Todo post em rede social feito pelas empresas para atrair a atenção de clientes pode ser de dois tipos, pagos ou orgânicos. Sempre quando uma empresa busca por essa estratégia de comunicação surgem as dúvidas: qual é a melhor? Qual traz mais resultados? Bem, existe há muito tempo, no mundo da comunicação digital, uma discussão sobre as diferenças entre esses dois tipos, e o que pode ser obtido com cada um deles. Percebendo que essa conversa é importante, nesse texto vamos explicar a diferença entre post pago e orgânico. Boa leitura!
Entenda de uma vez por todas qual a diferença entre post pago e orgânico?
Para que a sua empresa possa estabelecer comunicação com o público, através de postagens, existem duas formas: o orgânico e o pago. O momento de escolher cada uma delas é quando surge a dúvida: qual você deve usar?
A resposta para essa pergunta é uma só, e depende da meta do seu negócio. Por isso, antes de tomar uma decisão, é vital entender como cada uma funciona. Vamos lá.
Como funciona o post orgânico?
Postar conteúdo de forma orgânica nada mais é do que a forma que qualquer perfil em rede social já faz, ou seja, colocar publicações no feed que aparece para os seguidores do perfil.
O foco desse tipo de postagem pode ser usado para aumentar o tráfego para site, loja online, de maneira escalável.
O post Instagram orgânico pode ser feito com foco na preservação da relação com quem já é cliente, fortalecendo os valores da marca.
O post orgânico é o que faz a empresa se aproximar dos clientes por estar sempre no feed. Isso é fundamental para ser lembrado e criar relações de valor com o consumidor.
Agora que você entende o que é o orgânico fica mais fácil entender como o post pago funciona. Leia com atenção para não restar dúvida.
Como funciona o post pago?
O post pago nada mais é do que o post orgânico com investimento em dinheiro, ou seja, é a publicação que vai para o feed, mas você pode colocar dinheiro para que seja impulsionada e chegue a mais pessoas, além daquelas que não segue a página.
Esse modelo foi implementado nas redes sociais para que as marcas pudessem chegar até seus clientes, expressar ideias sem precisar competir por espaço no feed com concorrentes e perfis de amigos dos usuários.
Esse modelo de publicação exige planejamento financeiro, pois é necessário mexer no orçamento da empresa. A recomendação é que antes de começar, haja divisão de verba e organização dos parâmetros de segmentação para que o investimento tenha retorno.
Agora que ficou claro como cada um dos tipos funciona, você deve estar lendo esse conteúdo e querendo saber qual deve escolher para seu negócio, certo? Vamos falar disso a seguir.
Post pago ou orgânico qual é o melhor para sua empresa?
Quando se trata de comunicação, não existe uma única resposta, por isso, a melhor solução que podemos dar é – depende. O que você planeja para o seu negócio? Qual a urgência da sua necessidade?
Essas duas perguntas são importantes pois cada um dos tipos de post gera resultados em tempos diferentes. Primeiro entenda o que você quer, e apenas depois foque em estratégia para redes sociais.
Geralmente, no momento de escolher um dos tipos de postagens, várias pessoas olham apenas o custo e o resultado final. Esse é um erro comum. O ideal é avaliar a estratégia e os processos como um todo.
Postar de forma orgânica é recomendado para empresas que buscam resultados de longo prazo, para negócios que querem construir algo que trará benefícios no futuro, como autoridade, fidelidade, confiança, entre outros valores.
É possível dizer que esse tipo de estratégia serve para criar “capital digital”, materiais que são úteis para clientes atuais e futuros; dessa forma, a empresa ganha credibilidade na rede social. Imagine que as postagens do perfil da sua empresa podem ser úteis para alguém.
Segundo o Digital 2022: July Global Statshot Report, feito pela empresa Data Reportal, que oferece diversos relatórios, mostrou que 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informação sobre marcas e produtos.
A criação de conteúdo orgânico é uma forma de marcar território e ocupar o mesmo espaço que seus concorrentes que atendem ao seu público.
A outra opção é o post pago, que de maneira oposta, entrega resultados a curto prazo, pois faz com que um conteúdo direcionado fure a bolha dos seguidores do perfil, e baseado em configurações, leva a postagem para mais pessoas.
Parece animador, não é mesmo? A grande questão com o impulsionamento de publicação é que apesar da obtenção dos primeiros resultados em menor tempo, isso está condicionado ao valor investido, ou seja, dependendo das suas expectativas o valor pode ser muito alto.
Sabendo das diferenças citadas entre os dois modelos, cada uma serve para um objetivo diferente. Estratégias de lançamento de marca podem se beneficiar com impulsionamento, enquanto o orgânico é o caminho para quem já tem espaço no mercado, mas quer expandir.
Post orgânico em redes sociais e pago são concorrentes?
A resposta para essa pergunta é não. Existem empresas que optam pelas duas estratégias de comunicação, fazendo com que o pagamento atraia novos clientes, enquanto o orgânico faz com que se tornem seguidores/consumidores.
Essa estratégia permite que a empresa trabalhe o curto e longo prazo, abrangendo um público maior, buscando chegar a mais pessoas, enquanto cuida dos que já são fiéis, pois parte do sucesso de gestão de uma pessoa é manter a recorrência.
Ao invés de pensar nesses dois tipos de conteúdo como concorrentes, mude de ideia e avalie como caminhos distintos para objetivos em prazos diferentes.
Colher resultados rápidos pode parecer o melhor caminho, mas qualquer estratégia deve ser pensando no longo prazo, por isso, aposte em conteúdo de valor.
Seja com post pago ou orgânico, o foco é o mesmo, o conteúdo
A produção de conteúdo de qualidade deve ser sempre o foco de qualquer estratégia de comunicação nas redes sociais. Mesmo assim, algumas empresas focam apenas em impulsionar publicações esperando algum retorno rápido.
A grande verdade é que o impulsionamento não melhora conteúdo que não entrega valor para o consumidor, já que no fim do dia é isso que ela espera.
Por isso, a criação de postagem orgânica deve ser priorizada, pois é nesta etapa que a peça que vai para o ar surge; seja para receber investimento financeiro ou não, a criatividade e entendimento de como se comunicar não deixam de ser fundamentais.
Quando o crescimento é escalável e pode ser medido, a chance de o avanço ser interrompido por problemas financeiros é zero, por isso que postagens orgânicas são valiosas para empresas que buscam criar presença digital.
As estratégias podem ser combinadas, o conteúdo que performa bem no feed pode ser impulsionado para ganhar mais visibilidade na plataforma.
Para te convencer a criar sua estratégia de postagens em redes sociais hoje, uma pesquisa da startup de marketing RD Station, que ouviu 297 profissionais de marketing, mostrou que 90% consideram o Instagram a rede social mais relevante.
Apenas com essa informação é possível perceber que os canais de comunicação digital são imprescindíveis para atrair o público certo para a sua empresa, usando conteúdo orgânico. Não é de hoje que as marcas perceberam que é necessário estar onde o público está. Com o número de usuários que só cresce, as empresas migraram para esses espaços, onde acessam um canal de comunicação único com as pessoas certas.
Agora que você entendeu mais sobre as diferenças dos tipos de post e busca se relacionar a longo prazo com seus clientes, investindo em crescimento orgânico e escalável, entre em contato conosco através da Queissada Comunicação. Somos uma agência de comunicação full service, que está presente em dois países, Brasil e Espanha. Então, onde você quiser, venha tomar um cafezinho conosco para conversarmos sobre os seus planos. Esperamos seu contato e, falando em redes sociais, conheça nossos canais!