A mídia espontânea é um tipo de ação muito valiosa para empresas que querem obter destaque no mercado em que atuam, principalmente com diversas formas de mídias disponíveis, como: a paga, voltada para anúncios segmentados, a mídia proprietária, canal de comunicação controlado pela própria empresa com conteúdos institucionais, e entre todas essas, a espontânea que pode ser obtida por Assessoria de Comunicação. Nesse texto vamos explicar o motivo da vaia de cada uma delas, então leia até o final.
Entenda o que é mídia espontânea e como ajuda empresas a obterem visibilidade
O termo mídia espontânea já dá um spoiler do seu significado, é o espaço conquistado por marcas em veículos de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira, isso é obtido através do trabalho da Assessoria de Comunicação.
O impacto da mídia espontânea pode ser muito relevante na percepção pública, segundo dados da Nielsen, empresa que revela estatística de audiência, 83% dos consumidores procuram fontes confiáveis de terceiros ao considerar uma compra.
O que gera mídia para o assessorado é conteúdo, seja em formato de texto, foto, vídeo, essas produções estão relacionadas com o aparecimento da marca de maneira orgânica, sejam através de informações, situações ou interações do cliente.
A mídia espontânea faz com que o conteúdo apareça em veículos de comunicação de forma espontânea e seja propagado para outros lugares, que proporciona a marca ganhar projeção que pode ser regional, estadual ou nacional, dependendo da força da pauta.
Agora que você entende o que é mídia espontânea pode surgir a dúvida: ‘por qual motivo um canal de comunicação faz a divulgação de uma notícia sem que esteja recebendo nada por isso?’
A resposta para essa questão é simples, audiência, empresas de comunicação estão sempre buscando pautas que façam sentido para a audiência que os acompanha e precisam de conteúdo novo o tempo todo.
O conteúdo produzido para gerar mídia espontânea costuma ser no estilo jornalístico, sobre uma pauta que seja de interesse tanto do veículo de comunicação quanto da sociedade, para chamar atenção e através disso, visualizações, compartilhamentos e interações.
Para empresas que buscam divulgar a sua marca ou notícias em jornais ou portais de grande porte, os jornalistas analisam o conteúdo e verificam se está baseado no interesse público e na inserção orgânica, podendo servir também como pauta para tv, revista ou rádio.
Quando uma empresa aparece de maneira natural em uma reportagem de jornal, o veículo não ganha dinheiro, mas mantém o interesse da audiência, o que é vital para vender publicidade.
Veículos de comunicação emprestam sua credibilidade para a empresa veicular uma peça de mídia espontânea, pois eles vendem para reter a atenção do público, quanto mais segmentado o canal mais qualificado é a audiência.
De acordo com o Relatório sobre Notícias Digitais de 2022, feito pela Reuters Institute, 48% dos brasileiros confiam nas notícias a maior parte do tempo, fazendo com que o país fique acima da média mundial no quesito confiança jornalística.
O conteúdo feito com ajuda de assessoria digital faz com que a empresa consiga maior penetração em espaços sociais do que no caso da propaganda, pois além de economizar dinheiro, a empresa atribui confiança atrelada a matéria.
O público de um canal de comunicação consegue diferenciar o que é propaganda e o que é jornalismo, o primeiro é essencialmente divulgação, enquanto o segundo é sinônimo de informação com viés de interesse público.
Conseguir que uma marca que possui os serviços de Assessoria de Imprensa seja citada em jornais e TVs é a estratégia clássica de mídias espontâneas, mas com o avanço da internet e o surgimento de sites menores que possuem com públicos específicos fez com que assessorias de imprensa voltasse também a sua atenção a esses lugares mais segmentados, não visando somente os grandes veículos.
Para que fique claro e você entenda como a obtenção de mídia espontânea pode ajudar a sua empresa, vamos dar esse exemplo: “é possível obter exposição sem investimento financeiro direto no canal, a moeda nesse caso é a qualidade de informação e o interesse popular.
Uma pesquisa realizada pelo HostGator, empresa de hospedagem de sites, revelou que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir em presença digital durante o período da pandemia, ou seja nos últimos três anos.
A internet é um território para marcar o seu negócio presente com ajuda da assessoria digital, pois segundo a mesma pesquisa, 64% desses negócios observaram um aumento nas vendas.
