Profissão social media: essencial na comunicação empresarial

Social media é uma profissão relativamente nova no mercado brasileiro, mas certamente já ouviu falar sobre o que esse profissional faz, não é mesmo? Muitas pessoas acreditam que a função desse profissional se resume apenas a ficar o dia todo no perfil de grandes empresas ou marcas fazendo postagens e rolando o feed para baixo, observando o que outros perfis estão postando. Na verdade, esse profissional passa muito mais tempo fora das redes sociais. Para entender mais, leia esse texto.

Entenda como é o serviço de um social media de verdade

Quando você vê uma postagem feita por um social media em qualquer rede social, saiba que aquilo é apenas o resultado de um serviço que engloba uma série de ações, pois quando o perfil é profissional não basta colocar no ar qualquer foto com uma legenda. 

O gestor de mídias sociais busca criar conteúdos para o perfil que administra. 

Conteúdo de valor gera engajamento, outra palavra muito importante nesse meio. Através de conteúdo de qualidade que é possível chamar atenção das pessoas e atrair novos seguidores para conhecer a empresa, os produtos e os serviços.

O seu cliente pode estar neste momento rolando a tela para baixo em uma das várias redes sociais, tudo o que você precisa fazer é criar postagens e começar uma conversa com ele.

O social media é responsável por gerir a comunicação da marca e fazer a ponte entre os produtos/serviços e o cliente final, nesse contexto, o conteúdo é essencial para fazer com que a conversa aconteça de forma humanizada. 

Segundo um estudo divulgado pela plataforma Cupom Válido, feita com a reunião das informações da Hootsuite e We Are Social (empresas de Marketing Digital), mostrou que o Brasil é o terceiro país que mais passa tempo nas redes sociais, o tempo chega em média a 3 horas e 42 minutos por dia. 

Considerando esses dados, é fundamental que diversas empresas tenham presença neste canal de comunicação para chegar ao consumidor. Então por qual motivo não aproveitar o potencial de atrair pessoas pelos conteúdos nas redes sociais?

Como foi falado antes, o trabalho do social media não é apenas passar tempo nas redes sociais vendo o que está acontecendo, claro, se manter atualizado é importantíssimo para quem trabalha com redes sociais, mas o trabalho que é feito envolve algumas etapas.

Continue a leitura para conhecer cada uma das etapas de trabalho de um gestor de mídias sociais e entender o que de fato faz esse profissional.

Planejamento e pesquisa

Tudo começa no planejamento, nesta etapa é definido o que vai ser postado com a aprovação do cliente, junto às pautas do que vai para o ar e outros detalhes de perfil do público.

O momento da pesquisa serve para embasar o que foi decidido na fase de planejamento e para fornecer dados sólidos para que o conteúdo seja produzido com informações e linguagem que fazem sentido para a necessidade do cliente. 

Criação de estratégia

Os posts feitos pelo social media têm o objetivo de engajar a audiência em conversas conectivas. Para fazer isso, o profissional precisa formular a mensagem certa para que as pessoas se sintam confortáveis em interagir, pois esse é o foco.

A criação de posts estratégicos é parte fundamental do trabalho de gestão de mídias sociais, os conteúdos postados devem ser colocados no ar no momento certo para que ocorra um aumento de audiência. O essencial é ter uma boa estratégia de periodicidade e entender qual o melhor dia da semana para as publicações.

O modo de se comunicar nas redes sociais muda muito rápido, por isso é importante que o profissional fique atento às tendências. 

Criação de conteúdo

A criação do conteúdo é a parte prática do trabalho diário do social media, neste momento as fases anteriores convergem em resultado através da postagem que chega até as pessoas.

Se você está lendo o texto até aqui, então já deve estar imaginando que não é apenas fazer a postagem, mas definir o formato, a legenda, a imagem e fazer com que tudo isso integre uma peça de conteúdo com mensagem coesa e que gere resultados.

Cada rede social tem particularidades relacionadas a quantidade de caracteres, tamanho da imagem, formato de conteúdo preferido pelos usuários, regras do algoritmo. Entender isso é fundamental para criar conteúdo que faça sentido para as pessoas e para a plataforma.

Interação com o público

O engajamento surge com foco no plano de ação do gestor de mídias sociais e equipe, por serem responsáveis pela comunicação e personificação da empresa perante o público. Um ponto importante para manter o relacionamento com o cliente, é que a marca responda as mensagens e retribua o engajamento.

Quando uma marca é citada em um comentário é importante que o social media, ou o community manager, responsável por monitorar o que é dito, não demore muito tempo para responder, pois nesse momento pode surgir uma oportunidade de negócio. 

A interação com o público é essencial para promover a empresa nas plataformas, pois isso faz com que o público se sinta próximo a marca, estreitando laços e criando relações de valor.

Monitoramento de métricas e análise de resultados

O monitoramento das métricas é fundamental para entender o comportamento do público e saber qual tipo de postagem funciona a partir das interações, como: comentários, curtidas, compartilhamentos. 

Um social media de sucesso sabe quais números são realmente importantes para definir o desempenho de uma peça de conteúdo em redes sociais, ao invés de focar apenas no design da arte. 

Essas informações são fundamentais para poder refinar a estratégia de postagem e entender quais as pautas você pode criar para a sua empresa converter em resultados, de acordo com o propósito da sua marca e demanda do seu público.

Analisando dados é possível mensurar o perfil e comportamento do público e com essas informações aprimorar a produção de postagens para que gerem melhores resultados.

Se você leu o texto até aqui, parabéns! Agora você entende que a gestão de mídia social não é apenas fazer postagens em todas as redes sociais, mas que existem várias etapas antes do conteúdo ir ao ar.

Entenda o motivo de um social media ser fundamental para a sua empresa

Existem empresas que sabem que as redes sociais são um canal muito importante para chegar a diversos clientes, uma pesquisa realizada pela RD Station com 297 profissionais de marketing digital, no ano passado, mostrou a relevância do uso das redes sociais. Entre as informações que foram reveladas, existem duas que chamaram a atenção:

  • 100% dos entrevistados responderam de forma afirmativa que é importante usar mídias sociais em estratégias de marketing;
  • Mais de 90% dos entrevistados consideram o Instagram a rede mais relevante para superar os desafios de transformar seguidores em clientes e aumentar as conversões e fidelizações. 

Para que as conversões aconteçam é fundamental que a comunicação seja feita pela gestão de mídias sociais. 

Em alguns casos, as empresas não têm tempo para realizar as etapas que cabem ao profissional de gestor de mídias sociais e por isso os conteúdos nas redes sociais não saem com a qualidade que esperam.  

Considerando isso, é importante contar com um social media, pois ele(a) ficará responsável por planejar a comunicação estratégica do seu negócio, enquanto você pode focar em outras questões, seja operacionais ou ações estratégicas para a equipe. 

Se você leu o texto até aqui, então percebeu a importância de contar com um social media, principalmente nos dias de hoje, onde esses canais são fundamentais para a comunicação externa. Então para aproveitar todo o potencial das redes sociais, entre em contato com a Queissada Comunicação e conheça nossos serviços, estamos esperando o seu contato, seja no Brasil ou na Espanha!

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