqui, se você quer que a sua empresa tenha chances reais de ser encontrada no LinkedIn, então não basta criar a página e torcer para que o nome do seu negócio apareça na barra de busca; é preciso criar conteúdo. 

Com isso explicado, falemos sobre o segundo problema que impede você de criar conteúdos para sua empresa no LinkedIn: a falta de tempo. 

Sabemos que muitas empresas criam páginas no LinkedIn com objetivo de fazer disso um canal importante sobre notícias da empresa e compartilhamento de informação, mas o problema é a falta de tempo para se dedicar a essa atividade como gostaria.

Existem muitas tarefas que você precisa fazer para a sua empresa continuar funcionando e, dificilmente, a postagem no LinkedIn será a prioridade número um do seu dia.

Pela escassez de tempo, torna-se complicado planejar qual tipo de conteúdo colocar no ar, sem falar da disponibilidade para produzir o conteúdo em si.

Para ajudar você a se inspirar e aproveitar o bom momento que o LinkedIn oferece para empresas que contam com o gerenciamento de conteúdo, vamos responder à dúvida: o que se posta nessa rede?

Planejando o gerenciamento de conteúdo da sua empresa. O que sua empresa deve postar no LinkedIn?

O LinkedIn fornece diversas formas de criar conteúdo, por isso não falaremos exatamente o que você deve fazer, pois ninguém conhece a sua empresa melhor do que você mesmo.

Como forma de te ajudar, abordaremos 5 dicas que servem para direcionar a produção de conteúdo, facilitando a criação de ideias.

Lembre-se, as pessoas não têm tempo

O volume de postagens feitas no LinkedIn são muitas, diariamente e o tempo todo, por isso, quando alguém dá atenção ao seu conteúdo ela não vai esperar muito até que você chegue ao assunto.

Construa postagens com mensagens concisas e linguagem direta. Entretanto, isso não significa que o texto deve ser resumido, muito pelo contrário. A boa construção narrativa é o que diferencia um post com bom engajamento na rede social. 

Não fale sobre a sua empresa, destaque as soluções

O LinkedIn é uma rede social para empresas e, por isso, você deve exaltar como o seu negócio é importante e falar sobre as suas conquistas, certo? Não exatamente.

De fato, o LinkedIn permite apresentar a sua empresa para o mercado, mas quando a conversa se torna muito focada no próprio “ego”, a comunicação se torna pouco atrativa; a mensagem fica forçada.

O segredo é falar sobre as soluções que oferece e os resultados que obteve, sem fazer parecer que o único intuito de postar conteúdo é vender. Claro, no fundo, é o que todos querem, mas se destacam o que fazem isso com mais sutileza.

Pense no valor do conteúdo

Segundo dados do LinkedIn, páginas que postam conteúdo têm semanalmente entre 5 a 6 vezes mais seguidores do que páginas que colocam mensalmente no ar conteúdo. 

O dado deixa claro que é importante manter a constância, mas é neste ponto que muitas empresas cometem o erro de postar qualquer coisa.

Alguns gestores se preocupam demais em manter a frequência e esquecem da qualidade. Não adianta muito manter a publicação constantemente e sem foco. É preciso pensar em valor. 

“O que o seu conteúdo entrega para quem dá atenção ao seu trabalho? É algo interessante, inspirador, uma boa notícia, uma curiosidade?” Pensar sobre isso fará com que você possa enxergar sentido nas pautas que coloca no ar.

Aproveite os micro-momentos

Os micro-momentos acontecem quando as pessoas sentem a necessidade de fazer uma busca motivadas pela vontade de saber sobre algo. 

Neste momento, o conteúdo da sua empresa pode ser referência para responder alguma dúvida, criando, dessa forma, uma oportunidade de apresentar as soluções de sua empresa para um possível consumidor.

Se você leu o texto até aqui, então conheceu algumas dicas valiosas para fazer o gerenciamento de conteúdo no LinkedIn.

Agora, vamos ajudar a resolver outro problema para quem busca criar conteúdo online: o que você faz quando está em um dia pouco inspirado?

Ideias para gerenciamento de conteúdo para dias de pouca inspiração

Sendo sincero, em uma estratégia de conteúdo do LinkedIn, não será sempre que a sua empresa terá pautas incríveis para fazer um post e colocar no ar. 

Apesar disso, o que pode diferenciar a sua página da concorrência é que enquanto eles esperam datas específicas para fazer postagens, você sabe que é importante manter a constância, sem perder qualidade.

A seguir, falamos sobre algumas saídas de produção de conteúdo que você pode usar para não deixar a página sem novidades nos dias em que não estiver muito inspirado.

Compartilhe experiências

Se está sem tempo para fazer o trabalho de pesquisa, buscar dados, quando necessário, e estudar sobre o assunto para embasar uma postagem, ou até mesmo desenvolver imagens super elaboradas, apenas compartilhe histórias.

A vantagem de fazer isso é partir do ponto que não é necessário gastar muito tempo com a pré-produção. Foque em escrever bem e de forma atrativa, falando de algo que já aconteceu com a sua empresa. 

Pessoas gostam de ouvir histórias e será ainda melhor se puderem se identificar com o que é contado.

Conteúdo mais longo

Sempre que possível, é interessante fazer artigos longos, pois apesar de demandarem tempo, são ótimos para demonstrar autoridade da sua empresa no mercado. 

O que torna esse tipo de conteúdo interessante é a possibilidade de falar sobre assuntos de forma detalhada.

Compartilhar conquistas 

Compartilhar as conquistas é um dos pontos fortes de produzir conteúdo no LinkedIn, mas consegue se destacar quem sabe como fazer isso.

Não se trata apenas de mostrar o que a sua empresa conquistou, mas falar sobre o caminho que levou a sua empresa até lá, pois as pessoas buscam uma boa história, estão mais interessadas em saber o “como” e não o “o que”.

Se você leu esse texto até aqui, então aprendeu a fazer um bom gerenciamento de conteúdo no seu LinkedIn; sabe como fazer para ter ideias e, o mais importante, o que colocar no ar na página do seu negócio.

Agora que entende como o conteúdo do LinkedIn funciona e o quanto de trabalho você precisa para manter o perfil de sua empresa relevante, saiba que pode contar com especialistas para mostrar sua empresa para o mundo.

Na Queissada Comunicação, você encontra o serviço de figura pública, incluindo curadoria de conteúdo do LinkedIn, que busca posicionar a empresa ou diretores e gestores. Para saber mais entre em contato, e conheça nossas redes sociais!

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