Ganhar credibilidade e autoridade são alguns dos benefícios que uma empresa recebe ao contar com Assessoria de Imprensa para buscar mídias espontâneas, colocando a marca em evidência para o público certo. O espaço midiático faz com que a empresa fique em evidência sempre que uma pauta relacionada aos seus serviços esteja no radar do jornalista.
Logo, esse tipo de mídia viabiliza a possibilidade do especialista ser convidado para entrevistas, fazer citações em matérias ou participar de reportagens.
Caso o especialista oferecido pelo assessor à entrevista precise de ajuda para falar em público ele pode ser auxiliado pelo profissional de comunicação.
Se já ficou claro como esse tipo de mídia pode te ajudar, vamos aprofundar esse conhecimento explicando a diferença entre os dois principais espaços midiáticos. Leia com atenção.
Entenda os dois tipos de espaços editoriais e como são diferentes
Espaço editorial
Composto por veículos de comunicação tradicionais, rádios, televisões, portais de notícias, têm a intenção de informar e levar conteúdo jornalístico para os consumidores. As publicações seguem critérios de utilidade que podem ser de:
- Interesse popular;
- Fator notícia;
- Utilidade pública;
- Prestação de serviço.
Espaço publicitário
O teor do conteúdo que aparece nesse espaço é de controle total de quem publica, com liberdade para falar o que desejar, desde que pague o valor necessário.
Esse tipo de espaço costuma deixar claro a intenção da empresa ao informar sobre os benefícios e vantagens de seu produto, pois soa muito parcial.
Se você chegou até aqui neste conteúdo, então deve estar querendo saber como conseguir mídia espontânea para sua empresa ganhar credibilidade, e esse é nosso próximo tópico.
O foco do trabalho da assessoria é informar a sociedade, mas colocar o assessorado em evidência, e com isso conseguir mídia. Existem algumas técnicas para conquistar esse espaço tão importante, conheça alguns.
Ficar atento às atualidades
O conteúdo produzido pelo assessor deve ser atrelado a um acontecimento atual para atrair atenção dos veículos de imprensa, favorecendo a divulgação.
Por isso é fundamental treinar a observação dos fatos e se perguntar, é possível encaixar a minha empresa nesse assunto? Caso tenha dúvida, sempre esteja atento às recomendações da Assessoria de Comunicação para ideais ganchos de pauta.
Seja uma fonte de dados
Muitas matérias sobre assuntos variados são escritas diariamente por jornalistas que precisam embasar as informações em dados para mostrar a relevância do assunto ou apresentar contexto.
Sempre que isso é feito, a fonte que fornece o dado é citada, nesse momento a sua marca pode participar como origem de informação confiável, e caso seja citada em um site, a empresa pode incluir o link direto para o seu site.
Investir em pesquisas que servem como conteúdo de qualidade abastecem o material de jornalistas que cobrem assuntos do seu setor. Essa é uma forma de ganhar espaço midiático de forma orgânica.
Contrate Assessoria de Imprensa
Durante todo o texto ficou evidente o papel da Assessoria de Comunicação para ajudar na produção de conteúdo de qualidade para gerar mídia espontânea.
Além de preparar materiais, esse profissional tem olhar estratégico para mapear o seu negócio e entender como a empresa está sendo percebida pela opinião pública, descobrir pessoas influentes que podem servir como contatos estratégicos.
Esse profissional busca fazer a ponte entre a empresa e os canais de comunicação de maneira que a marca passe confiança para o público alvo.
Uma pesquisa chamada PPI Brasil 2021, (Purpose Premium Index), feita em parceria com Inpress Porter Novelli e Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) mostrou a importância dos valores de uma empresa. A pesquisa envolveu 2.500 respondentes, e mostrou que 90% dos participantes confiam em empresas com propósito, enquanto 88% preferem comprar de marcas que defendem algo maior que seus próprios produtos.
A postura da marca perante o público é fundamental para conseguir credibilidade, nessa pesquisa, 76% dos participantes disseram perceber quando uma empresa age de forma contrária a seus valores.
Para que a sua empresa consiga usufruir das vantagens da mídia espontânea e fazer parte das questões sociais mais importantes, sempre demonstrando posicionamento coerente, entre em contato com a Queissada Comunicação, uma agência de RP Full Service que está presente no Brasil e na Espanha. Em cada site você encontra textos diferentes sobre temas relevantes, e também pode acompanhar nossas redes sociais. Venha conhecer nosso trabalho, entre em contato conosco!
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