Como a comunicação digital com blogs beneficia empresas?

Estratégias de comunicação digital são vitais para qualquer empresa que espera que os esforços que são colocados no relacionamento com o público se transformem em um retorno positivo, seja no âmbito financeiro ou social, através de conhecimento de marca, consideração na decisão de compra e do avanço no funil de vendas. 

Uma estratégia de comunicação muito usada pelas empresas é a criação de blogs para falar sobre assuntos relacionados ao mercado em que atuam, assim como fazem em redes sociais, interagindo com diversas pessoas.

Em função disso, um blog serve como plataforma empresarial para se comunicar com seus clientes, e vão além das limitações de caracteres e regras de algoritmos das redes sociais.

Neste texto, vamos falar sobre como a criação de um blog pode ser parte fundamental da sua estratégia de comunicação, e para entender mais é preciso seguir a leitura até o final.

Entenda o por quê usar um blog como parte da sua estratégia de comunicação digital

Um blog que produz conteúdo de qualidade tem potencial para gerar negócios para a empresa, pois fortalece a presença digital da mesma que vai além das redes sociais e do site, ao compartilhar informações sobre o produto e serviço. 

Segundo dados compartilhados pela consultoria Ryan Robson, mostrou o impacto de empresas que podem ser encontradas no Google, negócios que usam blogs como ferramenta de comunicação digital aumentam em 434% a chance de classificações elevadas em sites de busca.

Para ser encontrado no Google é necessário produzir textos otimizados para SEO. Falaremos disso depois, primeiro é importante que você entenda como o blog pode ajudar a sua empresa. 

A internet possui muitos usuários em busca de informações de qualidade sobre diversos assuntos, aliás, uma dessas pessoas pode estar buscando algo sobre o nicho de mercado da sua empresa neste momento, e você, não pode perder tempo em mostrar mais a sua marca. 

Muitos usuários de internet em sites de busca estão perdidos, pois querem informações de qualidade e de confiança, mas não sabem onde encontrar respostas, nesse momento o blog se destaca com textos otimizados para SEO e conteúdo de qualidade. 

Sites que valorizam o conteúdo conseguem ganhar autoridade em sites de busca e em redes sociais, pois o link do texto pode ser compartilhado com outras pessoas, aumentando o alcance da empresa para novos públicos. 

O blog é um ferramenta de comunicação digital onde o maior gasto não é monetário, mas de tempo para produzir textos e outros formatos que façam sentido para o seu cliente, relacionado a dores que a empresa é capaz de resolver. 

Segundo informações do Active Blogs, empresa americana de produção de conteúdo, empresas que possuem blogs têm 67% mais expectativa de venda do que as que não usam essa estratégia de comunicação digital.

Isso acontece, pois o blog é uma plataforma gerenciada pela empresa, dando a liberdade para falar com seu público de acordo com a personalidade da marca. 

Com um blog bem estruturado é possível obter um bom rankeamento no Google de forma orgânica e atrair visitantes, dentre eles potenciais clientes, que estão interessados em um assunto relacionado ao seu produto ou serviço.

Os conteúdos de um blog servem de comunicação digital e podem ser feitos em vários formatos, como: 

  • Educar: Posts produzidos para explicar algo relacionado ao mercado ou produto oferecido pela empresa, tirar dúvidas, ou falar sobre como a sua empresa pode resolver o problema em questão;
  • Tutorial: Falar sobre o funcionamento de algo,  sendo uma espécie de guia sobre algo;
  • Listas: Usado para falar sobre dúvidas frequentes, ou soluções que o produto/serviço pode oferecer como benefícios e utilidades; 
  • Apresentação de caso de sucesso: Alguns sites de empresas tem páginas separadas para mostrar os cases de sucesso, e apesar de recomendações serem mais efetivas quando outras pessoas falam sobre você do que a própria empresa, blogs também são espaços para falar sobre as conquistas institucionais.

Antes de darmos seguimento no assunto, vai uma dica rápida para que a sua empresa ganhe credibilidade e seja bem falada pelos outros: conte com o apoio de uma assessoria de imprensa.

Seja qual for o formato escolhido, quando o usuário tem contato com a publicação, os dois lados ganham: ele ganha confiança na solução oferecida e a empresa ganha credibilidade, estabelecendo o que é chamado de relação ganha-ganha.

A utilização de blogs como parte da estratégia de comunicação digital vai além de atrair clientes, e pode aumentar o tráfego do seu site, influenciando na autoridade do site para os mecanismos de busca.

De certa forma, cada blog post é como um vendedor que trabalha 24 horas por dia e 7 dias por semana, exclusivamente, para promover o seu produto ou serviço que pode ser encontrado por qualquer pessoa com acesso a internet.

Pense na seguinte situação: se ao entrar em uma loja o consumidor rapidamente procura um vendedor para saber mais sobre o produto, então ele está intencionado a fazer uma compra, concorda?

No caso de estratégias de comunicação que usam o blog, a ideia é a mesma, quando alguém clica espontaneamente em um post do seu site, desde que esteja com bom rankeamento para ser encontrado, é porque existe interesse em fazer negócio, certo?

