5 benefícios dos diretores de empresa participarem de entrevistas e podcasts, e como a assessoria de imprensa pode ajudar

Assessoria de imprensa para empresas é o tipo de serviço que alguns tomadores de decisão não consideram no plano de comunicação, pois acreditam que uma agência de marketing pode dar conta de cuidar da imagem da marca publicamente.

O trabalho de marketing é importante, mas não é comparável ao de assessoria pelo fato de serem coisas diferentes e não entender essa diferença é o que faz com que gestores acreditem que contratar um dos serviços dispensa a contratação do outro.

Claro, não são todas empresas que podem investir nos dois serviços ao mesmo tempo, mas o cenário acima acontece bastante pelo fato de gestores não entenderem como assessoria de imprensa para empresas pode ajudar no negócio.

Neste texto vamos falar sobre os 5 benefícios dos diretores e gestores da sua empresa estarem na imprensa.

Conheça as 5 maneiras que a assessoria de imprensa para empresas ajuda a colocar a sua marca em podcasts

1.Oportunidade de gerar negócios

Assessoria de imprensa é diferente de marketing, e a forma com que cada um gera oportunidade de negócio é diferente. 

Com a assessoria de imprensa para empresas, o público tem acesso a história da sua empresa, cases de sucesso da sua empresa, depoimento de clientes, entre outros através de um podcast, entrevista em um grande portal online, e/ou revista. Tudo de forma orgânica. O leitor/internauta sabe que está lendo, ouvindo ou assistindo algo que não é publicidade. Algo que não é pago. É jornalismo. Um repórter publicou e por isso a credibilidade da empresa cresce e os buscadores da internet, como o Google, conforme as reportagens com a empresa vão aumentando e tendo recorrência, também reconhecem como uma marca idônea e melhora o posicionamento do top 5 de busca pelo serviço e/ou produto do cliente. 

Já o marketing envolve tráfego pago, campanhas de ADS, e etc. E também é válido em termos de vendas para a sua empresa, porém não constrói a parte institucional.

Quando os diretores e gestores das empresas concedem entrevistas em portais e podcasts grandes isso aumenta a credibilidade da marca e melhora o conhecimento, dos internautas e ouvintes, não apenas do produto e/ou serviço da sua empresa, mas dos valores da empresa, algo muito importante para conseguir conectar com o público.

A assessoria de imprensa ajuda a trabalhar o negócio de forma institucional, atraindo clientes baseado naquilo que o negócio representa, não apenas no que oferece ao mercado.

A forma que a assessoria de imprensa para empresas encontra de colocar a sua marca na mídia é por meio da criação de mídia espontânea, ou seja oferecer a história da sua empresa para o jornalista e a reportagem acontecer. 

Não apenas pelo tipo de mídia oferecida, mas pelo trabalho orgânico, fazendo com que o processo de descoberta da empresa e conhecimento sobre o negócio seja mais natural, ao contrário de outros negócios que “forçam” a vida com anúncios.

2.Relacionamento com meios e comunicação

A criação de relacionamento é um dos trabalhos chave da assessoria de imprensa para empresas, principalmente com os meios de comunicação, sejam canais de tv, rádios, portais de notícia, entre outros.

Sem a criação de contatos não se torna viável conseguir oportunidade de convencer os jornalistas a realizarem as reportagens. Se dependesse apenas da sua empresa para buscar os contatos certos, entrar em contato com cada um deles,explicar sobre o seu negócio, convencer o jornalista a usar como fonte os seus diretores: tomaria muito o  tempo da sua empresa.

Em um cenário onde fazer tudo isso é necessário, quanto tempo sobraria para cuidar do seu negócio? Com certeza muito pouco, por isso é importante contar com assessoria de imprensa para empresas, para fazer o diálogo com os meios de imprensa.

A assessoria é o principal representante da empresa quando integrantes ligados ao negócio não podem estar presentes, neste caso gestores e demais funcionários não podem gastar tempo com esse método de comunicação, por isso existe assessoria.

3.Trabalhar a reputação da marca

Através do trabalho de assessoria de imprensa é possível melhorar a reputação da marca através da presença em veículos de comunicação ricos em credibilidade.

Quando se trata de reputação é um ponto muito sensível em qualquer mercado, pois traz benefícios que vão além da possibilidade de aumentar a venda de produtos, mas também passar as mensagens chave da empresa.

Estamos falando de aprimorar o posicionamento da marca baseado na postura que a empresa quer ter socialmente.

Criar reputação na empresa é uma das missões mais complicadas nos dias de hoje, pois seus clientes e potenciais parceiros estão o tempo todo atentos às escolhas que a empresa faz, e basta um erro para que tudo mude para pior ou melhor.

Marcas com boa reputação tendem a ter maior confiança do público, fazendo com que isso seja um ativo competitivo importante para a atração de consumidores.

4.Gerir canais de comunicação

Atrelado ao gerenciamento de reputação da marca está a gestão de canais de comunicação, sendo as redes sociais a principal delas.

O posicionamento que o gestor e o funcionário da empresa tem no mundo real precisa convergir com o discurso nas redes sociais.

Cabe a assessoria de imprensa criar estratégias para fazer com que as postagens nas redes sociais transmitam a imagem e mensagem coerentes com o objetivo institucional da empresa, os diferenciais, informações sobre os produtos ou serviço.

Falando em redes sociais esse canal é muito valioso também para divulgar as conquistas de espaço em mídia orgânica, dessa forma o conteúdo gerado pelo jornalista tem o alcance amplificado, podendo chegar a mais pessoas.

5.Acompanhamento de entrevistas

A realização de entrevistas pelo assessorado são ações que eventualmente podem acontecer durante o trabalho da assessoria de imprensa para empresas. 

Nestas situações é importante saber aproveitar a oportunidade única de falar sobre o negócio para um veículo importante.

A melhor forma de aproveitar uma entrevista é com planejamento apoiado pelo assessor, tanto antes quanto durante a entrevista, apenas para garantir que a conversa aconteça de forma planejada e o conteúdo renda benefícios para o cliente.

Por essas razões o gestor ou pessoa ligada a empresa que será entrevistada recebe o acompanhamento de um assessor, dessa maneira poderá ser preparado para lidar com a mídia.

Agora que você entende as 5 formas que uma assessoria de imprensa para empresas podem ajudar diretamente nos seus negócios, entre em contato com a Queissada Comunicação e saiba como podemos ajudar a cuidar da estratégia de comunicação do seu negócio!

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