Linking building é o segredo para tornar seu site relevante

O linking building é uma das principais estratégias de marketing digital para chegar ao topo do Google. Junto com o marketing de conteúdo bem estruturado, a chance de conseguir links é muito alta. Alguns donos de site ignoram essa estratégia, seja por desconhecimento dessa prática, ou por acreditarem que isso não é benéfico; por isso, nesse texto vamos explicar um pouco mais sobre como essa estratégia é valiosa para levar uma página ao topo da página de busca. Leia com atenção.

Como o linking building ajuda a sua estratégia digital?

Faz alguns anos em que usar backlinks era visto como uma prática que não deveria ser usada. Na época, o motivo era pela manipulação de conteúdo feito por alguns sites e isso acabava prejudicando o usuário.

Para ficar claro, vamos voltar um pouco no tempo e entender como isso era feito. Há algum tempo, o Google usava apenas palavras-chave para categorizar os links dos sites na página de busca. 

Por causa disso, muitos profissionais começaram a produzir conteúdo apenas para ficarem bem colocados nas buscas, porém essas páginas não traziam conteúdo de valor que estivesse de acordo com a intenção do usuário.

Essa é a principal finalidade do Google. O que torna esse site muito acessado é a capacidade de oferecer respostas úteis para os usuários; essa certeza é o que faz com que as pessoas sempre voltem a usar a ferramenta diariamente.

Caso a ferramenta de busca não ofereça nada, ou não responda a nenhuma questão do usuário, todos deixariam de usá-la, ou seja, conteúdo de má qualidade afeta a reputação do Google. 

Para evitar perder credibilidade e refinar a capacidade de entregar os melhores resultados, o Google passou a considerar os links em outros sites, chamados de backlinks, como um fator de confiabilidade em uma página.

Por causa disso, as regras mudaram um pouco. Não bastava apenas criar conteúdo com as palavras-chave certas, mas incluir links para dentro e fora do site. A intenção do site foi das melhores, mas alguns produtores de conteúdo passaram a reproduzir o que faziam antes.

Quanto mais links uma página tem, mais autoridade ela ganha para o algoritmo. Por causa disso, alguns sites começaram a usar técnicas de compra de links para aumentar a relevância do conteúdo.

O resultado foi que o problema citado anteriormente voltou; a página que aparecia em primeiro não necessariamente era a que melhor resolvia dúvidas e respondia às questões do usuário, mas tinham muitos links de outros lugares, às vezes fora de contexto.

Nessa época, muitos sites se beneficiaram da comercialização de links entre sites para ganhar destaque na SERP. O jeito de resolver isso foi, novamente, uma atualização do algoritmo do Google. 

O algoritmo Penguin tornando as regras para link building mais rígidas

Para evitar a proliferação de backlinks artificiais, em 2012 o Google lançou a atualização do algoritmo, que ficou conhecida como Penguin. Entre muitas novidades que essa versão trouxe, a mais impactante foi a capacidade de perceber a qualidade dos links.

Com essa alteração, conteúdos de baixa qualidade que tinham muitos backlinks foram penalizados pelo site. 

O algoritmo passou a entender o contexto dos algoritmos, ou seja, backlinks inseridos em texto âncora que não faz sentido com o contexto do conteúdo e site insistindo na marcação.

Para não restar dúvidas, o texto âncora é a palavra clicável onde o link é inserido, caso isso não seja natural, o Google pune os links.

Desde a atualização para o Penguin, o que passou a ser valorizado não é apenas a quantidade de links, mas a qualidade dos domínios que apontam para o seu site.

A lógica da conquista de backlinks, e motivo que a torna muito valiosa, é que para o buscador cada link em um site é como se fosse uma indicação de qualidade.

A recomendação desses sites é percebida como se o site estivesse sendo reconhecido como dono de credibilidade.

Essa transferência de credibilidade de uma página para outra é chamada de link juice; quando uma página se atrela a outra, ela passa a fazer um “voto” na veracidade, confiança e qualidade da página que está referenciando.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo USerp com 800 especialistas de SEO, 67.5% disseram acreditar que os backlinks têm um grande impacto no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Essa distribuição de credibilidade não faz bem apenas para o Google classificar e indexar o site, mas também para o usuário, que tem a oportunidade de aprofundar o conhecimento durante a leitura de um texto.