Essa compreensão é fundamental para saber como criar conteúdo integrado à jornada de compra do usuário, falando nisso, o blog atinge 60% dos consumidores durante a jornada de compra, segundo dados do Oberlo, empresa que constrói diversos negócios.

Os textos publicados são importantes principalmente para as etapas iniciais, para resolver dúvidas e apresentar as vantagens que podem ser obtidas, e também no meio do funil, falando sobre a empresa com mais facilidade.

Empresas que usam blog para comunicação digital e abastecem a página com textos otimizados para SEO de forma constante, apresentam mais chances de atrair visitantes de forma orgânica, sem precisar gastar com anúncios pagos.

Ao criar um blog post, as páginas com domínio do seu site se destacam, fazendo com que as chances de serem indexadas aumentem no Google.

Se você leu o texto até aqui, então entendeu como um blog post bem estruturado para conseguir um bom rankeamento pode integrar na estratégia de comunicação digital da sua empresa, e como o seu site pode se beneficiar disso no momento de gerar vendas.

Continue a leitura para descobrir o motivo da sua empresa começar a usar estratégia de blog na comunicação digital.

Descubra 4 coisas que apenas o blog pode fazer pela sua empresa!

Segundo a Nielsen, empresa mundial de pesquisa de marketing, 92% dos consumidores, em nível mundial, afirmam confiar em recomendações de amigos e familiares. Agora pense: “e se a sua empresa pudesse ser essa ‘pessoa’”.

Existem benefícios que apenas empresas que usam blogs conhecem, se você ainda não é uma dessas, então nós contaremos o que essas empresas fazem para você também fazer o mesmo e se conectar com o seu público. 

Por outro lado, se a sua empresa já segue essa ação como parte dos esforços de estratégia de comunicação, então vai se identificar com o que vem a seguir.

Atração de tráfego orgânico

A partir do momento que o blog é indexado nos mecanismos de busca, a sua empresa passa a ter mais chance de atrair tráfego conforme os conteúdos são postados. 

De certa forma, é como se ao criar um blog você acaba criando uma porta a mais por onde as pessoas podem entrar e conhecer o que você oferece, além da home do site e os canais de mídias sociais.

Fazendo uma analogia com o comércio, o blog coloca pessoas dentro da sua loja e busca mantê-las lá por tempo suficiente para tomarem decisão de compra, pois não é possível vender algo sem pessoas frequentando estabelecimento, concorda? 

Técnicas de SEO

Se você está lendo esse texto com atenção, desde o começo, deve estar esperando o momento em que vamos falar sobre as as técnicas de SEO, o momento chegou. 

Posts de blog são ótimos para aplicar técnicas de SEO, pois melhoram o rankeamento do conteúdo e aumentam as chances da página ser encontrada.

Essas técnicas se baseiam em atrelar a sua empresa a palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio, e quando um usuário tiver um dúvida e buscar pelo termo relacionado a sua empresa o seu site pode aparecer bem ranqueado. 

Em um texto otimizado para SEO, pautado na solução da dor de quem fez a busca, pode servir para explicar porque a sua empresa é a certa para fechar negócio.

Se tornar referência no setor

Todas empresas querem obter vantagens competitivas no mercado em que atuam, existem várias formas de conseguir isso, mas entre as possibilidades uma única é incontestável: se tornar referência no mercado. 

Empresas que são referências passam confiança para os clientes, pois ocupam o imaginário popular como sinônimo de qualidade no que fazem, dispostas a oferecer a solução certa. 

Ao mesmo tempo aumenta a chance de fazer vendas, pois o posicionamento como especialista no mercado em que atua, faz com que os clientes não pensem em uma marca diferente. 

Para mostrar a especialidade da sua empresa no mercado é fundamental contar com um blog com conteúdo otimizado.

Educar seu público

Se você se lembra de quando falamos sobre os tipos de posts, deve ter percebido que todos tem um foco em comum, educar o público. 

Milhares de perguntas são feitas diariamente no Google, e alguém precisa respondê-las, e sim, tem que ser o blog da sua empresa para não perder oportunidades de negócio e ganhar a confiança do consumidor.

Se você leu o texto até aqui, então agora sabe como a sua empresa pode se beneficiar de usar o blog na estratégia de comunicação digital, além da importância de produzir conteúdos otimizados para SEO.

Produção de conteúdo de qualidade exige tempo como já foi falado, e caso a sua empresa queira obter as vantagens que foram mencionadas, entre em contato com a Queissada Comunicação para conhecer nossos serviços, aqui no Brasil ou na Espanha. Também temos redes sociais e um blog onde você encontra mais conteúdos interessantes como esse. Comece a planejar os próximos passos para sua empresa crescer no mundo digital.

Para informações (Imprensa)

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Gustavo Souza – seo@queissada.com.br – (11) 96975 3294

Laíse Marcondes – atendimento@queissada.com.br – (12) 99674 5960

Juliana Queissada – contato@queissada.com.br – (11) 99813 6291

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