Empresas que planejam o crescimento digital se deparam com dois caminhos, o orgânico e o pago, nesse momento é comum ter dúvida de qual é mais vantajoso, sabemos que tomadores de decisão não podem errar nesse momento, pois será gasto tempo e recursos para colocar a estratégia escolhida em prática.
Para ajudar você a acabar com essa dúvida, neste texto vamos falar sobre 5 benefícios que a sua empresa recebe ao investir em crescimento orgânico, então leia com atenção e veja se isso se encaixa com a meta de crescimento da sua empresa.
Entenda os benefícios da estratégia de crescimento orgânico
Empresas que buscam crescimento rápido podem escolher a estratégia paga esperando que o investimento gere resultados mais rápidos, por outro lado, o gasto que isso cria reduz o lucro sobre o uso dessa estratégia.
Empresas que não tem muito dinheiro para investir podem acabar tendo porção de lucro muito baixa e se colocarem na posição de trabalhar apenas para pagar o investimento, isso quando essa situação acontece.
Falando de estratégia de crescimento orgânico os resultados aparecem no médio e longo prazo, mas são sustentáveis por mais tempo sem precisar fazer novos investimentos para manter o que foi alcançado.
A seguir vamos explorar um pouco mais sobre que torna a estratégia orgânica uma estratégia muito boa para empresas que querem ganhar espaço no mercado digital.
1. Melhor custo benefício
Muitas empresas enxergam outros negócios fazendo estratégias pagas para conseguir espaço com matéria em portais, posições no Google ou visibilidade de conteúdo nas redes sociais e acreditam que se fizerem o mesmo terão resultados parecidos.
A verdade é que não é exatamente isso que acontece, copiar os métodos de outro negócio não atrai os mesmos resultados, isso porque a competitividade no ambiente das empresas digitais é muito grande, seja no orgânico ou pago.
A grande diferença é qual tipo de recurso você utiliza para competir em cada uma dessas estratégias.
Enquanto na mídia paga o principal recurso é o dinheiro, pois plataformas de anúncios digitais funcionam como leilões, e portais de notícias grandes cobram valores variados para que o conteúdo chegue até a audiência.
A estratégia de crescimento orgânico não cobra um valor para além do serviço da agência contratada para cuidar da sua marca, no geral.
Todo o trabalho de obter resultados fica sob responsabilidade dos profissionais que criam artes, textos, articulam espaço com jornalistas, entre demais atividades.
Isso faz com que o custo benefício do modelo orgânico seja mais benéfico para empresas que buscam resultados duradouros por mais tempo, evitando precisar gastar cada vez mais para se manter no topo.
2.Altera a percepção da sua empresa
Quando se fala sobre os benefícios da estratégia de crescimento orgânico pouco se conta para os interessados no assunto o impacto que esse tipo de estratégia tem no seu cliente.
Pode ser no mecanismo de pesquisa, nas redes sociais ou nos portais de notícias sempre que algum conteúdo é pago a plataforma precisa avisar, e isso cria uma perda de confiança no anúncio, como se perdesse força.
Um estudo mostrou que 73% dos usuários de sites de pesquisa preferem clicar em links que aparecem de forma natural, ou seja aqueles que não são marcados como patrocinados.
Isso também vale para resultados de busca se tratando de estratégias de SEO, segundo estudo feito pela Bafton, 95% das pessoas olham apenas a primeira página dos resultados de pesquisa.
Não é que fazer estratégia de mídia paga não traga resultados, muitas vezes as duas formas são usadas de forma complementar.
A sinalização de que algo é patrocinado faz com que a mensagem seja percebida como propositalmente focada apenas na venda, enquanto a estratégia de crescimento orgânico é baseada na descoberta pelo cliente.
Outro ponto importante é que as pessoas pesquisem sobre como resolver suas dores diariamente na internet, iniciando uma jornada de compra com intenção de adquirir algo que ajuda a resolver um problema.
Esse caminho iniciado pela estratégia orgânica faz com que o cliente acredite que foi ele quem encontrou a solução que precisava, isso facilita o caminho pela jornada de compra.
Para você entender a importância que a divulgação da sua marca em um portal online,o bom posicionamento da sua empresa no Google, ou a visibilidade nas redes sociais têm na sua empresa, vamos citar um dado.
Segundo pesquisa do Search Engine Watch, 90% dos pesquisadores não decidiram sobre uma compra ou contratação de serviço antes de iniciar uma pesquisa na internet.
Lendo o dado acima é fácil associar o termo “pesquisa na internet” apenas como o Google, mas existem outros canais que também são consultados por prospects.
3.Crescimento orgânico entrega maior credibilidade para empresas
Construir uma marca leva tempo e muito esforço para conquistar as pessoas, mas e na hora de manter o capital de mercado que foi conquistado? Estamos falando sobre credibilidade, é isso que mantém a sua empresa ativa entre os consumidores.
A manutenção constante da reputação da marca respaldada em matérias em portais faz com que a empresa fique mais conhecida e sempre presente em sites com grande rotatividade de usuários, favorecendo a visualização constante.
Quando isso é feito de forma orgânica o negócio junto com um representante da empresa ganham menções em sites relevantes, se posicionando como especialista no assunto e referência no mercado.
O que torna isso possível é a credibilidade jornalística que é passada pelo conteúdo produzido pelo assessor de imprensa, capaz de identificar as pautas mais relevantes e articular com jornalistas para conquistar espaço para o cliente.
4.Relacionamento com o cliente
Baseado no que foi falado antes, sobre o processo de descoberta do cliente criado pela estratégia de crescimento orgânico, a criação de relacionamento está relacionada a isso.
Conseguir criar relacionamento com o cliente é uma das coisas mais desejadas por diversas empresas e mais complexas de ser feita, o motivo é a dificuldade de criar proximidade que se transforme em conexão.
Com estratégias que funcionam de forma orgânica essa tarefa fica mais fácil, pois o prospect é levado até você e não oposto, isso faz com que a sua empresa seja considerada como uma auxiliadora e não apenas vendedora.
5. Atrair tráfego qualificado
Todos os sites estão em uma eterna disputa para conseguir a atenção de usuários, todas querem acumular acessos, interações, conversões, entre outras métricas.
Sabendo disso pode parecer uma boa estratégia atingir o maior número de pessoas possível e esperar que o reconhecimento comece a acontecer.
A verdade não é bem assim quando se pensa sobre a qualidade desses acessos, convenhamos, todas as empresas querem ser notadas por muitas pessoas, mas devem priorizar qualidade ao invés de quantidade.
Com uma estratégia orgânica de crescimento é possível posicionar o seu negócio com maior precisão, usando fatores como palavras-chave, formato de conteúdo e segmentação de público de portais.
Colocar o nome da sua empresa no lugar certo é o que faz a diferença no momento de analisar o impacto que a estratégia tem em relação às conversões.Se você leu esse texto até aqui, então merece saber de uma agência que pode ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade com estratégia orgânica de crescimento, a Queissada Comunicação, assessoria de imprensa e serviços digitais, que faz com que o seu tem as ferramentas para a sua empresa crescer de forma consistente digitalmente, entre em contato agora e saiba como.