Monitoramento de redes sociais, por que fazer para sua  empresa

Você sabe o que estão falando sobre a sua marca nas redes sociais? Quem são seus clientes? Essas duas perguntas podem ser respondidas fazendo monitoramento de redes sociais para buscar compreender como a sua empresa se posiciona em relação a concorrência no ambiente digital.

Para entender porque você deveria estar fazendo monitoramento de redes sociais neste momento, leia esse texto e saiba como essa prática favorece sua estratégia.

O que é monitoramento de redes sociais

O monitoramento de redes sociais é o processo de acompanhamento e mensuração de métricas e resultados ao longo do tempo das estratégias planejadas para uma empresa nas redes sociais. 

Nessa estratégia é usado os famosos indicadores chave de performance (KPI), para mensurar a eficácia do processo.

Importante ressaltar que apesar de existirem métricas diversas não são todas que precisam estar no relatório da sua empresa, pois cada dado aponta uma informação diferente.

Para saber quais realmente fazem sentido você precisa entender o que pretende extrair de informação relevante, pense qual é o seu objetivo com o monitoramento de redes sociais. 

A observação das redes sociais é feita de forma contínua e seguindo a estrutura de métricas estabelecidas previamente.

Observar as reações, menções e comentários e demais interações fornece a criação de reputação da sua empresa e mostra o que vem sendo dito sobre a sua empresa.

A partir do conhecimento disso é possível perceber como a sua marca está posicionada no mundo digital, algo mais que fundamental, pois não basta ter um perfil nas redes sociais na era em que a palavra do momento é engajamento.

Marcas que querem estar presentes nas redes sociais não devem acreditar que para criar presença digital é necessário apenas obter uma conta em rede social e aguardar o sucesso.

Para isso é necessário trabalho estratégico para alcançar resultados consistentes de forma definitiva para alcançar o posicionamento que gere participação da audiência.

Durante o processo de monitoramento é possível observar alguns pontos de importância que podem ajudar na conversa com a audiência e na produção de conteúdo:

  • Menções à marca;
  • Hashtags relacionadas;
  • Principais produtos ou serviços mencionados;
  • Principais termos usados nas menções;
  • Ficar atento aos concorrentes

Observar esses tópicos ajuda a saber quais assuntos a empresa pode buscar espaço e criar conteúdo sobre. 

Saber disso norteia algumas ideias de postagem que podem ser trabalhadas, considerando que é muito mais fácil obter presença onde já falam sobre a empresa.

Produzir conteúdo é essencial para alimentar a audiência com conteúdo que atraia para a marca, esse é o ouro da internet nos dias atuais, mas replicar o que outras empresas fazem não é a melhor estratégia.

Com exceção de assuntos que se tornam trends, desde que façam sentido para sua marca, não existe problema em reproduzir o formato, mas isso não significa deixar de lado a originalidade na entrega.

Saber monitorar as redes sociais é muito importante até para replicar conteúdo, pois entendendo o que a sua audiência gosta você será capaz de fazer as adaptações de identidade ou linguagem para criar engajamento, mesmo sendo se tratando de uma “trend”.

Por que você deve fazer monitoramento de redes sociais?

Mesmo sabendo que isso é algo importante, algumas empresas deixam de realizar ações com a devida atenção, por isso é fundamental falarmos sobre os principais motivos para que você comece a pensar sobre isso hoje.

Identificar crises

As redes sociais de qualquer empresa são mais do que apenas uma ferramenta de divulgação de produtos ou serviços, nos dias de hoje se trata também de um método de atendimento ao cliente.

Não é pouco comum que sempre que alguém tem uma experiência ruim com um produto um dos lugares de reclamação é em comentários na página da empresa.

Essa prática é mais do que comum atualmente, pois as redes sociais são um canal aberto entre vendedor e consumidor, então porque não transforma a insatisfação em oportunidade?

O comentário negativo do consumidor é a oportunidade de resolver algum problema e melhorar a experiência do usuário, o bom atendimento, demonstração de disposição para ajudar podem fazer com que a impressão de um comentário negativo seja alterada.

Colocando-se à disposição para solucionar o problema a empresa fortalece a própria imagem aumentando a credibilidade, pois o comprador estará seguro sabendo que caso precisem de ajuda poderá entrar em contato.

Melhora a compreensão da persona

Por meio das redes sociais é possível aprender muito sobre o seu consumidor e aprimorar o processo de venda pois será mais fácil de compreender quem é o seu cliente ideal.

Através da forma que cada pessoa interage com sua marca é possível criar um perfil ficcional do público-alvo para quem a comunicação deve ser direcionada. 

Por causa disso, as redes sociais são uma ótima forma de alcançar o seu público alvo e fazer a observação constante de possíveis mudanças no comportamento do seu público.

Identificar tendências

A partir da análise do comportamento do seu público chegamos a uma segunda questão pertinente a essa observação, a identificação de tendências.

De modo geral as redes sociais são uma ótima forma de saber quais são os assuntos mais relevantes naquele momento e através disso perceber quais são as tendências de busca, desejos, caminhos e consumo. 

Quando se trata da sua audiência não o mesmo conceito pode ser aplicado, através do monitoramento de redes sociais é possível saber quais são as principais tendências de consumo e assuntos relacionados a sua área de atuação.

Desta forma é possível criar uma estratégia voltada para conversar diretamente com essas pessoas e aproveitar oportunidades não apenas de negócios, mas também de criar conexões reais.

Conhecer as dores do seu cliente

Fazendo o monitoramento de redes sociais é possível saber quais são os principais desafios dos seus clientes, caso seja uma dúvida muito recorrente, então será vale pensar em fazer uma postagem para falar sobre a questão e apresentar soluções.

Dessa forma a empresa mostra que está atenta às dúvidas da audiência e preocupada em resolver a questão. Acompanhando esse texto você percebeu que fazer o monitoramento de redes sociais é fundamental para posicionar a sua marca no mundo digital, mas que para alcançar o sucesso é necessário olhar para os indicadores certos, caso você precise de ajuda para fazer isso, entre em contato com a Queissada Comunicação, ou conheça nossa rede social, e saiba como podemos ajudar sua marca a alcançar o sucesso.

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