5 motivos para ter uma assessoria de imprensa na pandemia

Os brasileiros decidem pela compra pelos resultados orgânicos na busca do Google, ou seja, posts patrocinados estão perdendo a relevância  

Matéria com o viés - Qualidade de vida - que potencializou a busca por matrículas no curso de Cuidador de Idosos da rede CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)
Matéria com o viés – Qualidade de vida – que potencializou a busca por matrículas no curso de Cuidador de Idosos da rede CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos)

Em tempos onde tudo é notícia, a comunicação é fundamental. Uma pesquisa feita pela HubSpot apontou que 54% dos consumidores desejam ver mais conteúdos de uma marca ou empresa que apreciam. E que 90% dos usuários não decidem nada sem antes fazer uma pesquisa sobre a empresa. Outro dado importante é que conteúdos patrocinados estão perdendo a relevância: 80% dos usuários focam apenas em resultados orgânicos das buscas, nas notícias de fato.

Em tempos digital, o que importa hoje não é somente quem se comunica primeiro, mas o que e como se comunica. Não basta apenas marcar presença nas redes sociais ou na imprensa, é preciso ter uma boa história para contar. E é este o papel da assessoria. Ela cria um vínculo entre os meios de comunicação – TV, Rádio, Jornais, Portais, Blogs – e fortalece a imagem da empresa de forma orgânica, mexendo com a curiosidade das pessoas, e sem pagar pela inserção no jornal/portal.

Para a CEO da Queissada Comunicação, Juliana Queissada “Muitas pessoas pensam na assessoria somente quando há uma crise. E isso está totalmente incorreto! O trabalho da assessoria, é basicamente cuidar para que a crise não chegue e se chegar, ser a menos nociva para a imagem e a confiabilidade da empresa”.

Além do trabalho de assessoria gerenciar possíveis crise nas instituições, auxilia também a ampliar a presença da empresa no Google e concomitantemente gera leads qualificados para as empresas. 

Pensando nisso a CEO da Queissada Comunicação, Juliana Queissada. Revela as 5 perguntas que ela sempre escuta de novas empresas sobre assessoria de imprensa

  1. Minha empresa é pequena, não preciso ter relevância na imprensa, não preciso de assessoria

É raro uma micro ou pequena empresa ter a sua marca ligada a escândalo na mídia. Porém, ter o nome do seu produto, serviço ou instituição em uma matéria jornalística possui grande valor e atribui visibilidade positiva à marca. Além disso, aguça a curiosidade dos leitores/internautas em conhecer a sua empresa. Principalmente quando a sua empresa é responsável pelo conteúdo incrível que o indivíduo acabou de ler.

É possível, conseguir efeitos maiores do que um anúncio publicitário poderia proporcionar. A matéria jornalística e/ou release escritos por um profissional jornalista transmite mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, na propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

  1. Já invisto em posts em redes sociais

Dependendo da assessoria contratada você consegue o serviços de social media à parte. Porém, o foco é criar textos em que a marca ou o CEO saiam como especialistas, criando um vínculo com leitores de blogs, revistas, jornais, rádio, tv e portais. Esse vínculo é dado de uma forma orgânica, fugindo do marketing digital. É sempre importante o contato 360º da assessoria com a publicidade da empresa, mantendo assim uma estratégia de comunicação 100% eficaz e integrada. Assessoria é diferente de redes sociais, na assessoria consegue-se a inserção da sua empresa na mídia. Consegue-se usar esses resultados na imprensa nas suas redes sociais e aí sim de forma patrocinada.

  1. Como vou acompanhar o trabalho de vocês?! Como sei que está dando resultado?!

Diariamente encaminharemos o clipping que trata-se de todos os links, imagens de jornais, áudio das entrevistas de rádio com a tiragem e tráfego desses portais. Para que você e os demais gestores da sua empresa tenham noção do alcance desses veículos. Quantas pessoas , de fato, eles atingem. Além disso, encaminhamos a valoração de cada notícia, ou seja quanto de fato custaria para a sua empresa ser destacada naquela matéria jornalística se você fosse pagar para isso. Dessa forma, a empresa sabe quais são os veículos que conseguimos espaço, qual região que pertence aquele portal/jornal, e em termos financeiros, do investimento feito mensalmente na agência de assessoria.

  1. Não entendo muito o que é assessoria de imprensa. Vocês compram a matéria no jornal e na TV. É isso?!

Na assessoria não há a compra de matérias em jornais e TV’s, nem há o controle do que será publicado de fato, pois isso é uma trabalho do jornalista do veículo. Muita gente ainda acha que precisa bancar almoços e jantares para se conseguir espaços, como era há 50 anos atrás. Hoje um assessor tem uma rede de contatos e busca sempre aprimorar ele, é nesta rede que o material é lançado de acordo com o conteúdo. Assim, o contato jornalista e assessor é orgânico e, sem custos. É uma relação de duas mãos, o assessor com um material pronto e o jornalista procurando um material para produzir matérias. Além disso, temos uma ferramenta inovadora de elaboração de mailing. Usamos a tecnologia a nosso favor.

  1. Não acho que a minha empresa renda tantos textos para a imprensa

Todo assessor pesquisará muito  sobre a história da empresa, dos CEO’s, dos funcionários e do universo como um todo da empresa para elaborar textos/pautas que façam sentido com os produtos/serviços oferecidos, com a imagem da empresa e valores da instituição. Além disso, usamos de institutos de pesquisas competentes e unimos as pautas com os dados extraídos. Assim, a criatividade e dados andam um com o outro. Dessa forma,  conseguimos entregar, mensalmente, boas inserções das empresas em veículos grandes,médios e menores. Fazemos o cliente enxergar direções internas e potencializamos as vendas, tudo orgânico, tudo sendo notícia.

Para saber mais sobre o trabalho de assessoria de imprensa do Queissada Comunicação, acesse: http://queissada.com.br/ e nos siga no @queissadacomunicacao

Sobre a Queissada Comunicação

Com 3 anos de existência, a Queissada Comunicação é uma agência digital full service. Focada em clientes de franquias/empreendedorismo, educação, esportes, e intercâmbio temos o objetivo de informar a sociedade sobre soluções e novidades nestes segmentos. Aproximando, dessa forma, as empresas que confiam na nossa comunicação, do seu público final. Por meio de informações de qualidade. É a união do jornalismo com a publicidade. Entregamos 7 serviços: Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Gerenciamento de crise/Administração de imagem de CEO/Diretoria, SEO, Comunicação Interna (Endomarketing), Eventos, e Conteúdo. Os nossos valores são baseados na empatia com os nossos clientes, parceiros e colaboradores. Como o girassol viramos uns aos outros para buscarmos o melhor um no outro. Acesse o nosso site e conheça mais sobre nosso mundo: www.queissada.com.br

Para mais informações, contatar:
Juliana Queissada- contato@queissada.com.br – (11) 998136291
Verônica Andrade- atendimento@queissada.com.br – (11) 97468 1309

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