Agência especializada para o setor de farmácia, entenda importância

Quando falamos de comunicação na área de saúde é importante ter uma agência especializada, pois pelo motivo desse setor ser essencial para a vida das pessoas e que sempre apresentará crescimento, mas apenas uma boa estratégia de comunicação fará com que a sua marca consiga chegar no público certo.

Só no Brasil existem 96 redes de farmácias, segundo a Pesquisa Nacional de Redes e Centrais de Negócios realizada pelo Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios. Com esse número de redes oferecendo serviços similares à população, a concorrência só aumenta. É o que mostra o levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal, de que existem no país 122 mil farmácias. Desse universo, 84% são micro e pequenas empresas, sendo que mais de 4 mil delas abriram as portas no primeiro semestre de 2023. Por isso, a importância da sua empresa estar antenada com as tendências é fundamental para alcançar mais vendas. 

Como a sua rede farmacêutica pode chamar atenção ou se diferenciar da concorrência? 

A boa notícia é que a sua marca se souber adotar medidas com diferenciais competitivos estará um passo à frente dos outros negócios farmacêuticos e, com isso, obterá lucro. 

Comunicação especializada é muito importante para conseguir espaço em um mercado que está cada vez mais segmentado, quando se trata da indústria farmacêutica esse aspecto se torna muito importante para se diferenciar do seu concorrente, um trabalho que a assessoria de imprensa pode realizar.

Estar presente nos meios de comunicação é um diferencial muito importante que pode reverter resultados para a marca, inspirando confiança ao público e credibilidade para a empresa. 

Se você ainda não entende porque a estratégia de comunicação feita por assessoria é eficaz para empresas do ramo da saúde, neste texto vamos te dar 5 motivos para repensar essa ideia, então leia até o final.

5 motivos para a indústria farmacêutica buscar agência de comunicação e assessoria de imprensa especializada

1.Para que um especialista, se é possível fazer sozinho?

Criar um plano de comunicação, fazer contato com jornalistas e conseguir espaço na mídia para atingir resultados é um processo muito trabalhoso. 

Com acesso fácil a internet e o conhecimento básico para criar um perfil em redes sociais pode parecer fácil fazer uma empresa crescer no mundo digital, mas quando se fala em estratégia, o cenário muda.

Conseguir o acesso às ferramentas não significa, exatamente, saber como usar. Claro, existem conceitos que podem ser aprendidos e postos em prática, mas você tem tempo para isso? Contar uma agência especializada não é apenas sobre o serviço que será prestado, mas também sobre otimizar o seu tempo.

Esse parceiro vai cuidar da exposição da sua marca, não apenas gerenciando redes sociais e fazendo o que parece fácil, mas também levando a sua empresa a estar em portais relevantes na área farmacêutica.

Esse é o diferencial da assessoria, o contato com jornalistas e a capacidade do assessor de pautar a imprensa com assuntos relevantes para que a empresa aproveite do espaço dos veículos para alcançar mais pessoas. 

2.A tentação de que é possível ter resultado sem esforço

Resultados não surgem sem esforço, não basta criar uma conta nas redes sociais e abrir o canal para a comunicação com as pessoas, isso é apenas o começo.

Você ainda precisa ser consistente nas postagens, estar atento a oportunidades, criar relacionamento, fazer contato, e tudo isso leva tempo. 

Quando você conhece uma agência que possui um histórico de trabalhos desenvolvidos para o setor de saúde, como o da farmácia, torna-se mais fácil fechar uma parceria, pois a agência saberá exatamente o que oferecer a marca, com profissionais que ajudarão a aprimorar diversos aspectos do seu negócio, entre eles como se comunicar com o seu público. 

A lógica de quanto maior o empenho dedicado a sua marca maior será o retorno, mas o esforço deve ser feito para a direção certa, e com profissionais trabalhando ao seu lado.

3.O que basta para os outros, talvez não funcione para a sua empresa 

Existem fórmulas de como montar um plano de comunicação e administrar um canal de comunicação. Mas o que funciona para eles serve também para você?

O mercado farmacêutico é muito concorrido e sabemos que você sabe disso, por isso precisa de uma estratégia digital que faça sentido para sua empresa. 

O problema de apenas seguir as fórmulas é que, provavelmente, existem muitas pessoas que estão fazendo o mesmo e isso faz com que as suas práticas te levem ao lugar comum, não adianta fazer o mesmo que todos e querer resultados diferentes. 

Se você quer realmente se destacar, então precisa de uma assessoria que entende os caminhos para tornar a forma de comunicação única ou diferenciada, pois é isso que fará com que a sua empresa se destaque dos concorrentes. 

Todas empresas buscam um diferencial, mas aquelas que sabem como se comunicar com o consumidor atraem mais pessoas, na mídia, pois podem contar com a experiência de profissionais para explorar outros caminhos.

4.Você vai arriscar queimar a sua marca?

Existem exemplos de pessoas que escolheram fazer sozinhas a comunicação de suas empresas e obtiveram sucesso com isso, mas passaram pela fase de poder “queimar” a empresa logo no começo.  

Você quer correr o mesmo risco? Erros na comunicação de uma empresa implicam em insatisfação de clientes e perda de divulgação boca a boca, esta que, por sua vez, é muito importante para adquirir novos clientes. 

Não faltam exemplos de pessoas que perdem reputação por não saberem como se posicionar diante de certas situações.

A sua marca pode perder credibilidade se adotar um posicionamento errado em espaços públicos, por isso você precisa ter ao seu lado pessoas que saibam como alinhar o discurso da sua marca. 

5.Vendo resultados dos outros parece fácil 

Observando os resultados das outras empresas pode parecer fácil de alcançar o que se espera trabalhando sozinho, mas olhando o cenário mais de perto não é bem assim, existem particularidades do mercado de comunicação para fazer a matéria emplacar em grandes meios de comunicação.

Acompanhando grandes empresas do setor de saúde é desejável atingir o mesmo patamar de confiança e conhecimento de marca, mas para alcançar os resultados de forma eficiente só é possível com estratégia de comunicação. 

Com uma agência de assessoria fica mais fácil de articular com jornalistas e divulgar a sua empresa de forma orgânica em lugares relevantes. 

Se você leu esse texto até aqui, então entendeu porque empresas da indústria farmacêutica devem ter assessoria de imprensa para ajudar a aumentar a exposição da marca e conseguir se diferenciar da concorrência. 

Agora que você entendeu os principais motivos para contar com esse serviço na sua estratégia de comunicação, entre em contato com a Queissada Comunicação, agência de RP full service para conhecer nossos serviços acesse nossas redes sociais, estamos esperando o seu contato.

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