Reputação da empresa: Qual a importância e como construí-la?

Construir reputação é algo que todas as empresas precisam para criar relacionamento com clientes, investidores, parceiros comerciais, marcas, meios de comunicação, entre outros componentes que podem ser interessantes para o negócio crescer.

O logo e o que a sua empresa compartilha carrega uma reputação. É possível que negócios ofereçam serviços ou produtos de qualidade, mas não sejam conhecidos pela massa de consumidores que se encaixa no público alvo.

Para entender o porquê de construir e manter uma reputação positiva para sua empresa, basta ler esse texto até o final.

Entenda o porquê você deveria pensar sobre a reputação da sua empresa

Quem tem reputação domina o mercado, pense em qualquer segmento e virá na sua mente marcas que trazem alguma lembrança ou sentimento, provavelmente todas desfrutam de uma reputação positiva perante os seus consumidores.

São empresas que possuem pouco ou nenhum questionamento sobre a qualidade dos produtos, fazendo com que consigam atrair clientes com muito mais facilidade do que empresas que não sabem como fazer para se tornarem mais conhecidas.

Se para conquistar a reputação da sua empresa parece ainda um mistério, vamos começar revelando como fazer isso a partir de agora, primeiro entenda algo importante: a qualidade do que a sua empresa oferece é apenas metade do processo para que a sua empresa alcance uma reputação positiva, pois a solução oferecida é o que vai fidelizar o cliente fazendo com que ele volte.

A outra parte da construção da imagem da sua empresa é por meio da inserção da marca na vida dos consumidores, ninguém compra um produto sem antes conhecer a marca.

Marcas que já são conhecidas podem ser constantemente consideradas e escolhidas durante a jornada de compra.

Para ajudar a entender, dados do Monitor de Reputação Global, feito em 24 países diferentes, mostram que a construção de reputação permite à empresa contar a sua história em tempos de crise, além de comercializar os produtos com mais eficiência. Globalmente, as pessoas estão dispostas a dar às empresas o benefício da dúvida (21% definitivamente e 49% provavelmente). Essa disposição está intimamente ligada à confiança geral. Entre as pessoas que confiam muito em uma empresa, 51% dizem que definitivamente daria a essa empresa o benefício da dúvida em um momento crise. Entre as pessoas que se sentem neutras em relação a uma empresa, essa porcentagem diminui para apenas 10%.

Esse dado representa uma oportunidade de negócio muito importante para marcas que querem aumentar o lucro e transformar acionistas em defensores da empresa, aumentando ainda mais a fidelização.

A reputação de uma marca funciona também quando o assunto é crescimento empresarial, marcas fortes têm mais facilidade de atrair profissionais qualificados, fazendo com que a qualidade do serviço ou produto melhore.

Se você está acompanhando o texto até aqui, então deve ter entendido que a reputação da sua marca impacta o seu negócio de muitas formas, mas ainda não falamos um dos pontos principais: o seu bolso. 

Investir em reputação para alcançar mais clientes é algo que muitas empresas querem, mas no fundo sabemos que também desejam saber como farão para que o negócio cresça economicamente.

Para acabar com essa dúvida, temos mais um dado muito interessante, segundo a empresa americana RepTrack, especializada em pesquisas sobre reputação de empresas, a cada um ponto de reputação o valor das ações cresce 2,6%.

Acompanhando o texto até aqui, ficou claro que é necessário investir na reputação da empresa, e para isso é importante contar com uma assessoria de imprensa, para entender o motivo, continue a leitura.

5 motivos que fazem a assessoria de imprensa importante para construir reputação

Existem várias formas de tornar a sua empresa conhecida, a seguir separamos os principais motivos que tornam a assessoria de imprensa um parceiro interessante para que a sua marca ganhe credibilidade no mercado.

Esse profissional fica responsável por cuidar da comunicação da sua empresa, ao atrair o público com a sua marca divulgada nos veículos.

  1. Alinhamento do discurso

Quando alguém compra algo de sua marca não está levando apenas o produto, mas também os valores da empresa, por isso a sua empresa precisa mostrar um discurso alinhado com os propósitos. 

Um exemplo simples, imagine uma empresa de beleza que é contra testar produtos em animais, como as pessoas vão saber sobre isso? 

Através do trabalho de assessoria de imprensa, dessa forma é possível apresentar no que a marca acredita, no exemplo citado, isso seria um gancho muito importante para atrair consumidores preocupados com questões ambientais.

O trabalho do assessor é também o de manter toda a comunicação da marca alinhada em todos os canais de comunicação.

  1. Transparência

A transparência é algo que deve ser muito valorizado pela empresa, demonstrar a clareza dos processos e assumir uma postura ética nos momentos de agir, pois é neste momento que as pessoas prestam atenção na hora de identificar com a marca. 

A forma com que a empresa se comporta em momentos de crise ou como lida com os problemas técnicos, é muito importante para a opinião pública. 

Entenda, problemas acontecem, e caso não possa evitá-los, saiba como lidar com a adversidade de uma forma que a imagem do negócio não seja prejudicada.

  1. Vender o seu diferencial   

Você pode ser a melhor empresa do mundo, mas se ninguém te conhece, então por qual motivo existir? 

Toda empresa precisa de um diferencial, e se você acredita que o seu é bom o suficiente para competir no mercado, por que não divulgar?

Fazendo isso, a sua empresa se torna capaz de vender não apenas o produto, mas também um benefício que apenas a sua marca seja capaz de entregar, como a sensação de felicidade.

  1. Forma orgânica de divulgação

A divulgação orgânica torna a credibilidade da mensagem mais confiável, por acontecer de maneira “natural”, ao contrário do pago onde a empresa escolhe a informação para se destacar nos meios de comunicação. 

Quando algo é feito de forma orgânica é comum que a aceitação da sociedade seja maior, pois o espaço é conquistado vinculado a uma notícia, ao invés de ser apenas a empresa se promovendo para adquirir atenção.

A articulação do espaço de forma gratuita para a empresa é feita pelo assessor de imprensa, que entra em contato com jornalistas para vender uma pauta que faça sentido com o empreendimento.

  1. Seja útil e agregue valor

Empresas com boa reputação conseguem agregar valor de várias formas, fazendo com que a marca seja reconhecida, mesmo quando o assunto não é sobre a aquisição do produto.

Dessa forma, a sua marca consegue espaço na vida das pessoas em outros momentos da rotina delas. 

Se você leu esse texto até aqui, então entende a importância de buscar formas de construir reputação para sua empresa, e como a assessoria de imprensa pode ajudar você a alcançar esse objetivo.

Para que o seu negócio cresça, entre em contato com a Queissada Comunicação, conheça um pouco do nosso trabalho, acessando nossas redes sociais, estamos disponíveis para conversar sobre como tornar a sua empresa maior e mais conhecida.

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