Escolher agências de assessoria de imprensa é essencial para as empresas que desejam ter seus produtos e serviços divulgados de forma orgânica.
Acertar na escolha da agência é muito importante para evitar frustração com os resultados entregues. Mas você sabe como fazer isso?
Se você quer aparecer nos veículos de comunicação e disputar o mesmo espaço que o seu concorrente, leia esse texto até o final, pois é onde vamos falar tudo que você precisa saber para contratar uma agência de assessoria de imprensa.
O que considerar quando escolher agência de assessoria de imprensa?
Escolher uma empresa para prestar serviço de comunicação é algo que alguns gestores podem considerar uma tarefa fácil, mas a verdade não é exatamente essa.
O motivo é simples, pensar na agência de assessoria como apenas um produto, considerar que o importante é apenas o preço e a conveniência do serviço. Quando na verdade a estratégia de comunicação é algo muito mais importante do que algumas empresas conseguem perceber.
Antes de você conhecer o que deve realmente observar ao decidir qual agência de assessoria contratar para ganhar espaço na imprensa, vamos dar uma dica extra que, talvez, o seu concorrente saiba e você ainda não.
Planejamento de comunicação é algo muito sério, pode abrir caminhos para sua empresa, por isso não pense no trabalho da assessoria de imprensa como mais um serviço, mas como parte estratégica para conhecer do seu negócio.
Agora que isso ficou claro, vamos falar sobre o que você precisa ficar atento quando decidir por uma empresa para estruturar a relação da sua empresa com os principais veículos de comunicação.
1) Analise os cases
O que todas as empresas que investem em estratégias de comunicação buscam é resultado, por isso durante a avaliação da qualidade dos serviços de uma empresa é importante ver o que já foi feito, como forma de acompanhar o histórico de outros trabalhos.
Saber onde a agência pode levar o seu negócio é importante para alinhar as expectativas sobre a realização do trabalho e demanda que será absorvida pela empresa.
Enquanto estiver analisando resultados, não se esqueça que os cases só foram possíveis devido ao trabalho dos colaboradores da empresa.
Estou me referindo aos processos, algumas empresas que buscam estratégias digitais acreditam que um case da agência pode ser replicado na empresa, apesar de por um lado isso servir como referência de método, mas o planejado é diferente.
O motivo é que empresas diferentes fazem parte de momentos distintos, não estamos tratando de tamanho de empresa, mas de segmento, público e motivação para implantar estratégia de assessoria.
Ao observar cases, preste atenção não apenas no final, mas no processo que foi feito para o resultado ser atingido.
2) Saiba se a escolha é compatível com seu negócio
Alguns gestores acreditam que escolher a empresa de comunicação certa conseguirá resultados excelentes e farão com que o próprio negócio cresça, sim é verdade.
Para que a parceria dê certo e a sua empresa possa colher os frutos de uma boa estratégia de comunicação é importante entender se existe encaixe entre os dois lados.
Entender se existe sintonia entre o que sua empresa procura e as soluções oferecidas pela agência de assessoria é essencial para evitar problemas com suas expectativas como cliente.
Estamos falando isso, pois alguns clientes com demandas específicas necessitam de serviços que não são todas empresas que podem oferecer.
A falta de reflexão dos serviços oferecidos pela agência faz com que você contrate um serviço esperando um resultado X, mas a agência é capaz de entregar Y.
A situação descrita acontece quando não existe compatibilidade entre a agência e a empresa, prejudicando a relação entre ambos e o desenvolvimento do trabalho. Mas fique tranquilo, isso não costuma acontecer com tanta frequência.
3) Não seja mais um
Sabemos como todo gestor enxerga o próprio negócio, com carinho e relevância no mercado e, com certeza, não quer ver a própria marca ser tratada como apenas mais uma empresa no mercado.
Então, quando escolher agências de comunicação, procure conversar com aquelas que tratam o seu negócio com o mesmo cuidado.
Enquanto em empresas grandes, o cliente tem a sensação de segurança dos processos, em empresas médias ou pequenas a sensação não deve ser diferente. Pense da seguinte forma, qual é o tamanho da sua empresa ao lado de outras do mesmo setor?
Levando essa reflexão para o mundo das agências de comunicação, a sua empresa pode parecer muito grande quando comparada a uma outra empresa, ou apenas mais um no mercado. Entender como o seu negócio será tratado dentro da agência é muito importante para a qualidade do serviço, a fim de gerar uma maior visibilidade da sua marca.
4) Saiba quais serviços sua empresa precisa
Ninguém sabe melhor do seu negócio do que você mesmo, mas isso não significa que você não deve se abrir para as sugestões da agência.
Saber o que a sua empresa precisa e o caminho que deseja seguir é de extrema importância, sem dúvida, quanto mais perspectivas puder passar no momento da contratação, melhor a estratégia de comunicação poderá ser adaptada.
A agência de assessoria de imprensa não é apenas um prestador de serviço, mas um parceiro para atingir objetivos junto com o seu negócio.
Isso significa que, em alguns casos, isso pode envolver soluções diferentes daquelas que você estava pensando, tenha isso em mente.
5) Nível de inovação das estratégias
No contexto digital é muito importante você buscar por uma empresa que ofereça estratégias que estejam de acordo com as práticas mais modernas do mercado.
Empresas que não buscam inovação acabam perdendo espaço no mercado para concorrentes.
No meio da comunicação não é diferente, por isso busque entender quais são as estratégias aplicadas.
6) Capacidade de mensurar resultados
Mais um tópico que fala sobre o resultado, mas este é diferente, pois se refere a capacidade da empresa que você quer contratar.
A capacidade da empresa de apresentar resultados mensuráveis é muito importante para justificar o seu investimento em estratégias de comunicação, por isso é importante buscar entender como isso chega até você, e qual a sua participação nessa etapa do processo.
A agência será capaz de apresentar indicadores relevantes para que você entenda o impacto que o esforço de conquista de espaço orgânico tem na sua empresa durante o andamento do projeto.
A dica é priorizar por agências que consigam demonstrar de forma clara o que estão entregando para a sua empresa em troca do investimento.
Agora que você leu esse texto até o final, já sabe o que considerar na hora de escolher uma agência de assessoria de imprensa que faça sentido para seu negócio, pois como falamos anteriormente, comunicação é coisa séria.
Para estruturar a sua estratégia de comunicação entre em contato conosco da Queissada Comunicação para conversarmos sobre a sua estratégia digital, estamos esperando o seu contato. Para conhecer mais sobre nosso trabalho, visite também nossas redes sociais! E venha tomar um café conosco!