Inbound Marketing: a importância da estratégia para empresas que querem crescer

Existem muitas empresas que possuem revistas impressas ou blogs, e isso é o que chamamos de Inbound Marketing. Na verdade, esse é o elemento principal, mas não é tudo. 

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que pode ser chamado também de  “Marketing de Atração” e tem conceitos que esbarram no Branded Content (Marketing de Conteúdo) . Isso porque é através da produção de conteúdo que você pode atrair novos clientes.

Segundo o Hubspot, identificar potenciais clientes é a principal dificuldade de 41% dos profissionais de marketing. Como consequência, 45% afirma ver como um desafio a tarefa de oferecer conteúdos e experiências personalizadas. 

Foi pensando nessas dificuldades que surgiu o Inbound Marketing. Sendo baseado em conteúdo Inbound Marketing aparece como textos em blogs, podcasts, e-books e outras possibilidades. 

As estratégias de inbound marketing ajudam a identificar os potenciais clientes de uma forma mais sutil do que o “outbound marketing” – que consiste em ligar para clientes, mandar e-mails sobre novos produtos e afins. 

No marketing baseado em conteúdo, as pessoas não precisam ser interrompidas para conhecer seu produto e pensar sobre comprá-lo. Com essa estratégia as empresas conseguem criar perfis sólidos de público-alvo, o que pode ajudar a conseguir cerca de 68% mais clientes.

Vale ressaltar que, ao oferecer mais do que apenas os produtos de um catálogo, a sua marca é incluída no dia-a-dia do seu possível consumidor. Além disso, ao oferecer diferentes tipos de informações e conhecimentos para seu público, você estará agregando valor à marca e ao produto.

Mas você sabe como e de onde surgiu essa metodologia?

História do Inbound Marketing

Com tanto “marketing digital” para lá e pra cá hoje em dia, talvez você pense que as estratégias de inbound marketing são um conceito novo. Entretanto, ele existe desde 1999, quando foi introduzido por Seth Godin no livro Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos e amigos em clientes.

Seth Godin é um dos marqueteiros mais notórios do mundo. Uma fama que conquistou por ser autor de 20 livros best-sellers, que foram traduzidos para cerca de 35 idiomas ao redor do mundo.

Em seu blog pessoal, Godin afirma que ser coordenador do “The Carbon Almanac” é o projeto mais importante de sua carreira. E, embora educar as pessoas sobre mudança climática seja fundamental no século XXI, o autor escreve também sobre liderança, abandono, empreendedorismo, ideias e marketing. 

Por ser criativo e assertivo, o autor conseguiu emplacar as ideias do “marketing de permissão” – por exemplo, criar estratégias de marketing menos invasivas –, até que em 2006 os fundadores da plataforma Hubspot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, de fato apresentaram ao mundo o termo “Inbound Marketing”.

Essa nomenclatura ganhou notoriedade em 2009, quando a dupla lançou o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. 

Porém, o que tudo isso significa para o seu negócio?

Os resultados que o Inbound Marketing traz

Se nesse momento o que a sua marca mais precisa é atrair clientes, as estratégias de Inbound Marketing podem ser as medidas ideais para resolver seus problemas. Com elas, seus potenciais clientes podem se tornar consumidores reais dos seus produtos.

Além disso, o inbound marketing permite reduzir os gastos com anúncios pagos, alcançam os consumidores ideais, ajudam a tornar a marca uma autoridade no segmento, é uma estratégia menos invasiva e menos dispersa. Portanto, você economiza, ganha um cliente novo e ele pode até tornar-se fiel à sua marca – já que a marca não pratica ações irritantes e agressivas. 

De acordo com dados do DemandMetric, as empresas que possuem blogs produzem cerca de 67% mais leads por mês do que aquelas que não tem. Ainda nessa questão, a pesquisa indica que 47% dos consumidores interagem com de 3 a 5 conteúdos da marca antes de agir para comprar algo.

Dentro dessa questão, dados do Hubspot indicam que 75% dos empreendedores veem as ações de SEO como “extremamente eficazes” ou “muito eficazes” para ajudar a alcançar os objetivos de marketing.

Pilares do Inbound Marketing

No entanto, aplicá-lo corretamente exige uma série de medidas diferentes. No marketing de conteúdo – assim como nesse segmento em geral – uma boa estratégia é aquela feita baseada nas informações do público-alvo. Como:

  • Dados sociodemográficos
  • Comportamento do consumidor
  • Atividades diárias
  • Interesses
  • Influências
  • Relação com consumo de conteúdo
  • Dados psicográficos

Dentro dessa questão, você pode pensar em encontrar respostas para as perguntas: o que o cliente pensa? o que o cliente faz? o que o cliente escuta? o que incomoda o cliente? o que ele precisa? o que ele quer? como medir o sucesso? Em qual ambiente ele está inserido? o que há de oferta para ele no mercado? e entre muitas outras. 

Para conseguir tudo isso, é necessário considerar sempre os pilares do Inbound Marketing:

  1. Conteúdo de qualidade
  2. Presença em mídias sociais
  3. Estratégias de mecanismo de busca

Diferenciais da especialização em Inbound Marketing

Assim como em qualquer texto, uma boa estratégia baseada em conteúdo de qualidade exige que o autor seja excelente na atividade de escrever. A escrita é uma arte e uma ferramenta. Logo, um bom escritor deve ser capaz de escrever de forma bonita e assertiva. 

No Inbound Marketing, o objetivo só é alcançado quando o autor domina esses dois elementos e as demais técnicas embutidas, como o SEO.

SEO, para os íntimos, é a sigla para o termo Search Engine Optimization (em português, otimização de mecanismos de busca). Nessa técnica, os profissionais estão em constante atualização para escrever qualquer tipo de conteúdo acompanhando as mudanças dos algoritmos e do público na Internet. 

Exigindo uma estrutura bem específica, o conteúdo SEO é feito com grande êxito quando o autor passou por um bom período de treinamento.

Por esses motivos, a Queissada Comunicação preparou a equipe ideal para criar seus conteúdos de Inbound Marketing. Para saber mais, entre em contato com a agência, que está presente no Brasil e na Espanha. Conheça também nosso trabalho através das redes sociais e nosso blog

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

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Letícia Maia – seo-offpage@queissada.com

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Juliana Queissada – contato@queissada.com.br – (11) 99813 6291

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