O poder de contar histórias é conhecido a muito tempo, quando bem feito tem um potencial de conversão enorme como ferramenta de marca para atrair novos negócios, investidores e parceiros para o seu negócio.
Nos dias de hoje se a sua empresa não está nas redes sociais é como se não existisse, seja no Instagram, Tik Tok, Facebook, mas quando falamos de rede profissional, o linkedin é o líder.
Essa ferramenta traz muitas chances de fazer o seu negócio crescer em autoridade e reputação, é sobre isso que falaremos neste texto.
Liberando o potencial da sua marca, contar histórias no Linkedin para conquistar novos clientes
O Linkedin é uma rede para conectar todas as pessoas. Vai bem além de buscar vagas de emprego e conteúdo sobre mercado de trabalho, entender isso é fundamental para conseguir contar histórias que engajam e atrair possíveis novos clientes.
Quando uma marca se posiciona no Linkedin o ideal não é tentar falar apenas para dois públicos: consumidor final e o algoritmo.
A comunicação deve ser pensada para criar relacionamento com quem consome. Ainda estamos falando de uma rede focada em profissionais, então como encontrar o equilíbrio de uma postagem que fala sobre a sua empresa, mas sem exagerar na forma de fazer isso? A resposta é o storytelling.
O que é storytelling?
O termo se refere a técnica de contar histórias que são envolventes, que despertam emoções e captam a atenção do ouvinte, resultando em engajamento real.
Essa forma de pensar a estratégia de comunicação é muito usada em palestras e apresentações onde o interlocutor busca falar sobre algo de maneira instigante e atrativa.
Algumas pessoas que falam bem em público, apenas estão contando uma boa história de forma que prendem a sua atenção sem que você perceba.
Saber como contar a história da sua empresa é um diferencial para conquistar a atenção das pessoas e aproveitar a oportunidade de expor ideias com clareza.
Entenda o poder de contar boas histórias no Linkedin
No Linkedin uma boa história tem potencial de fazer com que a sua empresa ganhe a disputa principal das redes sociais: a conquista de atenção.
Muitos perfis se esforçam diariamente para atrair o mesmo perfil de cliente que você com postagens que o deixam envolvido.
Obter engajamento real não é uma tarefa fácil, para isso é necessário estratégia de postagens de conteúdo de valor no Linkedin de forma constante.
Saber contar uma boa história é essencial para chamar atenção do usuário e guiá-lo por todos os parágrafos enquanto absorve o que está sendo dito e despertando o interesse.
Saber contar uma história nas redes sociais ajuda a fazer com que diversas pautas consideradas corporativas se tornem mais palpáveis para o público geral.
Assuntos como relacionados ao universo da empresa que são interessantes apenas para quem faz parte do setor como por exemplo:
- Histórias dos gestores;
- Visita em clientes;
- Participações em premiações;
- Fechamentos de acordos;
- Assinaturas de contrato;
Essas pautas podem ser interessantes para o seu público tanto quanto é para as outras empresas parceiras. A boa capacidade de contar histórias transforma assuntos que servem para promover a empresa em conteúdo de valor.
Uma forma de fazer isso é falando sobre cases, ao invés de focar apenas nos números e os resultados obtidos. É válido contar como o projeto começou, quais foram os desafios, ajustes e entrega.
O Linkedin possibilita que as empresas tenham o próprio controle da narrativa sobre o espaço que ocupam no mercado, então porque não aproveitar isso para demonstrar os valores e propósito da marca através de conteúdo?!
Saber contar histórias serve para introduzir um produto ou serviço, mas também desperta interesse nas pessoas que compõem a empresa, pois todos têm algo para compartilhar, e com a sua empresa não seria diferente. Os seus colaboradores são agentes transformadores da sua marca.
Quando a sua empresa consegue engajar consumidores com uma história interessante são criadas conexões mais profundas do que a regida pelo consumo.
Como contar histórias ajuda a construir autoridade
A construção de autoridade nasce de relações mais profundas entre consumidor e empresa, e como toda história é necessário um começo.
Ninguém é percebido como especialista de primeira, então comece apresentando a sua empresa para seus clientes, mas não precisa se apressar e falar dos produtos e diferencial do negócio, foque em passar valores e visão.
Com o tempo as pessoas ganharão confiança na mensagem e passarão a enxergar o negócio como autoridade no mercado, gerando empatia pela marca.
Existem diversas formas que a sua empresa pode usar para transmitir uma história que engaja no Linkedin, seja transmitindo conhecimento, contando sobre como superou obstáculos, celebrando vitórias, e etc.
A estratégia da empresa de contar histórias no Linkedin faz que seja mais fácil reconhecer vulnerabilidades e tornar a percepção da marca mais próxima do consumidor.
O Linkedin é uma ótima forma de construir autoridade para sua marca, conhecer pessoas e criar conexões profissionais valiosas, mas para chamar atenção do seu público o que falta é uma boa história.
Se você está buscando uma forma de melhorar o engajamento do perfil profissional da sua empresa e fazer disso uma fonte de visibilidade e atenção é necessário estratégia de conteúdo e boas histórias para abastecer a audiência. Para melhorar o seu posicionamento na rede social mais importante no mundo dos negócios entre em contato agora com a Queissada Comunicação, que presta serviço de conteúdo para linkedin, e saiba como podemos revolucionar a forma de contar a história do seu negócio.