Perfil corporativo para empresas, qual a importância?

No mundo corporativo, as redes sociais têm um papel fundamental para estabelecer laços com os clientes, mas para que isso seja eficaz é importante criar conteúdo.

Se por um lado a necessidade de criar perfis em redes sociais é algo óbvio, muitas empresas param nesta etapa, criam a conta, colocam a foto de perfil e fazem poucas postagem, fazendo com que o potencial disso seja perdido.

Neste texto, vamos reforçar a real importância que as redes sociais têm no mundo corporativo, então leia até o final e mude a forma que enxerga as redes do seu negócio.

Entenda a importância da qualidade das redes sociais no mundo corporativo

A pesquisa feita em parceria pela Ali in e Opinion Box, mostrou que 87% dos consumidores fazem compras online e 75% usam as redes sociais para buscar por produtos.

Essa informação mostra o potencial de vendas que as redes sociais têm para qualquer negócio, mesmo aquelas que investem em publicidade digital, por ser o principal canal de contato usado pelo seu cliente. 

Considerando que as redes sociais são um dos principais canais de busca, é fundamental que na página exista conteúdo que ajude o consumidor a saber mais sobre o produto. 

Postagens que abordam as dúvidas mais comuns sobre o produto ou destacam seus benefícios são excelentes opções e podem ser fixadas no perfil da empresa.

Uma das principais dificuldades de empresas que querem usar as redes sociais como forma de obter mais clientes é conseguir gerenciar vários canais de comunicação ao mesmo tempo. Para acabar com esse problema, algumas preferem optar por apenas uma ou duas mais relevantes, de acordo com o comportamento dos clientes.

Se você ainda está em dúvida sobre qual plataforma deve focar seus esforços, a Pesquisa Panorama Marketing, realizada pela RD Station, mostrou que o Instagram foi citado 93% vezes pelos participantes do estudo.

Saber em qual rede focar o esforço criativo é muito importante para otimizar o trabalho de produção para as redes sociais e conseguir ser assertivo no formato, assunto e formas de aumentar o engajamento.

Perfil corporativo cria relacionamento digital

O perfil corporativo que consegue produzir conteúdo de qualidade e ser útil para quem busca pela marca atinge organicamente o objetivo de criar relacionamento digital com seus clientes, fazendo com que eles se tornem fãs da marca.

Esse relacionamento é crucial para qualquer empresa sobreviver no mercado, pois com as redes sociais, a interação com o cliente acontece o tempo todo, não apenas no momento da compra.

É bastante comum encontrar comentários em postagens de marcas nos quais os clientes fazem reclamações e recebem atendimento por mensagem direta ou obtêm respostas nos próprios comentários. Este é um exemplo de como as pessoas interagem com as marcas nesses canais.

Nos dias de hoje, o consumidor está extremamente empoderado, uma postagem negativa sobre a empresa e isso vai afetar toda a rede e usuários ligados a ela.

O mesmo acontece quando um elogio é feito no perfil da empresa. Um cliente satisfeito que demonstra isso nas redes sociais tem a capacidade de influenciar outras pessoas a conhecerem a marca. 

Por isso, o relacionamento digital é muito importante para marcas que desejam conquistar a lealdade dos compradores. A criação de relacionamento pela troca de mensagem entre consumidor e empresa é uma forma muito eficiente de criar laços.

O relatório feito pela Twilio, chamado “The Conversational Commerce Report”, aponta que 77% dos consumidores desejam usar mensagens em formato de conversa para obter ajuda na seleção de um produto ou serviço. 

Essa mensagem pode ser uma dúvida sobre o produto, pedido de orçamento, endereço para retirada no local, entre outros assuntos.

Outro dado pertinente retirado da mesma pesquisa mostra que 95% dos consumidores afirmaram que confiavam mais em uma marca que fosse mais fácil iniciarem uma conversa direta.

Entre os canais de mensagem disponíveis para o consumidor, as mensagens em redes sociais podem ser a escolha de seu cliente para falar com a empresa.

Perfil corporativo para criar presença constante

A pesquisa Panorama de Marketing, já citada anteriormente, traz um dado muito relevante sobre o potencial que esse canal tem para criar relacionamento. 

O estudo foi baseado nas respostas de 1.600 profissionais de marketing de negócios de segmentos diversos, desses 85% falaram que as redes sociais são as ferramentas de marketing mais exploradas em suas empresas.

Para que as redes sociais sejam uma ferramenta realmente útil para sua empresa não basta fazer postagens, mas é necessário, antes de tudo, ter estratégia e constância. Quanto mais assertivos forem esses dois fatores melhor será feita a exposição da marca, pois não adianta fazer postagens que não geram reações e não passem mensagem alguma.

Entenda, a forma que a marca será exposta é tão importante quanto o que será dito, pense não apenas no conteúdo, mas também na forma.

Se você leu esse texto até aqui, então entende o papel que o perfil corporativo em rede social tem na interação com seu cliente: essa prática não só demonstra a identidade da sua marca, mas também fortalece os laços que vão além do simples consumo, transformando os clientes em verdadeiros fãs e promovendo a marca de maneira estratégica.

Os dados apresentados mostram a necessidade de manter o perfil da empresa em constante movimentação, com publicações recorrentes e prestar atenção aos comentários e mensagens diretas recebidas.

As redes sociais desempenham um papel cada vez mais importante na maneira como as relações se desenvolvem em todas as áreas, e isso não é diferente para a sua empresa.
Se você acredita que este é o momento de organizar o perfil corporativo do seu negócio, entre em contato com a Queissada Comunicação, agência de assessoria de imprensa e redes sociais, conheça nosso Instagram e descubra como é possível tornar a sua marca ainda mais referência ao maior número de pessoas. Esperamos o seu contato!

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