É possível manter a saúde mental e física mesmo em tempos de isolamento social
Devido à pandemia do Coronavírus, iniciaram-se muitas medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Por isso, muitas pessoas precisaram ficar em casa, recriando uma nova rotina.
Em primeiro lugar, foi necessário se preocupar com a saúde, mas os estudos, trabalho e até momentos de lazer e descanso precisaram acontecer dentro do lar. Este momento, que esperávamos que fosse passageiro, infelizmente já se encaminha para o seu segundo ano.
Por isso, trouxemos algumas dicas de como sair da rotina na pandemia, mesmo dentro de casa:
Aplicativos de meditação e exercícios
Para manter o foco na saúde mental e na boa forma e saúde, existem aplicativos que podem ajudar no momento em que não é permitido sair para praticar exercícios foram de casa.
O Medita (disponível para IOS) e o 5 minutos (disponível para IOS e Android) são aplicativos que auxiliam e conduzem uma meditação rápida, até mesmo para aqueles que dizem que não possuem tempo. Ainda assim, alguns profissionais da área da psicologia e psicanálise adaptaram a terapia para a modalidade online, permitindo a continuidade das consultas sem colocar ninguém em risco.
O FitNotes também é um bom aplicativo voltado à prática de exercícios físicos em casa, e o melhor, ele é gratuito. Continuando na linha da atividade física, atualmente existem empresas que alugam equipamentos de academia como bicicletas e esteiras;
Especialização no mercado de trabalho
Agora, durante esse tempo em casa, é o momento ideal para fazer cursos online, afinal, não precisamos mais nos deslocar e, para algumas pessoas, sobra tempo para isso.
Se aprofunde em melhorar o inglês, espanhol, e fazer cursos de aperfeiçoamento na própria área de trabalho. Existem muitos aplicativos e sites disponíveis na internet com cursos de graça ou com preços acessíveis para todos os tipos de perfís e gostos. Essa é uma boa forma de aprender mais sobre uma área, se especializar e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.
Criar o hábito de leitura
A #juntospelolivro disseminada no instagram foi aderida por diferentes editoras que estão disponibilizando livros gratuitos, live com os autores, bate papos virtuais entre os leitores, entre outras ações. Outra tag é a #FiqueEmCasaLeiaMais da editora Harper Collins no Brasil.
Por meio dessa hashtags várias lives, descontos em e-book, e outras ações tem sido feitas durante o ano. Aproveite a oportunidade para conhecer novos autores, livros e gêneros de leitura, ou até mesmo criar um novo habito que comc erteza agregará na sua vida pessoal e profissional.
Aprender novas receitas
Seja você vegetariano ou fanático por doces, cozinhar é terapêutico. E há muitos aplicativos que podem ajudar nas receitas e o melhor de graça!
O aplicativo Tastemate mostra o passo a passo das receitas por vídeos, bem como o Facebook, que também tem grupos de veganos e vegetarianos com receitas nutritivas e que aumentam a imunidade!
Além disso, começar a cozinha é uma ótima terapia e serve para agradar o seu paladar e daqueles que vivem junto com você.
Falar com os amigos e familiares
Apesar de estarmos longe, a tecnologia nos aproxima em uma fase como a atual. É importante manter contato principalmente com os idosos que são do grupo de risco e não podem receber os filhos e netos em casa.
Aqui vale a ligação, WhatsApp, chamada de vídeo, tudo para ficar próximo dos nossos em momentos de saudade e de comemorações. Aproveite também para passar mais um tempinho com os bichos de estimação que, antes da pandemia, passavam muito tempo sozinhos enquanto os donos iram trabalhar.
Além da comunicação também vale organizar uma noite de de jogos online com os amigos. Existem várias plataformas digitais de jogos como por exemplo stop e até Imagem e Ação. Isso faz passar o tempo com diversão.
Filmes e games
Plataformas como HBO e FOX liberaram, em alguns locais, os seus canais de forma gratuita por um período de tempo. Além do famoso Netflix e Amazon Prime Video, é possível passar o tempo com os games que, para alguns, estavam guardados por muito tempo.
Essa prática é boma para a mente, desde que usado com uma quantidade de horas limitada e moderada. Jogar video game ajuda a desenvolve a capacidade lógica das crianças e adultos, e aumenta o vínculo entre pais e filhos.