fbpx

5 motivos para contratar uma assessoria de imprensa para sua franquia em 2021

Os assessores conquistam espaços de posicionamento para a marca na imprensa e isso facilita a aquisição do selo azul no instagram

Muitos empresários ou pessoas que tem uma imagem pública, chegam às assessorias de imprensa e não sabem o que realmente elas fazem. O trabalho destes profissionais de comunicação vai muito além do que manter o contato com os jornalistas. São eles que inserem a marca de uma forma natural na sociedade e na imprensa mostrando a importância da empresa, seus valores e missões. Em março de 2020, uma pesquisa pela Kantar (empresa internacional de análises em pesquisas de opinião), indicou que as pessoas querem ver suas marcas posicionadas da melhor forma possível. E, os critérios que estão em ênfase são: o conjunto de Governança Ambiental, Social e Corporativa, ou em inglês ESGs. É mais que adequado, as ações serem reverberadas à sociedade de uma forma não publicitária, e é aí que entra o papel da assessoria de imprensa. 

Em uma rede de franquias, o empreendedor adquire um modelo de negócio que já foi testado e a partir daí busca clientes. Já a franqueadora tem o objetivo de captar novos franqueados e fazer a manutenção dos já franqueados. “A assessoria já consegue um retorno para uma empresa tanto em desenvolvimento de uma marca como em leads em até 2 meses. Para que isso aconteça é importante os tomadores de decisão da empresa optarem por agências de Relações Públicas que tenham jornalistas e RPs experientes, um bom mailing construído com jornalistas especializados, e uma boa equipe de conteúdo para a produção dos releases e pautas”, explica  Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação.

A CEO e especialista em Relações Públicas há 8 anos, ainda explica que: “A escolha da agência de RP é muito importante porque os próprios jornalistas buscam as agências para determinado tipo de matéria, ou seja optar por uma agência que tenha uma equipe que atenda o seu segmento fará com que a sua marca se mostre ainda mais na imprensa”. Juliana Queissada tem agência na Zona Norte de São Paulo, há 3 anos e meio, e é especializada em educação, viagens/ intercâmbio, saúde, esportes, varejo e franquias. Entre as franquias que a agência atende estão o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) e a Minds English School.

“As franquias configuram um modelo de negócios mais robusto, são muitos franqueados espalhados pelo Brasil. E, quanto mais atingimos o regional, mais pessoas ali conhecem o produto e/ou serviço. E se interessam pelo produto/serviço e/ou para aquisição de franquias”, explica Verônica Andrade, Assessora de Imprensa e jornalista do time da Queissada Comunicação. 

Pensando no cenário de Franquias em 2021, Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação, elaborou 5 dicas do porquê uma franqueadora deve ter uma assessoria de imprensa:

  1. Credibilidade e Reputação

Ao longo do processo de desenvolvimento da marca no mercado, é imprescindível que esta tenha uma credibilidade e reputação na sociedade. A assessoria, por meio do contato com jornalistas, consegue inserir a marca em matérias não pagas e sem publicidade. São conteúdos e pautas criativas, os releases.  São, em sua maioria, a prestação de serviços da empresa à sociedade ou algo que crie nas pessoas uma identificação. 

  1. Expansão

As franquias são redes que se espalham pelo território nacional, e por isso com uma assessoria de imprensa o contato com a mídia local se dá de forma mais espontânea e linear. Através dela os veículos regionais conhecem e propagam a marca, e os leads são gerados para essa frente de expansão da franqueadora.

  1. Melhorar estratégias de ação

Uma assessoria de imprensa tem um relacionamento 360ª com a franqueadora, dialogando com a equipe de expansão, marketing, coordenação, etc. E, por isso, consegue formular estratégias de como a empresa pode ser respaldada na imprensa. Além disso, evita crises de imagem e quando estas acontecem, trazem as melhores atitudes para que a empresa se preserve. A Queissada Comunicação tem uma frente especializada em Gestão de Crise.

  1. Relacionamento e media training

O bom relacionamento com a sociedade é o que faz uma marca ser reconhecida positivamente. E, a assessoria de imprensa contribui para manter este reconhecimento através das suas ações. Auxiliam em entrevistas e ajudam os CEO’s, diretores e franqueados a manterem um discurso único para a mídia.Treinamos os CEO’s e demais diretores (Media Training).

  1. Comunicação assertiva e identificação com público

A assessoria faz com que a marca seja propagada de uma forma natural e que permanece no imaginário das pessoas. As ações são direcionadas aos públicos alvos, e chegam de uma forma menos publicitária e com maior valor em dados do que em um anúncio publicitário. Hoje as pessoas consomem informações, e quando sua empresa é sinônimo não apenas de vendas mas de especialistas, as pessoas sentem confiança e espontaneamente buscam pela marca. É possível acompanhar os resultados por meio da valoração de cada notícia, diariamente fazemos esse envio.

Post Relacionados

O que tirar de bom nesta quarentena com o uso da tecnologia

É possível manter a saúde mental e física mesmo em tempos de isolamento social Devido…

Cicloturismo: é possível combiná-lo com viagens para o exterior?

Modalidade turistica ganhou mais adeptos com as medidas de restrição e o êxodo urbano Viajar…

Pets, companheiros de quatro patas: IG divulga live que aborda a importância de cuidar bem dos animais de estimação

A pandemia teve efeitos positivos e negativos em relação aos animais e seus donos. A…

Minas é logo ali!

Estado é o único entre os dez melhores da premiação Traveller Review Awards Foto: Ricardo…

5 motivos para contratar uma assessoria de imprensa para sua franquia em 2021

Os assessores conquistam espaços de posicionamento para a marca na imprensa e isso facilita a…

Eu quero ser jornalista: perfil de uma mogiana que enfrentou o mundo pelas suas causas

As oportunidades aparecem quando há alguém que acredita no nosso potencial (Verônica Andrade, colaboradora da…

Turismo 2021: Como serão as viagens no novo normal?

Setor sofrerá mudanças tanto nos prestadores de serviços, quanto no comportamento dos viajantes Por Monique…

5 destinos turísticos preparados para deficientes visuais

Dia 13 de Dezembro é comemorado dia Nacional do Deficiente Visual  Artigo assinado por Juliana…

Turista: conheça os 4 melhores países do mundo para ciclistas

No dia 19 de Agosto é o dia nacional dos ciclistas e o transporte individual…

De auxiliar de professora a dona da própria agência de comunicação digital full service e RP

Juliana Queissada começou a trabalhar com 12 anos em uma escola e percebeu ali  o…

Queissada Comunicação conquista contas do Cinema Presente e de Advogada que luta pelo direito das mulheres

Outubro reforçou as causas sociais da agência (Projeto Cinema Presente na Praça (RJ) Foto: Divulgação)…

5 motivos para ter uma assessoria de imprensa na pandemia

Os brasileiros decidem pela compra pelos resultados orgânicos na busca do Google, ou seja, posts…

Ivan Castaldi

Cliente: Esporte Clube Pinheiros Ivan Castaldi Ler Mais

Maura Leão

Cliente: Belta Atividades: Colunista da Revista e portal Turismo em Pauta Ler Mais

Coronavírus: Clubes de SP se colocam à disposição do governo, mas aguardam contato

Cliente: Esporte Clube Pinheiros Coronavírus: Clubes de SP se colocam à disposição do governo, mas…