Paris, Nova York, Londres, Orlando…Essas são algumas das respostas clássicas quando se trata do destino favorito dos brasileiros. No entanto, não é preciso sair do continente para ter a viagem dos sonhos. Do Uruguai ao México, há diversos pontos para turismo na América Latina ricos em belezas naturais, história, gastronomia e possibilidades de memórias inesquecíveis para você e a sua família.
Uma das vantagens que mais motiva a busca por férias nas Américas do Sul e Central é o preço, tanto das passagens aéreas quanto dos pacotes turísticos, que costumam ser mais em conta do que para outros continentes. O câmbio de muitos países também favorece os turistas brasileiros, uma vez que o Real – mesmo com a crise econômica – está valorizado quando posto em comparação com moedas como o peso argentino e o colombiano.
Outro ponto que também pode ser levado em consideração quando se trata do turismo latinoamericano são as raízes históricas e socioculturais desses destinos e a identificação com elas. Por mais que haja diferença de idiomas, a hospitalidade, o acolhimento e a diversidade cultural são traços que unem os povos latinos e geram aquele sentimento caloroso de empatia e identificação.
Alguns países, como o México, já estão recebendo turistas, outros como o Chile demandam quarentena de 10 dias e há aqueles que ainda não abriram suas fronteiras por conta dos riscos da pandemia. Seja ainda em 2021 ou depois do sucesso da imunização, caso você esteja procurando uma opção mais econômica, belas paisagens ou imersão cultural, com certeza há um destino perfeito para turismo na América Latina que vai te encantar.
Juliana Queissada é turismóloga formada pelo IFSP, jornalista formada pela Cásper Líbero e CEO da agência Queissada Comunicação há 4 anos.