Entenda o que é o retorno sobre investimento em comunicação

O retorno sobre investimento é uma métrica fundamental em estratégias de comunicação, no mundo dos negócios ligados a sigla ROI recebe olhares de gestores, colaboradores, investidores e clientes. 

Contudo, será que cada uma dessas pessoas sabe o que essa sigla representa quando se trata de estratégia de comunicação de assessoria de imprensa? Apesar de muitos profissionais entenderem a importância dessa métrica, cada setor e cliente podem analisá-lo de formas um pouco distintas. 

Nesse texto  você vai entender como o retorno sobre investimento ajuda a medir a aplicação no serviço de assessoria de imprensa.

O que é retorno sobre investimento, ou apenas ROI?

O ROI, métrica que mostra o quanto a empresa obteve sobre o retorno feito, é fundamental para as assessorias de imprensa mostrarem de forma prática como a sua atuação trouxe resultados positivos para a empresa, após a execução de uma estratégia. 

De forma clara o ROI tem como objetivo mensurar quais foram os ganhos que a empresa teve tendo como base o investimento feito. 

Essa não é a única métrica que deve ser levada em consideração no momento de mensurar o retorno sobre investimento, outros aspectos como:

  • Número de visitantes do portal;
  • Tipo de público;
  • Reconhecimento do site;
  • TIpo de assunto

Sabemos que quando se trata de assessoria de imprensa, o retorno sobre investimento é um dos pontos onde clientes interessados em investir tem mais dúvida no momento de entender relatórios e conseguir compreender como a empresa foi ajudada pelo serviço.

Nesse caso, o retorno sobre investimento possibilita saber quanto o cliente economizou pela obtenção do espaço em um portal de notícia de forma orgânica. 

Levando em consideração que cada portal tem um valor a ser pago para abrir espaço para que matérias de fora sejam publicadas, conhecido como conteúdo patrocinado, quando isso é feito de forma orgânica esse valor é economizado pelo cliente. 

Por isso, essa métrica ajuda a entender a lucratividade da estratégia, auxilia na criação de metas de comunicação tendo como base dados. 

Se você está lendo esse texto até aqui, entende como o retorno sobre investimento é usado em estratégias de comunicação de assessoria de imprensa, para saber sobre os diferentes tipos dessa métrica continue lendo o texto. 

Saiba quais são os diferentes tipos de retorno sobre investimento

ROI pelo número de publicação

Esse tipo de retorno sobre investimento é feito baseado na reputação da marca antes e depois de uma ação ser realizada, como a publicação de uma matéria em um portal, ou o especialista ligado à empresa conceder uma entrevista para um veículo de comunicação.

Dessa forma é possível saber qual o retorno que a produção do conteúdo trouxe para a marca com a ajuda da assessoria de imprensa. 

ROI por assunto

Quais assuntos são importantes para a sua marca? Qual tipo de tema gera maior retorno para sua empresa? Onde é mais fácil conquistar espaço na mídia?

Essas três perguntas podem ser respondidas com o retorno sobre investimento focado no assunto para entender como cada um impacta na reputação da marca. 

Quando se pensa em visibilidade na mídia é comum acreditar que assuntos que são mais gerais tendem a resultar em um retorno sobre investimento muito maior, pois muitas pessoas estão pautadas por aquele assunto, porém isso pode não ser verdade.

O fato é que se muitas pessoas estão falando sobre algo a atenção do público está muito dividida, então será mais complicado se destacar com conteúdo relacionado. 

Claro que pegar as discussões do momento pode ser muito benéfico, mas às vezes vale buscar por temas mais específicos com menor concorrência, isso faz com que o ROI seja mais qualificado.

ROI por produto

Esse tipo de ROI é calculado para que gestores entendam qual produto tem mais aderência com o público e ajudam a promover a marca. 

Essa informação pode ser usada de forma estratégica para ajudar a assessoria de imprensa a promover o que a empresa oferece, ou a criar pautas específicas para esses produtos.

ROI por veículo de mídia

Existem vários tipos de mídias que estão ficando cada vez mais segmentadas, isso possibilita escolher com maior precisão o tipo de público e formato quando o especialista aceitar conceder entrevistas.

Cada tipo de formato de mídia oferece um resultado diferente dependendo do canal, do público, da linguagem e do engajamento da audiência. 

Essas variáveis podem ser trabalhadas pela assessoria de imprensa para que o cliente seja inserido em lugares com audiência que faz sentido ter conversar e estão abertas a potencialmente conhecer a marca e as soluções oferecidas.

Agora que você entende o que é o retorno sobre investimento e quais são os tipos existentes no mercado de comunicação, continue lendo para entender como isso pode ser acompanhado. 

Saiba como acompanhar o retorno sobre investimento

Defina o que quer mensurar com o ROI

Tão importante quanto entender porque o ROI é importante e como ele pode ser mensurado de diversas formas, é conseguir definir para que esse métrica serve. 

Não fazer isso é o que causa a maioria das dúvidas nas empresas quando buscam entender para que essa métrica serve. 

Se você leu esse texto com atenção percebeu que muitas vezes o retorno sobre investimento foi tratado como métrica que simboliza a economia para divulgação em sites e portais, mas os objetivos podem ser outros:

  • Reconhecimento da marca;
  • Conscientizar sobre o lançamento de marca ou produto;
  • Melhorar a percepção do cliente;

Essas são algumas metas que podem ser definidas com o uso do ROI em estratégias de comunicação de assessoria de imprensa. 

Ferramentas de análise de investimento

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para mensurar o ROI de uma estratégia de comunicação.

Importante deixar avisado que cada plataforma costuma variar um pouco os resultados, por isso antes de escolher saiba de qual forma que isso é feito para entender qual mais se encaixa com o seu negócio.

Audiência segmentada

A segmentação de audiência é um ponto base para definir a ROI, isso não trata apenas da audiência do portal, mas também sobre o tipo de notícia e o segmento em que o conteúdo é inserido.

Entender isso é importante, pois alguns sites segmentados costumam ter valoração mais baixa, pela divisão de público, enquanto aqueles que são generalistas passam pela situação oposto. 

Antes de avaliar a valoração conquistada, busque entender o tipo de público que acessa o portal, pois acertar nisso faz com que o retorno seja maior do que o esperado.

Se você leu esse texto até aqui, então entende como mensurar o retorno sobre investimento em estratégia de comunicação e porque essa métrica é muito importante para o seu negócio e entendeu quais são os diferentes tipos que existem.

Se você está lendo esse texto deve estar interessado em conhecer mais sobre estratégia de assessoria de imprensa para o seu departamento de comunicação, para saber como aumentar seus resultados entre em contato com a Queissada Comunicação, para conhecer nosso trabalho acesse nossas redes sociais ou entre em contato.

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.