Mídia paga ou orgânica, saiba qual o melhor

Em qualquer estratégia de comunicação, é comum haver dúvidas na escolha entre mídia paga e orgânica. Como gestores buscam o caminho mais eficaz para obter resultados rápidos e consistentes, é natural querer entender todos os aspectos de cada um desses canais para divulgar o produto e promover a empresa.

Antes de falarmos sobre a diferença de cada um deles, é fundamental dizer que não existe resposta única ou certa; a escolha é que depende dos seus objetivos. Dito isso, conheça um pouco mais sobre cada uma das abordagens.

O que é e como funciona a mídia paga?

A mídia paga é uma forma de anunciar online que envolve o uso de meios de pagamento. Atualmente, o método mais comum é através de plataformas de anúncios, mas outras formas de patrocínio para a exposição da marca também são consideradas. Esse tipo de estratégia costuma ser feita por empresas que querem resultados rápidos em curto prazo, bastando ter uma conta em qualquer plataforma que ofereça esse tipo de serviço. Uma estratégia que utiliza esse tipo de canal de comunicação pode favorecer o alcance da empresa, por causa do volume de entrega, além da variedade de opções para segmentar o público, fazendo com que seja possível chegar na pessoa ideal no momento certo.

Por outro lado, é necessário lidar com a competição pelas melhores palavras-chave para o seu negócio, geralmente isso funciona em formato de leilão. Quando alguns gestores descobrem o funcionamento desse tipo de anúncio costumam pensar que será necessário gastar muito dinheiro com palavras concorridas e que o retorno que terão não será suficiente para manter essa estratégia e ao mesmo tempo ter lucro. Isso nem sempre é verdade, existem maneiras de otimizar os termos desejados e conter gastos, fazendo com que seja possível chegar ao público certo. O segredo está em saber gerenciar os resultados e o orçamento da campanha.

Para fazer esse tipo de anúncio, há diversas plataformas para facilitar o seu entendimento. Neste texto, vamos dividir em 3 categorias:

Mídia paga em rede social

As redes sociais são ferramentas de comunicação muito fortes. Mas como se destacar no meio de tantos perfis pessoais e profissionais falando sobre assuntos diversos ao mesmo tempo?

Com anúncios pagos, nos dias de hoje, essas plataformas já entenderam o poder que tem em seus sites e permitem que qualquer usuário impulsione conteúdo, seja propaganda ou não, para alcançar mais pessoas.

Mídia paga em mecanismos de busca

Sempre que um consumidor tem uma dúvida, ele utiliza um canal de comunicação para buscar uma resposta: o mecanismo de busca.

A mídia paga nesse canal de comunicação exibe o link do seu site ou página específica em uma posição privilegiada no buscador, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados quando as pessoas pesquisam um termo relacionado.

Se isso parece excelente, é importante notar que esse tipo de link é exibido junto com o anúncio de propaganda, como forma de sinalizar ao usuário o tipo de conteúdo.

Neste modelo de anúncio, há duas formas principais de pagar o mecanismo de busca pelo anúncio, o CPC e o CPM, conheça cada um deles.

  • CPC: o valor médio cobrado por um clique no anúncio, sendo que o valor só é debitado caso haja a ação pelo usuário.
  • CPM: os custos são calculados apenas a cada mil impressões, quando o anúncio aparecer para o usuário.

Mídia paga em banners

Os banners que possibilitam espaço em mídia paga são imagens que aparecem em espaços específicos do site e levam o usuário para a página de destino, que pode ser a home do site ou uma página específica, como no anúncio do buscador.

O que é mídia espontânea e como funciona?

A mídia espontânea, como o próprio nome diz, se trata de toda exposição de marca ou produto que não depende de intermediação financeira para conquistar o espaço de veiculação.

Se tratando de estratégia de comunicação, esse tipo de mídia expõe a marca em portais de notícias, sites de jornais, ou insere o site na primeira página do buscador de forma orgânica, através de estratégias de SEO.

Essa forma de trabalhar a marca costuma levar mais tempo, pois é necessário criar relacionamento com jornalistas e fazer articulações com diversos interessados para conquistar o espaço de mídia.

Para garantir que o site da empresa apareça em primeiro lugar nos buscadores, é necessário trabalhar com palavras-chave específicas tanto no site quanto no conteúdo, além de realizar otimizações para que o site seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca.

A mídia espontânea ou orgânica, traz credibilidade para seu negócio, pois não é vista pelo consumidor apenas como propaganda, mas como conteúdo útil.

Agora que você entende o que é cada uma dessas formas de aumentar a visibilidade da sua marca, deve estar se perguntando qual delas é a melhor. Para descobrir, continue lendo.

Mídia paga ou espontânea, precisa escolher um só?

No começo do texto foi esclarecido que a escolha entre os dois tipos de mídia depende do objetivo que você tem para a sua empresa.

Acreditar que os dois modos de trabalhar são concorrentes é um erro comum, assim como pensar que ao escolher uma estratégia não é possível integrar também o outro modo.

A verdade é que a mídia paga e espontânea podem trabalhar juntas, já que cada uma traz vantagens complementares.

Enquanto a mídia paga trabalha o curto prazo, aumentando o alcance da marca para um público muito segmentado, a mídia espontânea trabalha o médio e longo prazo, aumentando a autoridade da empresa e facilitando a criação de relacionamento com os potenciais clientes.
Se você está interessado em trabalhar a marca da sua empresa de forma orgânica e fazer com que a sua empresa ou produto sejam mais conhecidos, entre em contato com a Queissada Comunicação, uma assessoria de imprensa especializada em promover seu negócio nos veículos de comunicação e buscadores. Para saber mais, basta acessar nosso site.

Compartilhe este post:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Latest Blog

Category

Contact Us If You Have Any Question

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.