Agora que ficou claro que não existe problema algum em fazer link building em sua estratégia digital, graças às atualizações do Google, continue a leitura para entender a importância dessa prática.

Em um estudo chamado The State of Link Building Report 2022, feito pela Aira, 94% dos profissionais entrevistados disseram que acreditam que o Google vai continuar usando links como sinalizador de ranqueamento nos próximos anos.

Agora que você entendeu como o linking building pode ser útil, vamos focar no conceito. Continue lendo para entender o que é essa prática.

O que é linking building? Definição para não esquecer

A estratégia de linking building tem como foco conquistar backlinks de outros sites para aumentar a reputação da página e força do domínio e dessa forma, obter mais relevância na página de busca e aumentar a chance de ficar bem ranqueada.

Sempre prestando atenção na qualidade do domínio de referência para que o robô do Google não entenda os links como spam.

Poucos links não são sinal de que algo precisa ser melhorado; desde que o domínio seja relevante e realmente faça sentido, pois isso afeta a estratégia de SEO.

O contexto do site também é muito importante. Se o seu site faz um link para outro que não tem nenhuma ligação com o site, pode parecer artificial. 

Além de autoridade e contexto, existe um detalhe técnico que é muito importante: o tipo de link que é colocado no conteúdo. Vamos explicar a diferença entre os dois tipos.

Entenda a diferença entre link dofollow e nofollow, saiba como cada um impacta as suas páginas

Existem dois tipos de links que podem ser feitos em páginas do seu site; um é conhecido como dofollow e outro como nofollow. Essas duas palavras podem parecer muito parecidas, mas vamos explicar.

  • Links dofollow: Passam um pouco da autoridade de um site para outro;
  • Links nofollow: Não passam autoridade de um site para outro.

Apesar de não passar credibilidade, não significa que links nofollow devem ser ignorados. A pesquisa da USerp mostrou que 54% dos profissionais acreditam que links com nofollow melhoram a autoridade, enquanto 34% acreditam que gera impacto, mas não sabem como.

Backlinks que não passam autoridade devem ser usados para fornecer mais profundidade ao conteúdo, e para entender como essa estratégia ajuda na experiência do usuário, continue a leitura.

Linking building não ajuda apenas o algoritmo do Google, mas também o seu usuário

Os valores que o site mostra para o Google para ficar bem ranqueado, como confiança, credibilidade e qualidade das informações, são os mesmos que a página deve passar para o usuário. 

Quando um usuário escolhe um site na página de busca, é indicado para o Google que naquele endereço existe conteúdo de valor, e isso pode mudar a classificação na página a longo prazo.

Dessa forma, ao conquistar o seu usuário, é provável que ele retorne ao seu site mais vezes, aumentando o número de acessos e permanência na página.

Para fornecer uma boa experiência, os backlinks são muito importantes, pois cada texto marcado é como uma porta aberta para complementar o assunto tratado no conteúdo.

Com um conteúdo bem estruturado, é possível manter a atenção do visitante por muito tempo. Segundo dados da pesquisa The State of Link Building Report 2022, 68% afirmaram que usam marketing de conteúdo para gerar links.

A produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes para produzir ativos linkáveis, que podem ser inseridos em sites de terceiros e levar outras pessoas para dentro do seu endereço.

Lembra quando eu disse que cada link é uma porta aberta? Então, isso está totalmente ligado com o emaranhado de links que a internet se tornou hoje em dia, com muitos sites trocando link de forma natural, buscando tornar o conteúdo completo.

Se você leu esse texto até aqui, então conheceu um pouco sobre a mudança de algoritmo feita pela Google usando backlinks como fator de ranqueamento, o que há mais de dez anos favorece as estratégias de linking building. 

A reputação de um site na internet é tão importante quanto a de uma pessoa pública fora do mundo digital. Para cuidar desses dois mundos complementares entre em contato com a Queissada Comunicação, agência de RP Full Service, presente em no Brasil e na Espanha. Você pode nos seguir nas redes sociais e acessar nosso blog para conhecer um pouco mais sobre nosso trabalho, e encontrar conteúdos valiosos como esse que acabou de ler. Para mudar o status da imagem da sua marca ou site, basta entrar em contato conosco 

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Gustavo Souza – seo@queissada.com.br – (11) 96975 3294

Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674 5960

Juliana Queissada – contato@queissada.com.br – (11) 99813 6291

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.