Medir a reputação da marca é algo um tanto quanto complexo, pois resulta na percepção que vários stakeholders da sua empresa. Consumidores, colaboradores, parceiros de negócios, entre outras pessoas enxergam sua empresa de modo diferente, mas formam partes da opinião pública sobre como é a sua empresa.
Se você está achando que é complicado manter a reputação da marca positiva, por precisar lidar com cada uma dessas partes
pode ser muito complexo se você não fizer isso sozinho sem ajuda profissional da assessoria de imprensa.
Neste texto vamos mostrar como começar a medir a reputação da sua marca prestando atenção em quatro pontos cruciais para saber como está a percepção da sua empresa.
Como começar a construir a reputação da sua marca
Crie um plano de comunicação
A primeira coisa que a sua marca precisa é saber onde quer chegar, se esse passo parece óbvio, então talvez seja necessário repensar sua estratégia e traçar objetivos que sejam mensuráveis e tangíveis.
Querer ter uma marca forte, ser conhecido nacionalmente e mundialmente, ter o nome da empresa associado a um produto, são objetivos possíveis sim, mas que acontecem no longo prazo e levam muito tempo.
Para atingir um objetivo grande como esse, divida em pedaços menores e defina o prazo para cumprir cada uma dessas etapas menores e com o tempo vai ficar cada vez mais perto de cumprir a meta principal.
Caso a sua empresa já faça um trabalho de marca a muito tempo e acredite estar no caminho certo, vale olhar para o trabalho que está sendo feito e, talvez, reconsiderar e rever metas e reconsiderar o prazo.
Não estamos falando que é necessário mudar de rota completamente, mas refletir se o que se pretendeu com a meta traçada no passado ainda faz sentido para sua empresa.
Sem um plano de comunicação bem estruturado não é possível melhorar a reputação da sua marca, já que isso leva a estratégias bagunçadas e pouco eficazes.
Enquanto você não souber responder a duas perguntas fundamentais que são:
1.Com quem a sua marca que falar?
2.Onde sua marca deve estar?
As ações feitas para melhorar o conhecimento da marca vai estar estagnado, entenda, uma empresa que fala com todo mundo acaba por não dizer nada a ninguém.
O segredo é assertividade e estratégia, aliando essas duas coisas o plano de comunicação é criado para expor não apenas o seu produto, mas também os valores da empresa e o propósito do seu negócio existir.
Durante o plano de comunicação é importante saber explorar o potencial dos valores da empresa, pois podem ser um grande diferencial no mercado pela capacidade de gerar conexão com consumidores.
Faça social listening para saber a reputação da marca
Já faz muito tempo que fazer pesquisas de opinião era a forma mais eficaz que as marcas tinham para saber o que o público pensa sobre a forma com que ela se comunica.
Nos dias de hoje o lugar ideal para saber isso são as redes sociais, isso não é novidade, existem muitos clientes em potencial a um clique de distância, e consumidores recorrentes dando feedback em tempo real sobre o seu negócio.
Por causa disso é fundamental saber como fazer social listening, ou seja, saber ouvir o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca.
As redes sociais são o canal principal para saber qual é a percepção da sua empresa na opinião pública.
Por causa disso, esteja presente quando alguém houverem comentários, sejam positivos ou negativos e responda essas pessoas.
Entenda que problemas acontecem eventualmente, o importante é saber lidar com essa situação, lidar com isso de forma cordial e se dispor a resolver cria uma impressão positiva para toda uma rede de clientes e pode mitigar problemas de reputação da marca.
Tenha menções e publicações na imprensa para aumentar a reputação da marca
A reputação é construída internamente, baseado na história que a sua empresa conta sobre si mesmas e externamente, pois o que as outras pessoas dizem também influencia no modo que algo é percebido.
Sendo assim, não basta querer que a sua marca tenha um posicionamento se as outras pessoas ao seu redor não o enxergam dessa forma.
Para conseguir controlar a narrativa sobre quem é a sua empresa no mercado e o que a torna diferente da concorrência é fundamental pegar emprestado a reputação de veículos de imprensa, pois desta forma sua marca ganha credibilidade.
Público dos canais de comunicação
Anteriormente falamos sobre a importância de prestar atenção no tipo de público que a sua marca está falando.
Aparecer em canais de comunicação que fazem tem aderência com o público que a sua marca quer atingir cria reputação autoridade com quem acessa o conteúdo.
O posicionamento do gestor da empresa como um especialista, ou a citação do mesmo em uma matéria sobre um assunto que faz parte do mercado que a empresa está inserida é um diferencial na visão do público.
Para acertar no local de divulgação da sua marca e fazer com que matérias de canais de mídia causem impacto na percepção popular sobre a sua marca.
Para acertar é importante prestar atenção na projeção que a sua marca procura para criar reputação, decida focar em portais generalistas ou específicos do seu mercado
Cada um deles tem potencial de conversão diferente para a sua empresa, enquanto o portal generalista atinge muitas pessoas ao mesmo tempo, o específico é acessado apenas por pessoas que têm interesse na área, criando uma estratégia com maior segmentação.
Se você leu esse texto até aqui, então entende que construir reputação de uma marca não é fácil e que não depende apenas do que a sua empresa fala de si mesma, mas também onde aparece.Para ajudar na tarefa de contar a história que a sua marca deseja, entre em contato com a Queissada Comunicação, assessoria de imprensa,e saiba como podemos ajudar.