Muitas empresas querem ser capazes de oferecer serviços completos para seus clientes, mas para fazer isso na área de comunicação não basta apenas criar áreas diferentes na empresa e começar a buscar por projetos. A edição de 2018 da Pesquisa Panorama das Agências Digitais mostrou que apenas 9,7% das empresas consideravam full service.
Nesse texto vamos falar sobre algo que muitas empresas desejam, mas poucas conseguem, ser realmente uma agência de comunicação com capacidade para oferecer serviços completos; então leia até o final.
O que faz uma agência ser capaz de oferecer serviços completos para seus clientes?
Sendo breve, uma agência que oferece serviços completos, um pacote completo de estratégias, para criar metodologias de comunicação com o cliente, consegue ser percebida dessa forma abre portas para mais projetos, tanto em quantidade quanto qualidade.
Destrinchando um pouco o parágrafo acima, o que torna uma empresa completa é conseguir agregar serviços complementares relacionados a mesma área.
Pelos serviços estarem interligados, é possível trabalhar diversas estratégias do mesmo cliente, pois a agência pode trabalhar toda a estrutura do cliente, ao invés de apenas uma parte, aumentando o envolvimento da agência com a empresa.
Um dos maiores diferenciais de ter uma agência que oferece serviço completo trabalhando na estratégia de comunicação da sua empresa é aumentar o comprometimento dos colaboradores com o projeto, sentindo-se à vontade para inovar e pensar em estratégias.
Em se tratando de comunicação, a criatividade é um dos principais pontos, pois é desse lugar que vem as grandes ideias. Sendo assim, uma pesquisa da McKinsey & Company, mostra que empresas que apostam na criatividade das equipes crescem 2 vezes mais.
Empresas completas, conhecidas como 360° ou full service, têm mais facilidade para dedicar-se ao projeto de seus clientes, pois estão envolvidos em várias etapas, não são apenas “mais um” fornecedor.
Empresas que são conhecidas por oferecer serviços completos conseguem entregar o mesmo nível de qualidade em tudo o que fazem. Esse é o principal diferencial desse tipo de empresa, o resultado obtido na entrega para o cliente.
Empresas que querem ser consideradas capazes de oferecer serviços completos devem ter áreas que conseguem entregar resultados relevantes para o cliente, para que o mesmo se mantenha interessado no maior número de serviços oferecidos possível.
Queremos dizer que quanto maior o número de frentes que o mesmo cliente pode ser atendido, mais completo se torna a empresa dentro do mercado.
Se você leu o texto até aqui, então ficou claro que para que uma agência possa ser considerada capaz de oferecer serviços completos, é necessário cumprir os seguinte requisitos, além de oferecer outros serviços:
- Maturidades das áreas;
- Capacidades de se envolver em projetos cada vez maiores;
- Oferecer mais de um serviço para o mesmo cliente;
- Compreender a estrutura do negócio do cliente, não ser considerado apenas mais um fornecedor;
- Poder dedicar tempo e atenção para os clientes que atende;
- Centralizar muitas estratégias;
- Poder integrar estratégias de comunicação em diversas áreas.
Claro que existem outros requisitos, e embora os citados até aqui sejam os mais importantes, o principal você descobre agora, seguindo a leitura do texto.
Comunicação 360°: o principal conceito de empresas que oferece serviço completo
A comunicação 360° é uma estratégia abrangente de comunicação para gerir a forma de se comunicar da marca. Essa forma de trabalhar é realizar uma gestão de modo geral, não apenas falando do produto, mas também na relação com o público a longo prazo.
Marcas que investem em estratégias integradas de comunicação já entenderam a revolução no comportamento do cliente que está acontecendo desde algum tempo atrás; as pessoas não querem apenas saber sobre produtos e serviços, mas querem sentir conexão.
Os clientes querem interagir com a sua empresa e sentir reciprocidade na relação com a marca e poder dizer que aquilo que consomem faz parte de suas identidades.
Com o seu cliente a intenção deve ser a mesma. Quem você atende quer sentir que a empresa realmente cuida da marca; o importante é saber criar relação e mostrar que a empresa se relaciona para além do serviço prestado.
Para que seja possível criar identificação, a estratégia de comunicação deve ser coesa, focada em estabelecer metodologias para conversar com o público.
Conseguir criar proximidade com os consumidores é um aspecto muito importante para marcas que querem fidelizar os clientes. Segundo dados da Capterra, plataforma de comparação de softwares, 73% dos consumidores dizem adorar uma marca devido ao serviço de apoio ao cliente. Esse apoio não precisa ser relacionado apenas a serviços de SAC, mas conseguir se mostrar disponível para quando o consumidor precisar.
Por atuar em várias frentes a agência que se propõe a ser completa na oferta de serviços consegue manter tudo alinhado de forma que a mensagem passada seja a mesma, evitando ruídos de comunicação.
Fazer isso reflete diretamente na forma que a marca é percebida no mercado, pois um estudo de comportamento do consumidor mostrou que 94% dos clientes são provavelmente leais a uma marca que oferece total transparência.
Para oferecer transparência para o consumidor é preciso que a conversa entre público e a empresa seja a mesma em todos os canais de comunicação, por isso, é importante criar uma estratégia de comunicação integrada.
Para facilitar o entendimento, pense que a sua marca é uma pessoa que durante a mesma conversa diz frases desconexas e de formas diferentes, fica complicado de entender, certo?
Agora pense nessa situação, mas estando no corpo do seu cliente. Como a sua marca espera ser atrativa e memorável se não consegue estabelecer uma conversa que faça sentido? Esse é o conceito da comunicação 360°.
Não basta investir em várias estratégias e estar em vários lugares ao mesmo tempo, é preciso saber como ocupar esses espaços digitais de forma consistente e que seja congruente em todos canais.
Conseguir criar conexões que aumentam a proximidade do cliente com a empresa é o principal pilar do conceito de comunicação 360° que faz com que agências de comunicação completas se diferenciam de modelos tradicionais, continue lendo para entender o motivo.
Porque a sua marca deve buscar uma agência de serviços completa ao invés do modelo tradicional? Entenda
O principal diferencial de agências que se propõem a serem completas são focadas não apenas em divulgar produtos e serviços, mas cuidar da marca como um todo.
Se você está lendo esse texto com atenção, deve ter percebido que durante o conteúdo falamos algumas vezes sobre a integração de estratégias, justamente por ter tudo centralizado no mesmo lugar é possível combinar métodos de trabalho.
Por estar tudo em um só lugar, a assertividade da estratégia aumenta, conectando todos os serviços em um só lugar, como texto para blog, social media, e comunicação interna, por exemplo.
No exemplo citado, é possível que os três serviços trabalhem juntos, ao invés de parecer que cada um está indo em uma direção diferente e comunicando para pessoas diferentes.
Empresas baseadas em modelos tradicionais podem focar na qualidade dos serviços que já entregam. Ao invés de desenvolver novas áreas, apesar de ser uma abordagem válida, o envolvimento dessas empresas com os projetos é restrito.
Por terem acesso ao que é realizado em outros projetos, caso existam estratégias sendo feitas com outros fornecedores.
Se você leu o texto até aqui, então entendeu a importância de contar com uma agência de comunicação que oferece estratégias completas para manter a comunicação com seu cliente de forma coesa e possível de converter. Agora conheça uma empresa que pode fazer isso por você. A Queissada Comunicação é uma agência de presente no Brasil e Espanha, que oferece diversos serviços na área de comunicação para empresas que querem conquistar um lugar de destaque e melhorar a forma de se relacionar com o público. Para entender mais, entre em contato para conversarmos sobre o seu projeto e alinharmos a sua estratégia!